[Best Books of 2015] Goodreads Choice Awards!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

E os melhores livros do ano são ... 
Todo ano, como de costume, o Goodreads - rede social utilizada por leitores e autores - realiza a premiação de melhores livros publicados no ano, de diversos gêneros. Com 3,007,748 de votos contabilizados, a votação - que é sempre aberta ao público - foi encerrada. 
A seguir alguns dos vencedores, indicados entre as diversas categorias.



MELHOR FICÇÃO
(Confira todos os indicados: BEST FICTION)
Go Set a Watchman | Vá e Coloque um Vigia
Sinopse: Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, a heroína inesquecível de O sol é para todos, está de volta à sua pequena cidade natal, Maycomb, no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Vinte anos se passaram. Estamos em meados dos anos 1950, no começo dos debates sobre segregação, e os Estados Unidos estão divididos em torno de questões raciais. Confrontada com a comunidade que a criou, mas da qual estava afastada desde sua mudança para Nova York, Jean Louise passa a ver sua família e amigos sob nova perspectiva e se espanta com inconsistências referentes à ética e a pensamentos nos âmbitos político, social e familiar.Vá, coloque um vigia é o segundo romance de Harper Lee, mas foi escrito antes do mítico O sol é para todos, que recebeu o Prêmio Pulitzer em 1961. Este livro inédito marca o retorno, após 65 anos de silêncio, de uma das maiores escritoras americanas do século XX.

Este é o segundo romance de Harper Lee, que bateu recorde de número de exemplares vendidos em um só dia superando O símbolo perdido, de Dan Brown.
MELHOR MISTÉRIO & THRILLER 
(Confira todos os indicados: BEST MYSTERY & THRILLER)
The Girl on the Train |  A Garota no Trem

Sinopse: Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, o thriller psicológico The Girl on the train, de Paula Hawkins, surpreendeu até mesmo seus editores e a própria autora, nascida e criada no Zimbábue, que vive em Londres desde os 17 anos: em menos de um mês, o livro – que vem sendo comparado pela crítica a uma mistura de Garota exemplar e Janela indiscreta – ultrapassou a impressionante marca de 500 mil exemplares vendidos e alcançou o primeiro lugar nas listas de mais vendidos em todos os países em que foi publicado (Reino Unido, Irlanda, EUA e Canadá) desde seu lançamento em janeiro. A trama, que gira em torno do desaparecimento de uma jovem mulher, com três narradoras femininas duvidosas, conquistou fãs como o mestre do mistério Stephen King, que publicou em sua conta do Twitter que o “excelente suspense” o manteve acordado a noite inteira: “a narradora alcoólatra é mortalmente perfeita”. 

O livro segue uma linha de recentes sucessos literários de uma nova geração de autoras que vem redefinindo as convenções do gênero policial, com personagens femininos complexos que fogem do estereótipo de vítimas ou megeras, e tramas que criam suspense a partir de evoluções psicológicas sutis e dinâmicas ardilosas do casamento e relacionamentos. A Garota No Trem possui os direitos vendidos para 37 países e uma adaptação para o cinema em andamento pela Dreamworks.


MELHOR FICÇÃO HISTÓRICA 
(Confira todos os indicados: BEST HISTORICAL FICTION)
The Nightingale | O Rouxinol
Goodreads | Skoob

Sinopse: “Neste épico passado na França da Segunda Guerra, duas irmãs se afastam por discordarem sobre a ameaça de ocupação nazista. Com temperamentos e princípios divergentes, cada uma delas precisa encontrar o próprio caminho e enfrentar questões morais e escolhas de vida ou morte.” - Christina Baker Kline, autora de O trem dos órfãos França, 1939: No pequeno vilarejo de Carriveau, Vianne Mauriac se despede do marido, que ruma para o fronte. Ela não acredita que os nazistas invadirão o país, mas logo chegam hordas de soldados em marcha, caravanas de caminhões e tanques, aviões que escurecem os céus e despejam bombas sobre inocentes. Quando o país é tomado, um oficial das tropas de Hitler requisita a casa de Vianne, e ela e a filha são forçadas a conviver com o inimigo ou perder tudo. De repente, todos os seus movimentos passam a ser vigiados e Vianne é obrigada a fazer escolhas impossíveis, uma após a outra, e colaborar com os invasores para manter sua família viva. Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que leva a vida com o furor e a paixão típicos da juventude. Enquanto milhares de parisienses fogem dos terrores da guerra, ela se apaixona por um guerrilheiro e decide se juntar à Resistência, arriscando a vida para salvar os outros e libertar seu país.


22609310
MELHOR ROMANCE 
(Confira os indicados: BEST ROMANCE)
Confess 
Goodreads | (Ainda não publicado no Brasil)

Sinopse:  Auburn Reed tem sua vida estraçalhada. Seus objetivos são altos, e não há lugar para erros. Mas quando ela entra no Dallas Art Studio em busca de emprego, ela não esperava se ver em uma profunda atração com o enigmático artista que trabalha lá, Owen Gentry.

Pela primeira vez, Auburn assume o risco e coloca seu coração no controle, apenas para descobrir que Owen está mantendo um segredo maior por vir. A magnitude de seu passado ameaça destruir tudo de importante para Auburn, e o único jeito de conseguir sua vida de volta é cortando Owen dela.

A última coisa que Owen quer é perder Auburn, mas ele não consegue parecer convincente que a verdade às vezes é tão subjetiva quanto a arte. Tudo que ele precisa para salvar sua relação é confessar. Mas neste caso, a confissão pode ser muito mais destrutiva que o atual pecado…


MELHOR FICÇÃO CIENTÍFICA
(Confira todos os indicados: BEST SCIENCE FICTION)
Golden Son (Red Rising #2) | Filho Dourado
Goodreads | Skoob


Sinopse: A esperada sequência de Fúria Vermelha põe novos adversários e desafios terríveis no caminho de Darrow. Dois anos após a conclusão do Instituto, o jovem descobrirá que se infiltrar na elite da sociedade e destruí-la por dentro será mais difícil do que parece. Sua primeira vitória atraiu novos inimigos que usam a intriga e a política em vez das armas. E ele terá que aprender a combatê-los.

Filho Dourado figurou na lista de mais vendidos do New York Times e colocou Pierce Brown entre os jovens autores promissores de ficção científica da atualidade. A mistura de crítica social, ação, distopia e cultura pop que conquistou os leitores em Fúria Vermelha vai além no segundo volume. Novos personagens entram em cena, as disputas chegam a novos pontos do sistema solar. O autor criou uma trama emocionante e cheia de reviravoltas que prendem o leitor até a última página.
Pierce Brown criou um universo fascinante que mistura viagens espaciais, colônias interplanetárias e alta tecnologia com a mitologia grega. O primeiro livro da trilogia, Fúria Vermelha, será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.



MELHOR AUTOR ESTREANTE
(Confira os indicados: BEST DEBUT GOODREADS AUTHOR)
Red Queen | A Rainha Vermelha
Goodreads | Skoob

Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?

Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.


MELHOR FICÇÃO JOVEM ADULTO 
(Confira os indicados: BEST YOUNG ADULT FICTION)
All the Bright Places | Por Lugares Incríveis 

Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


18006496MELHOR FANTASIA E FICÇÃO CIENTÍFICA JOVEM ADULTO 
(Confira os indicados: BEST YOUNG ADULT FANTASY & SCIENCE FICTION )
Queen of Shadows (Throne of Glass #4) 
Goodreads | Lançamento em breve

(A Sinopse pode conter spoilers dos volumes anteriores, leia por sua conta e risco :D)

Sinopse: Todas as pessoas que Celaena Sardothien ama tem sido tiradas dela. Mas ela finalmente retornou para império por vingança, para salvar o que uma vez foi o seu glorioso reino e para enfrentar as sombras de seu passado...

Ela abraçou a sua identidade como Aelin Galathynius, Rainha de Terrasen. Mas antes que ela possa assumir o trono, ela precisa lutar.Ela irá lutar por seu primo, um guerreiro que está preparado para morrer só para vê-la novamente. Ela irá lutar por seu amigo, um jovem preso em uma prisão indescritível. E ela irá lutar por seu povo, subjugados a um rei brutal e que esperam o retorno triunfante de sua rainha perdida. 

A jornada épica de Celaena tem conquistado os corações e as imaginações de milhões de pessoas por todo o mundo. Este quarto volume irá prender os leitores a medida que a história de Celaena se eleva a um apaixonado e angustiante crescendo do qual poderá abalar o seu mundo.


MELHOR INFANTO JUVENIL

(Confira os indicados: BEST MIDDLE GRADE & CHILDREN'S)

The Sword of Summer | Magnus Chase e os Deuses de Asgard (A Espada do Verão)

Sinopse: A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, usando de muito jogo de cintura para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph – um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.

As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve empreender uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos.
Quando um ataque de gigantes do fogo o força a escolher entre a própria segurança e a vida de centenas de inocentes, Magnus toma uma decisão fatal.
Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
Com personagens já conhecidos do público, como Annabeth Chase, prima de Magnus, e deuses como Thor e Loki, Rick nos apresenta mais uma aventura surpreendente, repleta de ação e humor.


Esses foram alguns dos livros vencedores de suas respectivas categorias. Você pode conferir mais categorias como: melhor comédia, melhor terror, melhor não-ficção entre outras no Goodreads - Best Books - 2015
Algumas das categorias foi realmente difícil escolher em qual votar. Em: BEST YOUNG ADULT FANTASY & SCIENCE FICTION entre os nomeados, tínhamos A Herdeira (Kiera Cass),  Uma Chama Entre as Cinzas (Sabba Tahir - Mais novo lançamento da Galera Record), Six of Crows (Leigh Bardugo), Corte de Espinhos e Rosas (também da Sarah J. Mass vencedora da categoria). Em BEST ROMANCE entre os nomeados, tínhamos Sylvia Day, E. L. James (livro Grey), J.R. Ward (Irmandade da Adaga Negra), Am Harmon (com o livro - The Law of Moses - autora de Beleza Perdida), Jaime McGuire (livro Bela Redenção), S.C. Sthepens ( Thoughtful - livro 1.5 da saga Rockstar). Enfim, foram muitos livros excelentes indicados. Se você votou (ou não) , concorda os livros escolhidos como os melhores?



13 comentários :

  1. Oi Mih, tudo bem? Fiquei muito feliz que a Colleen tenha vencido em melhor romance e os demais livros vencedores eu não li, para julgar se foram ou não merecedores do prêmio. Entrei no Goodreads esse ano e amo a rede social, mas não participei da votação. Quem sabe ano que vem? hahaha Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mih, eu também participei da votação e posso dizer que em muitas categorias foi realmente muito difícil escolher somente um. Adorei os livros vencedores, apesar de grande parte eu ainda não ter lido, mas como teve uma grande repercussão e excelentes comentários, acredito ter merecido os títulos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor tudo bem? Achei seu blog pelo seu antigo blog de Goodies, o Portal Encantado. Estava ajeitando o meu blog de goodies, que está inativo, mas tão bagunçado que me deu pena. Achei seu link nas afiliações. Velhos tempos haah'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, que legal que você ainda visita o Portal. A Nik que tomava conta das coisinhas por lá, mas resolveu deixar aberto pra quem ainda quisesse utilizar o conteúdos dos posts. Quem sabe ela volta a dar uma atualizada no Portal futuramente. Mas, que bom que encontrou o Paradise! Precisando de qualquer coisa, estamos aqui. :)

      Excluir
  4. Não votei, mas depois desse post tive que dar uma passada no site pra ver quais concorriam e vi muitos livros bons. Vi livros que não foram lançados aqui no Brasil ainda e que estou doida para ler. Fiquei feliz de ter reconhecido muitos livros das listas e que os ganhadores (alguns) seriam minha opção de voto.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que O sol é para todos tinha continuação!!
    Estou doida para ler A Garota no Trem, não vejo a hora, adoro esse tipo de livro são MUITO bons!
    Collen sempre arrasando com seus livros <3
    TIO RICK GANHOU <3<3

    ResponderExcluir
  6. Eu não votei, mas adorei ver A Rainha Vermelha e Por Lugares Incríveis entre os ganhadores. Com certeza o prêmio é mais do que merecido!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro A Rainha vermelha da dando o que falar, tenho o livro mas ainda não li.
    Um que foi vencedor super merecido é com certeza Por Lugares Incriveis, pois é um livro lindo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Muito legal essa votação ainda mais sendo o leitor que escolhe, de todos os livro só li A Rainha vermelha que adorei é concordo com a premiação e a serie da Sarah J. Maas que foi uma das melhores series que li esse ano!!

    ResponderExcluir
  9. A rainha vetmelha e por lugares incríveis já estou doida pra ler e agora que vi que ganhou como melhores livros estou mais ainda!! Só me falta o dinheiro pra comprar rs

    ResponderExcluir
  10. Alguns dos quais eu votei venceram como foi o caso de A Espado do Verão, teve algumas categorias que eu simplesmente não sabia em quem votar porque tinha alguns que eu já tinha lido e outros que queria muito ler!!
    O Skoob bem que poderia fazer um desses também né? com os livros lançados aqui?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  11. Votei no livro da Colleen para que pudesse ser publicado no Brasil, e assim espero seja feio, agora nenhum dos outros livros vencedores eu ainda não li, mas pretendo ler a rainha vermelha esse ano ainda.

    ResponderExcluir
  12. Hi every one, here every one is sharing these knowledge, thus it's nice to read this web site, and I used to visit this blog all the time. all of craigslist

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.