Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

domingo, 18 de outubro de 2015


Título: A Playlist de Hayden
Autor(a): Michelle Falkoff
Classificação: 3.9 (Skoob)
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Gênero: Drama; Jovem adulto; Romance

Hey! ♫♫
Sempre que fico sabendo que algum livro aborda o tema suicídio eu já fico querendo ler. E com a Playlist de Hayden não foi diferente.
Sam perdeu seu amigo e não consegue entender o que levou Hayden a cometer suicídio. A Playlist que seu amigo deixou não para de tocar em seu iPod e ele vai escutando essas músicas tentando achar alguma resposta.

Sentir raiva só iniciava o ciclo, um ciclo que já se tornava familiar. Ficar com raiva. Culpar Hayden. Sentir culpa. Ficar com saudade do meu amigo. Sentir raiva de novo. Porque eu não podia ser alguém normal e simplesmente me sentir triste como as outras pessoas?
Hayden e Sam eram melhores amigos, sempre juntos na escola, na livraria, nos jogos online e sofriam bullying juntos também. Eles eram os Dork da escola. Hayden escolheu deixar essa vida e assim deixou também Sam sozinho. Sua única companheira é a Playlist que seu amigo lhe deixou junto de um bilhete que dizia:


Sam escutou e escutou as músicas e ele não entendeu nada. Acompanhar esse garoto a seguir a vida depois da perda de seu amigo foi bem interessante. Pra mim durante a leitura foi algo como "Olha tem um mundo a minha volta", eles eram bem fechados. Ele conseguiu fazer algumas amizades e começou a descobrir que Hayden tinha alguns segredos.

Hayden nunca gostou de ir a festas e justo na noite de seu suicídio praticamente obrigou Sam a ir com ele em uma, mas lá as coisas não saíram como planejado e os dois tiveram uma discussão e cada um foi para sua casa. Na manhã do dia seguinte Sam já não tinha como tentar resolver as coisas com seu amigo, ele tinha decidido se matar. Com esse sentimento de culpa, Sam vai escutando as músicas e tentando encaixar algumas peças nesse quebra cabeça que foi a festa que eles tinham ido. Esse é o grande mistério do livro, descobrir o que aconteceu naquela noite.
Eu tinha escutado aquelas músicas sem parar nos últimos dias, tentando descobrir o que ele quis dizer com aquilo. Ouça. Você vai entender. O que eu deveria entender? Ele se matou e me deixou aqui sozinho...
Conhecia poucas músicas da playlist do Hayden e não consegui me envolver muito com o livro. Sam o protagonista não me conquistou. Eu que adoro livros Nerds e com suicídio, mas não consegui ser cativada por essa narrativa. A leitura do livro foi rápida e sem muita enrolação. Mas realmente não funcionou para mim. Alguns acontecimentos no final foram muito rápidos e descobrir os motivos que levaram Hayden a se matar não me impactou.

O livro é narrado em primeira pessoa por Sam, temos alguns flashback do passado dos garotos e também  da bendita festa. Acho que se você tem interesse na leitura deve fazê-la, quem sabe não goste mais do que eu.

Fiz a leitura desse livro participando do "Projeto: Tá na estante, não leu? Seu amigo escolheu." Criado pela Ju do blog Literata. Fui indicada pela Adriana do Blog Meu Passatempo Blá, Blá, Blá.
Amiga você não tem o dedo podre. ♡♡♡

Beijos.

18 comentários :

  1. Paula, eu tenho enorme curiosidade em A Palylist de Hayden por dois motivos principais, sendo eles a passagem de músicas durante a narrativa e o suicídio. É, verdadeiramente, uma pena que você não tenha se encantado com o protagonista, Sam. Estou tentando, ainda, dar uma chance à leitura, mas fiquei com um pé atrás após a resenha, mesmo com os mistérios que rondam esta festa única. Estou indeciso sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula,
    Tenho grande vontade em ler "A Playlist de Hayden", acho que é pelo mistério e pelo suicídio (engraçado mais ainda porque não são meu estilo preferido de leitura).
    Ótima resenha!

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!
    Pena não ter curtido tanto a leitura... Mas sua resenha aumentou minha curiosidade a respeito do livro, que já me chama a atenção há tempos pelo título e pela capa.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula
    Desde que li Os 13 Porquês, livros com suicídio me chamam atenção.
    Quando li o livro, também não consegui simpatizar com Sam mas, simpatizei com Hayden.
    E me envolvi mais na leitura porque conhecia boa parte das músicas
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula,
    Eu ensaio para ler este livro tem um tempo, mas ainda não tenho coragem. Tenho medo de me envolver demais no enredo e me fazer ficar ligada demais a trama.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como assim menina você gosta de livros com suicídios ? tomara que seja só nos livros kkk brinks tá. Eu vi muita gente falando bem desse livro e acho que fiquei meio chocada por não ter se dado tão bem com ele, talvez não fosse o momento certo para lê-lo kk Bem posso dizer que não sinto uma atração muito grande por esse livro mas me arriscaria a lê-lo, quem sabe eu não me dava bem com a história.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho curiosidade em ler esse livro, pois também curto livros em que a história envolva suicídio e como já li Os 13 Porquês e Garotas de Vidros, que são livros desse estilo e adorei, acredito que posso gostar de A Playlist de Hayden.
    Sua resenha está muito boa, que pena que a história do livro não conseguiu te cativar, eu espero gostar do livro e não me frustrar com a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Gosto muito de livros com playlist. O ultimo que li me deixou completamente apaixonada pelas músicas e confesso que sou muito curiosa sobre esse livro, não só pela playlist mas principalmente por falar de temas tão fortes como suicídio e bullying. Espero gostar muito.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito bacana, eu já li livro com esse tema e achei bem interessante, uma pena o livro nao ter te conquista, mas sei como é essa sensação de o livro nao ser ruim, mas nao te conquistar... rsrs
    Mas eu já coloquei o livro em minhas lista e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. Paula, uma pena que o livro escolhido no projeto pela Adriana não tenha te agradado. Sempre tive curiosidade de ler este livro por ter esse diferencial, que é a playlist. Gostei de ler sua resenha, e saber um pouco mais desta história envolvendo temas tão fortes na vida desses amigos.
    Quero dar uma chance para essa leitura e espero ser cativada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Detesto livro com o tema pesado como suicídio, e por isso esse livro não me interessou, achei interessante pelo nome, achava que o tema seria outro, mas por isso não vou ler

    ResponderExcluir
  12. Como alguém que teve uma pessoa amiga da família que cometeu suicídio sei bem como é esse sentimento de impotência, as perguntas que surgi "Eu poderia ter feito alguma coisa?" ou "Por que eu não percebi o que tava acontecendo?" estão sempre presentes na mente... esse sentimento de culpa que o Sam sente é muito difícil de ser superado e entendo essa busca dele para descobrir o motivo do suicídio do Hayden, pena que o livro foi uma decepção para você, se algum dia eu decidir ler esse livro com certeza não irei iniciar a leitura com grandes expectativas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula, somos duas, também não consegui me envolver com o enredo, achei que ficou faltando emoção. Esperava mais do livro. Uma pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da capa do livro, mas a história em si não me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula,estou muito curiosa pra ler esse livro.Ele está em um dos primeiros lugares na minha listinha de desejados . Espero gostar da história,vi que não te agradou,mas quando cismo com um livro enquanto eu não ler e tirar minhas conclusões não consigo largar de lado .

    ResponderExcluir
  16. Desde o lançamento que eu to interessada no livro A Playlist de Hayden da Michelle Falkoff.
    Acho que nunca li nada com esse tema de suicidio e me interessei para saber os rumos da trama.
    Uma pena que o protagonista não te conquistou, odeio qdo eu nao me sinto "amiga" dos personagens, hehe... Eu ja tenho um monte de teorias do que levou Hayden a se matar, mas se nao te impressionou, aposto que um motivo super nada a ver, aiai.
    Eu nao consigo ler ouvindo musica, mas a ideia da playlist é legal, so nao sei se vou me envolver tanto assim. Bom, ainda vou ler esse livro, que claro que ja tenho, hahaa...
    Beijos

    https://fuxixiu.wordpress.com/
    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a autora.Parece ser um livro bem triste, por causa do tema, mas acho que nessa playlist só vai ter música deprê, acho difícil as músicas terem a resposta, mas fiquei curiosa com a proposta do livro.

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente saíram vários livros com essa temática e ainda não li nenhum deles, embora alguns estejam na minha lista. É uma pena que não tenha te agradado tanto assim e nem tenha te impactado, já que essa provavelmente deveria ser uma consequência da leitura. Pretendo ler, mas não por enquanto. Beijos!

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.