Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown

domingo, 30 de agosto de 2015


Título: A Lista Negra
Autor (a): Jennifer Brown
Classificação: 4.4 (Skoob)
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Gênero: Jovem Adulto

Oi, oi!
No mês de Agosto o tema do Desafio I Dare You é livros polêmicos e a minha escolha foi A lista negra. O livro aborda o bullying.
Depois de um dos alunos do Colégio Gavin entrar na cantina e atirar em vários pessoas a vida desses jovens não será mais a mesma. A polícia encontra o caderno de Valerie e nele está o nome de vários estudantes que foram vítimas desse dia fatídico.

Nick Levil é o garoto que em uma manhã conturbada resolveu atirar nas pessoas que praticavam bullying contra ele e sua namorada. Valerie Leftman namorava o garoto a algum tempo e não imaginava que na manhã de 02 de maio de 2008 conheceria um outro lado dele. Ambos tinham uma vida familiar conturbada. Nick morava com sua mãe e seu padrasto, e na casa de Valerie seus pais viviam em constantes brigas. Um era o refugio do outro.

Na escola Val tinha o apelido de "Irmã da morte" e todos gostavam de implicar com ela. Para Nick as coisas não eram muito diferentes que para sua garota. Num dia Valerie começou a rabiscar em seu caderno alguns nomes e compartilhar com Nick, eles queriam que aquelas pessoas que lhes faziam se sentir tão mal pagassem por isso, mas existe um abismo muito grande entre querer que sofram e realmente lhes causar sofrimento.
-Tudo bem se alguém deixar você vencer de vez em quando - disse ele, ficando sério de repente. - Não precisamos ser sempre perdedores, Valerie. Eles podem querer que a gente se sinta assim, mas nós não somos perdedores. Às vezes também ganhamos.
Valerie não fazia ideia de que Nick iria atirar naquelas pessoas que estavam em sua lista e quando tudo ficou claro para ela a garota entrou em sua frente e acabou sendo baleada também. Algumas pessoas a veem como culpada pois ela escreveu aqueles nomes no caderno e algumas a veem como heroína pois ela entrou na frente de Nick para parar com os tiros. Agora imagina para ela depois de tudo isso voltar para o Colégio Gavin para terminar o ensino médio.


O livro tem três pontos de narração intercalados: 1) Temos a narração dos acontecimentos do dia 02 de maio, dia do tiroteio. 2) Valerie no presente tentando voltar a sua vida. 3) Passado com ela e Nick namorando. A leitura não foi muito dinâmica para mim, mas o livro não foi chato ou entediante em nenhum momento. As narrações vão nos mostrando quem realmente é culpado na história. Me fez refletir como no final todos somos culpados. Toda ação tem sua reação e assim a vida segue. Nunca vamos saber como nossas ações vão afetar as outras pessoas.
De certa forma, Nick estava certo:às vezes, todos temos que ser vencedores. Mas o que ele não entendeu foi que todos temos também de ser perdedores. Porque não consegue uma coisa sem a outra.
Um livro que deveria ser lido por todos os jovens e adultos. A leitura não foi bem o que eu esperava, mas foi uma leitura muito válida. O livro fala muito a respeito do perdão, sempre pensamos que temos que perdoar os outros e as vezes o mais difícil é perdoamos a nos mesmo. Se alguém já leu me conta o que achou.

Vou deixar algumas quotes aqui;
- Eles esperam isso de mim.
- E daí? Quem liga para o que eles esperam? O que  você espera de você? É isso que importa.
- Um é meu número favorito - sorriu Bea. - Em inglês, a palavra "um" tem o mesmo som do do passado de "vencer" e podemos todos dizer no final do dia que vencemos de novo, não podemos? Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória. 
- O tempo nunca acaba - sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela. - Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. Claro que há.

20 comentários :

  1. Gente, que isso! Nossa me impressionei ao longo da sua resenha, primeiro porque pensei que esse fosse um livro meio bobinho! (A capa me lembra os livros da keri smith). Só tinha visto assim "por alto" nunca parei e li um review, nem sabia do que se tratava. Apenas preciso ler urgente, gostei do clima tenso, "bullying" (não li nenhum livro sobre bullying, mas acho um tema muito interessante)

    ResponderExcluir
  2. Gente e eu achando que esse livro era um livro super besta e to chocada aqui com o que li na resenha, tenho que dizer que a sua resenha foi muito bem escrita e fiquei louca pra ler esse livro ate porque com um tema polêmica desse o livro deve com certeza se lodo por min, gosto de livros com tema diferentes. Vou colocar esse livro na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Gosto muito de livros que falam sobre o bullying, é um tema que ainda hoje não é discutido como deveria e vive sendo banalizado, como se as ações das pessoas não machucasse as outras. Também concordo que todos são culpados nesse crime que ele cometeu, até porque poderia ser o contrário como muitas vezes acontece. Eu leria sim esse livro, gosto muito desse tema.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro ta no topo da minha lista de leitura
    Estou numa vibe de ler livros com temas polêmicos.
    Por causa dessa história de lista, eu achei parecido com Os 13 Porquês (se trata de bullying e suicídio)
    Beijos
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que resenha! Impressionada com tudo aqui. Confesso que a princípio achei que fosse um livro estilo adolescente bem chatinho mas terminei a resenha com muita vontade de ler essa história. Amei os fragmentos extraídos e amo livros com mensagens profundas. Entrando pra wish list em 3...2...1.

    ResponderExcluir
  6. Lidar com o bullying já é bastante difícil e depois do acontecido sem dúvida a vida de Valerie ficou ainda mais complicada...
    Amei os quotes no final da resenha, tão sábios e tão verdadeiros! Não tenho dúvida que o livro seja uma leitura emocionante, gosto de livros que no fim de sua leitura nos deixe refletindo sobre a vida.
    Valeu pela dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Saudações Lady Paula,
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada. Minha mãe é bibliotecária e pedagoga numa escola e acredito que ela gostará bastante de contar com esse livro por lá!
    Excelente resenha!

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queens Castle

    Resenha Premiada – Filha da Floresta

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto algumas coisas sobre esse livro, mas acho que só li uma outra resenha sobre ele. Mesmo a leitura não tendo sido tudo o que você esperava, creio que mesmo assim foi marcante de alguma forma, ainda mais por conta do tema delicado que aborda. Foi para a lista de desejados!

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso urgentemente desse livro, sério.
    Depois de ler essa resenha, deu vontade de comprar imediatamente esse livro, só falta o dinheiro haha, vou aguardar uma boa promoção e aproveitar para comprar.
    Sua resenha está ótima e estou super ansiosa para conhecer um pouco mais dessa história.

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto o livro, mas nao tinha parado pra ler nenhuma resenha dele, gostei e me deixou curioso, pelo que vi a leitura nao foi o que vc esperava, mas foi bem proveitoso né... sei como é isso, a gente espera algo do livro, ele não é o que esperamos, mas consegue passar uma mensagem bacana...

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula,
    Parece ser um livro muito intenso. Gosto bastante quando o livro intercala narrações. Como o livro não foi o que você esperava e mesmo assim foi uma leitura boa, já entrou pra minha wishlist.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Conheci o livro em outro blog e eu ja tinha me interessado na epoca.
    Bullying está sendo um assunto mto recorrente e pra mim é uma agressao que acaba afetando a vida de mtos jovens, ainda mais nessa fase da vida que é sempre tudo ou nada, tudo é sempre tao intenso.
    Também concordo que seja um livro que deveria ser lido por todos os jovens e adultos, acho que podem ajudar a ter uma visao melhor do assunto e de suas consequencias.
    Uma pena que a leitura não foi bem o que vc esperava, mas valeu a pena.
    Ainda pretendo ler esse ano!

    ResponderExcluir
  13. Ja tinha visto esse livro antes em uma livraria logo que foi lançado e queria ler mas depois de um tempo fui o esquecendo mas a vontade de lê lo voltou.
    Bullying e um tema muito abordado ultimamente e acho que todos deveriam mesmo ler algo relacionada para entender melhor as causas e efeitos.
    Pelo o que vi, a leitura não foi tudo o que esperava mas foi valido quero ler para tirar minha conclusões.

    ResponderExcluir
  14. Oii! Tudo bem?
    Nossa! Só vejo ótimas resenhas sobre esse livro!
    Não entendo o porquê de eu ainda não ter tirado ele da estante pra ler!
    Sempre acabo passando outros livros na frente! :x
    Meta de leitura para setembro: ler A Lista Negra!
    Gostei bastante da sua resenha! :)
    Obrigada pela bela resenha! E por ter aumentado minha vontade de ler!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  15. Uma temática bem legal,mas como já disse no início é um livro polêmico. Mas muitas resenhas que já vi só falam bem do livro e o quanto faz refletir. Não é o meu gênero literário preferido,mas acho legal abordar esses temas que são tão reais e importantes na nossa sociedade,e nos faz refletir se realmente aquele que cometeu o ato é realmente o errado da história. É um livro que quero ler e já estou adiando a bastante tempo,mas em um momento que eu precisar desse momento de reflexão irei ler. Pelo que vi é uma leitura que vale a pena e pode me surpreender. Ótima resenha flor =D

    ResponderExcluir
  16. Oi Paula, tudo bem?

    Eu li alguns livros com o tema de bullying e as vezes envolvendo suicídio durantes esse mês, e até comecei a ler "A Lista Negra", mas acho que estava tão saturada com esse tema que a leitura não rendeu, então deixei de lado e vou ler em outro momento. Sempre vejo pessoas falando bem dele, mas pelo que já pude perceber, não é uma narrativa fácil, talvez pelas diferenças do tempo na narração. Mas acho que livros assim sempre são válidos e todos devem ler, para entender o que o bullying causa na vida da pessoa e que as vezes tomamos algumas atitudes que podem não parecer para nós, mas as vezes é muito na vida de outra pessoa.

    Ótima resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. gostei muito da resenha e ainda mais do livro,bem interessante ja que eu nao costumo ler esse tipo de livro.Eu acho que já assistir um filme bem parecido com esse livro, a garota escrevia no diario que queria que tal pessoa morresse de tal modo e se concretizava.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse parece o tipo de livro que quando terminamos paramos por alguns momentos para refletir sobre a historia, achei o livro bem interessante e ele aborda um tema bem presente hoje em dia que e o bullying também gostei do modo que o autor mostra vários pintos de vista na historia !!!

    ResponderExcluir
  19. Apesar do livro ser bem forte, eu me interessei bastante por ele. O que me chamou mais atenção, além do título e da capa, foi o conteúdo, por ver que trata-se sobre bullying. Uma pena saber que a parte forte do livro acontece na vida real! </3

    ResponderExcluir
  20. Coitada! Como se não bastasse tudo o que acontecia na própria vida teve também que lidar o o namorado perturbado. Eu achei interessante, até porque faz a gente se interessar em ler mais dele.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.