Resenha: O Limiar [Vega Jane #01] - David Baldacci

quarta-feira, 29 de julho de 2015


Título: O Limiar [The Finisher] (Vega Jane #01)
Autor(a): David Baldacci
Classificação: 4.0 (Skoob)
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Gênero: Young Adult, Fantasia, Aventura

“O lugar mais horrível de todos é aquele que os wugmorts nem sequer sabem ser tão errado quanto o mais errado pode ser”


No pequeno vilarejo de Artemísia vive Vega Jane, uma jovem garota que leva uma vida pacata e gosta muito de dormir em sua árvore ao ar livre. Ela tem 14 ciclos, a maneira como os Wugs (cidadãos de Artemísia), costumam contar os anos. Vega cuida de seu pequeno irmão John e trabalha nas chaminés como finalizadora de peças. Segundo o Conselho da cidade, o pantâno que existe nos arredores de Artemísia é tudo que existe no mundo, e como é cheio de feras e monstros horríveis, ninguém ousaria atravessá-lo, ou mesmo questionar a palavra do conselho. Mas quando Quentin Hermes, amigo e mentor de Vega, desaparece misteriosamente sem deixar rastro, e o Conselho começa a investigar e interrogar a garota, ela vai ter certeza que existe alguma coisa além do que é conhecido de todos. E com as pistas de Quentin, Vega vai começar a desvendar esse mistério, mergulhando em uma aventura com seus amigos.
Esse foi o meu primeiro contato com o autor, David Baldacci é conhecido mundialmente por seus romances policiais e seus livros de suspense, então esse lançamento de um young adult de fantasia foi uma grande surpresa. Como todos os livros com personagens juvenis e universos paralelos, temos Vega Jane, seu irmão John e seu amigo Delph, como protagonistas, e são eles que vão descobrir todo o mistério que permeia o pequeno vilarejo onde vivem.

John e Vega foram separados dos pais muito novos, e acabaram aprendendo a se virar sozinhos. Eu sempre tenho a impressão que os personagens são muito novos para os tipos de situações que eles vivem nos livros do gênero, mas na ficção tudo é permitido. Vega é uma personagem incrivel! Determinada, curiosa, corajosa, muito sagaz e inteligente. Fiquei muito envolvida com a história da garota e a maneira que o autor abordou esse lado forte de uma personagem feminina.


O ritmo da história é muito interessante, começamos com esse suspense sobre o desaparecimento de Quentin e o que realmente existe além das fronteiras da cidade, e achei que isso deu uma pegada distópica ao livro. Você fica extremamente curioso por saber quais são esses segredos que o Conselho está tentando esconder de todos, quais são as reais intenções das pessoas, e o que realmente existe no pântano. David Baldacci criou um universo maravilhoso, cheio de monstros e criaturas diferenciadas, com um vocabulário e nomes próprios, todos desenvolvidos de maneira única e peculiar (temos até um glossário no ínicio do livro com explicações).

A proposta de divulgação do livro feita pela Gutenberg foi super bacana! A editora enviou uma carta para os parceiros que continha um mapa e algumas explicações de Vega sobre o desaparecimento de Quentin, se você se interessasse pelo mistério, deveria enviar um email para a editora solicitando o exemplar pra conhecer essa história incrível. Achei super interessante, e a editora fez um trabalho maravilhoso no exemplar.

Sobre a Série:

Teremos mais um volume da série que conta as aventuras de Vega e seus amigos. "The Keeper" deverá ser publicado em Setembro de 2015 lá fora, ainda não temos informações sobre a publicação no Brasil.


11 comentários :

  1. Oi Carla, gostei bastante desse livro viu?! Muito boa a sua resenha, me chamou muito a atenção... é engraçado mesmo como nos livros distópicos a gurizada cedinho já tem q se virar neh?! percebi na tua resenha q a menina é bem novinha neh e já tem um monte de responsabilidades e tal ... adicionado ao Quero Ler no Skoob
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante. Adoro histórias desse tipo, com muito mistério. Tenho certeza que irei adorar. Fiquei super curiosa pra saber mais sobre o vilarejo e sobre o que há além dele =P
    Abçs Carla!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas a capa me chamou super a atenção e depois de ler sua resenha adicionei o livro em minha lista de leitura, adoro histórias com mistérios, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha e já botei o livro na minha lista de desenhos
    http://leituranasnuvensb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, tudo bem?

    Apesar de ter gostado da resenha do livro eu sinto que não leria este livro. Não é muito o meu estilo de leitura e se eu iniciasse a leitura ia ser arrastada, mas o livro parece ser interessante. Uma boa dica para os fãs do gênero.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Nossa eu nem conhecia o David Baldacci,e se já vi alguma obra dele não lembro.O enredo da história parece ser bem interessante,gosto de mistérios e mesmo YA não sendo minha preferencia eu acho que vale a pena arriscar.Também fico pensando nesses personagens tão novos que enfrentam umas situações inacreditáveis,eu na idade deles não ia saber nem pra qual lado correr kk.E bacana esse jeito da editora divulgar o livro,bem criativo.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que bom que essa leitura foi uma surpresa para você, não li nada do autor mais já tinha visto divulgação desse livro, como você disse na ficção pode tudo realmente pois já li livros de personagens muitos novos passando por casa situação que, não só nessa situação desse livro, mais também de 12 e 13 anos falando sobre sexo.
    Voltando a esse livro me interessei pela história é algo do gênero que gosto de ler com muita aventura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Neste livro deve realmente dar curiosidade sobre o que há alem da cidade. Não conhecia O Limiar mais fiquei com vontade de ler porque amo de verdade o gênero dele.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço o autor, mas fiquei empolgada em saber que o livro foi uma surpresa para você. E gostei do que ele promete, já que mistério sobre me agradou bastante. Fique morrendo de vontade de fazer a leitura!

    ResponderExcluir
  10. Oieee,
    Eu ainda não li nada do autor, mas já ouvi falar de alguns livros e vi varios elogios, gostei do enredo desse livro, pretendo dar uma chance a leitura, já que sou apaixonada por esses suspenses.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla....Mais um livro de uma série que vou ter que incluir na minha lista de desejados, fiquei bem surpresa ao conferir a resenha do livro, sabendo sobre o autor, e confesso que fiquei bem intrigada com ele, ainda nunca li nada com esta temática, espero poder conferir mais resenhas sobre ele.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.