Título: Jardim de Espelhos (Livro único)
Autor(a): Veridiana Maenaka
Classificação: 4.3 [Skoob]
Páginas: 352
Editora: Giz Editorial
Gênero: Romance Histórico, Romance Adulto

"Aquela menina abandonara a vida que conhecia - bem ou mal, era a vida que estava acostumada, um porto seguro - e se lançara numa jornada rumo a um lugar desconhecido, onde estaria só. Imprudente, inconsequente? Sim. Mas também ousada e destemida."
Cristina cresceu na fazenda de uma família abastada, onde sua mãe trabalhava como cozinheira, e acabou criando sentimentos e laços por toda a família, que também se afeiçoou a garota. Um romance acaba surgindo entre Cristina e André, o caçula da família, e Matilde teme que a garota seja desapontada, consciente que um jovem rico jamais se casará com a filha da cozinheira. Abandono, desilusão e confusão permeiam os sentimentos da jovem de apenas 17 anos e quando descobre ser adotada, seu mundo vira ainda mais de cabeça pra baixo. Saindo fugida da fazenda, Cristina vai se mudar para São Paulo tentando trilhar seu próprio caminho e encontrar a mãe verdadeira. Na cidade ela também vai conhecer Olivia, conhecida por patrocinar jovens moças e introduzi-las como cortesãs aos homens aristocratas. Cristina vai se ver perdida entre a desilusão do primeiro amor, a solução oferecida por Olivia para todos os seus problemas financeiros, e ainda seus reais sentimentos, que ela aprende com maestria a ocultar.
Solicitei esse livro da nossa parceira Giz Editorial, porque afinal de contas, essa capa linda e o fato de ser um romance histórico, são motivos suficientes para uma história me ganhar. Nunca tinha lido nada do gênero de uma autora nacional e me peguei completamente envolvida pela narrativa envolvente de Veridiana. Um vocabulário bem rico e condizente com livros do gênero, em enredo muito bem trabalho e reviravoltas que me deram a sensação de estar vendo uma daquelas novelas de época gostosas que costumavam ser transmitidas, cheias de reviravoltas, dramas familiares, romances tórridos, sensualidade e todos os outros clichês do gênero que eu adoro. O ritmo da história me incomodou um pouco, senti que as vezes alguns fatos e cenas corriam muito rápido e as atitudes dos personagens também não ajudavam, já outras vezes, parecia que algumas cenas estavam se extendendo demais, tornando o livro um pouco cansativo.
"Quando se tem dinheiro é fácil perpetuar a ilusão."
Cristina foi abandonada e rejeitada por todos que conheceu e por todos que diziam amá-la, mas não foi explicado de maneira efetiva se isso era o real motivo para fazer com que a personagem tivesse mudanças tão bruscas de personalidade. A garota perde tudo que acredita, tudo que conheceu e precisa começar uma nova vida numa cidade grande e sendo uma moça solteira, para a época era bem óbvio a qual medida ela iria acabar recorrendo, só lhe faltava a oportunidade, que é finalmente oferecida por Olivia, e assim a garota aprende a ser uma cortesã de luxo. A garota se tornou repetitiva, e me desgastou bastante tentar compreender tudo pelo que ela passava ao longo da leitura, além do mais, a obsessão que ela cria pelos ideais de amor verdadeiro, fizeram dela uma personagem extremamente teimosa e cega para sua realidade.
Outros personagens me deixaram com os nervos a flor da pele também, como André. O garoto apaixonado, fofo e indeciso se torna um homem egoísta, egocêntrico e que não valoriza a garota por quem se diz apaixonado. Henrieta, a mãe de Cristina, não tem coragem de se impor contra sua mãe Ivone, e tentar recuperar a filha que um dia abandonou, pelo contrário, ela abaixa a cabeça para tudo que a mãe diz, e Ivone é outra que não sente nenhum remorso em ter abandonado a neta e fazer com que fosse fadada ao meretricio.
Esperei me envolver muito mais com os personagens, esperei mais descrições dos padrões sociais e da cidades onde se passa a história, a falta desses fatores me deixou um pouco decepcionada, mas não menos envolvida. A realidade é que eu não consegui largar o livro, mesmo com todo esses fatores, eu queria saber qual seria o final de Cristina, se a garota conseguiria se vingar de todos que um dia a magoaram e se teria um amor para partilhar até o final da vida. Torci muito para que ela enxergasse quem realmente a valorizava e fiquei satisfeita com o casal do final, apesar de ainda ter sentido falta de um epílogo, as últimas páginas não tiveram gosto de fim, acredito que ficou um pouco vago o que viria a seguir.
O livro parece ser razoável, nada que chamasse tanato a atenção
ResponderExcluirpor parecer meio previsível, mas eu leria sim
Mil beijocas
⋙ ♥ Blog Livros com café
Oi! é um livro bem gostoso, teve seus clichês, mas eu sou suspeita porque adoro esse tipo de romance.
ExcluirBeijos
Adoro o estilo e aparentemente a autora conseguiu construir uma história (ou várias) cativante, com personagens e dilemas diversos, para todos os gostos. Espero muito ter a chance de ler esse livro. Abçs!!
ResponderExcluirExatamente Alessandra! Bem cativante, mesmo com os fatores que me decepcionaram, eu gostei muito do livro.
Excluirbeijos
Oi
ResponderExcluirEu não conhecia essa autora, apesar de você ter ficando bem estressada com a protagonista eu fiquei curiosa para ler esse livro, parece ser bem envolvente e além disso quero começar a ler mais livros desse gênero.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi Denise! Que bom que ficou interessada, me envolveu muito apesar de ter me irritado. Eu adoro o gênero, e acho que você vai curtir tbm.
ExcluirBeijos
A capa me chamou muito a atenção também, e quando li a resenha e descobri que era um romance histórico fiquei mais interessada ainda, o livro parece ser ótimo e muito interessante, pretendo ler em breve.
ResponderExcluirOi! é mesmo,super envolvente, apesar das ressalvas que eu fiz, acho que vale a pena!
ExcluirBeijos
Já tive vontade de ler esse livro e acho que essa é a primeira resenha que leio dele, acho que declinou minha vontade um pouco, a história me parecia mais envolvente.
ResponderExcluirbjs
Oi Renata! Acho que o livro vale a pena, eu me envolvi bastante, mas deixou um pouco a desejar.
ExcluirBeijos
Romance histórico e brasileiro?
ResponderExcluirJá quero com certeza!
Vou ler e se partilhar das mesmas impressões suas da personagem, volto pra te contar, tá, Carla?
Mil beijos!
Oi Alana!
ExcluirMe conta mesmo, adoro quando vocês enviam impressões aqui pro blog. Espero que você goste :)
Beijos
Finais vagos me deixam um pouquinho chateada, porque gosto de tudo amarradinho e sem pontas soltas. Mas ok, mesmo assim fiquei interessada, já que tenho um fraco por romance histórico. Foi para a listinha!
ResponderExcluirOi Cecilia!
ExcluirEu tbm sou super dessas, e adoro ver quando as coisas começam a ser amarradas e surpreendem a gente, aqui isso deixou um pouco a desejar. Espero que você curta mais que eu.
Beijos!
Que capa linda. Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, mas pelo visto ele é bom, gostei da resenha, também gosto muito de romance historico, e gente que legal que ele é nacional, pena que o ritmo foi meio que assim complicado né, tem hora rapido demais, e tem hora lento demais, porém darei uma chance.
ResponderExcluirBeijos *-*
Oi Camila!
ExcluirA capa é linda mesmo. Eu curti o livro, acho que vale a pena pra quem gosta do gênero, talvez você tenha uma opinião diferente da minha quando ler, espero que goste!
Beijos
Que transformação esta do André de fofo para egocêntrico, o que aconteceu? Acho que só lendo mesmo para descobrir.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Super transformação Rose!
ExcluirFiquei meio indignada com ele, esperava mais do personagem.
Beijos
A capa é bonita mesmo, mas não me chamou atenção (acho que fui a única), porém a resenha me deixou curiosa. Nunca li nada do tipo e parece interessante. Talvez um dia eu dê uma chance se encontra-lo por ai rs
ResponderExcluirOi Caroline! Engraçado, essa capa foi que me ganhou, mas é porque já curto muito livros do gênero. Se você der uma chance, me conta depois :)
ExcluirBeijos
A capa traz um pouco de atenção a si, e a historia parece ser linda. Esse André! Já tive problemas como este de estar completamente cheia do personagem, mais ainda sim acho-os um amor.
ResponderExcluirRomance Histórico de autora brasileira? interessante ... nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a capa é muita linda mesmo, tenho q concordar.
ResponderExcluiro livro parece interessante, colocarei na lista de possíveis leituras...
abraços.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas gostei. Eu estou começando a ler este tipo de romance agora e estou adorando :)
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Olá Carla, tudo bem??Ainda não conhecia este livro, mas acabei sendo fisgada por sua capa e a temática do livro, adoro romances históricos e este apresenta grandes reviravoltas pelo jeito...Fiquei curiosa para saber o desenvolvimento dela, e apesar de em uma leitura um personagem ser muito repetitivo, ainda sim leria o livro!
ResponderExcluirOiee
ResponderExcluirMesmo com os pontos negativos que você destacou fiquei interessada no livro pois amo romances de época e são poucos os que não mexem comigo.É um pouco desilusório quando os personagens perdem um pouco daquela essência que eles mantem no começo da trama,e as vezes faz com que a leitura perca o foco.Mas mesmo assim ainda quero ler.
beijos
Oi! Já li esse livro e gostei muito! Inclusive fiz uma resenha dele! Não diria que me decepcionei, na verdade acho que é mais uma questão de interpretação, já que há um salto de tempo no livro.
ResponderExcluir