Resenha: Garoto Encontra Garoto - David Levithan

domingo, 19 de julho de 2015


Título: Garoto Encontra Garoto
Autora: David Levithan
Classificação: 4.1 (Skoob)
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Gênero: Jovem Adulto; LGBT; GLS

Olá, Leitores!
Este mês estou participando da Maratona Literária de Inverno 2015 e este livro foi um dos selecionados (Um livro ganhado) e ele também entra no Desafio Literáio I Dare You (Um livro narrado por um personagem masculino). Essa foi minha primeira experiência com o gênero LGBT e com o David Levithan e eu simplesmente amei. Paul foi um personagem encantador e adorei passar um tempo com ele.


Paul é gay, ele sabe disso deste sempre, e nunca teve problemas quanto à sua orientação sexual. Na escola em que ele estuda encontramos uma Drag Queen - Infinite Darlene - que é o quarterback da escola. Seus melhores amigos são Joni e Tony. Joni terminou com o namorado e esse é um ciclo que sempre se repete e eles acabam voltando, ou será que dessa vez será diferente? A família de Tony é muito religiosa e não aceita que o filho goste de garotos. Em certo dia os três estão passeando, e Paul conhece Noah, novo garoto que chegou a cidade.

Desde que ele conhece Noah, ele sabe que tem que ficar com aquele garoto. Eles se aproximam, mas algumas atitudes de Paul acaba os separando. Agora ele precisa organizar o Baile Aristocrático da escola, ajudar Tony a enfrentar seus pais, manter a amizade com Joni depois que ela decidiu namorar o cara mais babaca da escola e ainda por cima seu ex-namorado que nem ao menos olhava para ele, decide que quer se reaproximar.
Sei que ele não vai ser maravilhoso o tempo todo, porém, há mais maravilha nele do que em qualquer outra pessoa que já conheci. Isso me faz querer ser maravilhoso também. 

Sabe aquele tipo de livro que você pega e não dá nada por ele? Aconteceu isso comigo com esse. O universo criado por David foi encantador e eu adoraria morar nele. Paul foi um personagem bem construído, com suas inseguranças e vontades. Sempre presente na vida de seus amigos, disposto a ajudar sempre que solicitado.

Uma leitura leve e prazerosa que te transporta para um universo ao qual eu adoraria viver. David Levithan tem uma escrita simples e  envolvente em que você nem sente quantas páginas já leu. Fica imerso naquele mundo maravilhoso das inseguranças da fase da adolescência. Onde tudo é possível. O livro é narrado em primeira pessoa por Paul e David Levithan ainda nos presenteia com um conto no final. O personagem desse conto é Infinite Darlene. Leiam!
Acredito finalmente em serendipidade, quando as peças aleatórias se unem em um maravilhoso momento, quando de repente você vê qual era o propósito delas o tempo todo. 
(Serendipidade: se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.)

*Gênero retirado do Skoob.

24 comentários :

  1. Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e simplesmente adorei, além de conseguir entender o motivo das pessoas na época comentarem tanto sobre a história.
    No final do livro eu simplesmente fique apaixonada pelo modo de escrever do David Levithan, tanto é que agora eu comecei a comprar outros livros dele e cada um mais envolvente do que o outro.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna.

      Amei a escrita do David e também irei comprar mais livros dele. Obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Oi Paula, não tive o prazer de ler ainda algum livro do David Levithan, e como sempre leio coisas positivas fico sempre na curiosidade. Este livro então é o que mais me chama atenção, devido ao tema abordado. Só li um livro do gênero, e no caso o amor era entre gurias.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose.

      Nunca tinha lido nada do tema e simplesmente amei. Qual foi esse livro de gurias que leu? Fiquei curiosa.

      Excluir
  3. Oi
    Eu já li muitas resenhas positivas e a sua é mais uma, bom saber que a leitura é leve. parece ser um livro bom e tenho vontade de ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise.

      Uma leitura bem leve mesmo. Depois arisque esse livro.

      Excluir
  4. Eu nunca li nada do David, e tenho muita curiosidade porque os livros dele são super elogiados. Eu simplesmente adoro livros que tem esse tipo de narrativa e personagens fora do padrão. Adorei a proposta do David Levithan, e com certeza vou procurar esse livro.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra.

      A proposta do David nesse livro é excelente. Pode ler sem medo.

      Excluir
  5. Oieee

    Já li alguns livros dele e costumo gostar muito esse eu também não dava para ele mas agora fiquei com vontade de ler ;)

    Adicionado na lista rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa.

      Que bom que já adicionou em sua lista. Esse livro é muito gostoso de ler.

      Excluir
  6. Oi, Paulinha
    Não gosto muito do David Levitan , apesar de a unica experiencia que eu tivo com um livro dele, foi em Will Will, e só terminei a leitura por que eu só apaixonada pelos livros do Jonh Green, não gostei nenhum pouco da parte escrita por ele.

    beijinho
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca.

      Will & Will é um livro que quero ler. Não sou apaixonada pelo John Green, mas sabe aquela coisa de "quero ler todos os livros dele?" Acontece isso comigo. Vamos ver se irei curtir.

      Excluir
  7. Ainda não li nenhum livro do David Levithan, mas tem tantos comentários positivos sobre os livros dele e sua escrita que pretendo ler vários dos livros dele, adorei sua resenha, que bom que gostou do livro, eu adicionei ele em minha lista de leitura e pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariele.

      Até o momento só li esse do David, mas também pretendo comprar mais livros. Um excelente escritor e sempre muito elogiado.

      Excluir
  8. Oie,
    Eu ainda não li nenhum livro do David, mas sempre vejo muitos elogios, fico feliz que livro tenha te surpreendido, é tão bom pegar um livro não dar nada por ele e ele nos agradar de uma forma maravilhosa, irei ler em breve Todo dia, que é o único livro do autor que eu tenho e assim pretendo comprar outros de seus livros também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.

      Tenho Todo Dia dele aqui, mas cadê o tempo de fazer a leitura?! Mas em breve quero conhecer outras obras dele.

      Excluir
  9. Ainda não li nenhum livro desse autor, mas já vi vários comentários positivos à escrita dele. Eu também não dava nada pela sinopse, que já tinha lido, mas me empolguei com a resenha. Parece mesmo ser um universo interessante, ainda mais por ter te surpreendido positivamente. Foi para a minha listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cecília.

      Realmente me surpreendeu positivamente e já quero ler mais livros dele. Tomara que em breve leia algo do David.

      Excluir
  10. Eu tenho esse livro e estou muito curiosa pra lê-lo, e a sua resenha só aumentou a minha vontade. Vai ser uma das minhas próximas leituras, certeza. :)
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  11. O David é simplesmente incrível, e o meu primeiro contato com ele foi por este livro também. Achei Paul bem descontraído e divertido, ele é tipo "eu e meus amigos" o que é bem legal, ele também se dá bem com muitas pessoas. Amei o livro é perfeito.

    ResponderExcluir
  12. oi Paula, não li nenhum livro do David Levithan, mas ouço muito sobre ele, resenhas, elogios ... esse em especial não me chamou muito a atenção, gostei da tua resenha, mas o livro não me cativou ... ouvi falar do Todo Dia ... parece ser bom? já leu?
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Na época do lançamento este livro foi tão comentado, mas eu acabei não lendo nenhuma resenha. Mesmo assim os comentários sobre o livro eram sempre positivos. Eu gostei da premissa de Garoto encontra Garoto e espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Li esse livro semana passada e amei,sou apaixonada pelas histórias do Levithan.Paul é um personagem que me agradou demais e Noah é muito fofo,dava vontade de entrar na história pra conviver com os dois.Achei Joni muito babaca e Chuck mil vezes pior.Já a Infinite Darlene foi mesmo uma estrela na obra.E fiquei torcendo o livro todo pra Joni voltar com aquele cara que agora não lembro o nome :'( ,mas só sei que gostei muito dele também.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Paula! Tudo bem?? este livro esta já algum tempo na minha lista de livros desejados, creio que seja uma leitura leve mas ao mesmo tempo enriquecedora!Adoro a escreta do autor, e e assim que possível pretendo conferir este também.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.