Resenha: As Pontes de Madison- Robert James Waller

terça-feira, 14 de julho de 2015


Título: As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County)
Autor: Robert James Waller
Classificação: 4.2 (Skoob)
Páginas:192
Editora: Única
Gênero: Romance, Drama


"Em um universo de ambiguidade, esse tipo de certeza só surge uma vez, nunca mais, não importa quantas vidas você viva."

Francesca Johnson leva uma vida pacata em uma casa de fazenda em Madison County, Iowa. Ela se mudou de Nápoles, na Itália, muitos anos antes ao se casar, e agora vive tranquilamente como dona de casa cuidando de sua família. Em um final de semana comum, quando seu marido e filhos viajam para uma cidade próxima, um estranho aparece a sua porta pedindo algumas informações sobre as pontes cobertas que existem na cidade, Francesca não sabia que os próximos quatro dias mudariam sua vida para sempre.

Robert Kincaid é fotógrafo do National Geographic e não possui residência fixa. Ele viaja pelo mundo fotografando belas e exóticas paisagens, e seu trabalho acaba levando-o a Madison County. Robert tem uma alma romântica, sensível e o espírito de um cowboy peregrino, ele aprecia seu modo de vida simples e sem grandes preocupações. Quando seu caminho se cruza com o de Francesca, ele vai ter a confirmação que existe sim algo inexplicavel que pode unir duas pessoas que nunca se viram antes, e assim começa a história de um amor real e verdadeiro, que só encontramos uma vez na vida.



Solicitei esse livro com a nossa parceira, Editora Única, porque a sinopse me chamou atenção logo de cara, pricipalmente por tratar temas polêmicos: adultério e amor impossível. Logo que li a introdução do autor eu soube que esse livro iria me impactar quando ele fez a seguinte declaração:
" No entanto, em um mundo em que o compromisso pessoal, em todas as suas formas, parece estar se despedaçando e o amor se tornou uma questão de conveniência, ambos sentiram que aqueles fatos extraordinários eram dignos de ser contados. Ali, acreditei. Agora, acredito com mais convicção que julgaram corretamente."
Conhecer a jornada de Robert e Francesca, foi um caminho de aprendizado sobre as diversas formas de amor e como ele se manifesta, como o sentimento excede o plano físico e como duas pessoas podem ser tão unidas pela alma passando tão pouco tempo juntas, mas se amando por uma vida inteira. O livro é narrado em terceira pessoa pelo autor que achou mais que justo trazer ao mundo a história desse casal. Francesca encontra-se num momento onde já fazem 22 anos que ela viu Robert, mas em suas memórias e flashbacks, ele continua tão próximo quanto no dia em que se conheceram, e aos poucos vamos conhecendo os detalhes da história e dos sentimentos dos personagens através do maravilhoso ponto de vista do narrador.

Francesca leva uma vida muito simples com sua família na área rural da cidade, ela lecionou durante alguns anos após o casamento, mas após o nascimento dos filhos, o marido achou melhor que ficasse em casa cuidando da família e afazeres domésticos. Ela nunca teve grandes aspirações ou sonhos, e estava satisfeita com a vida tranquila que construíra ao longo dos anos, e com seus 45 anos de idade, ela não tinha grandes sonhos, nem planejava aventuras ou mudanças, até que ela conheceu Robert. 

Ele era claramente uma alma livre, sem as amarras que as pessoas possuem hoje em dia, vida financeira estável, planos de carreira, planejamentos de família e vida, nada disso! Ele estava satisfeito com o simples, tirar belas fotos, conseguir uma grana, comprar uma cerveja gelada e amar uma mulher. A conexão dos dois é intensa e imediata, mas ao mesmo tempo, o narrador descreve isso de uma forma tão real e natural que parece mesmo que a alma dos dois se conhece desde muito tempo, e o aflorar dos sentimentos é tão bonito, envolvente, avassalador, que te deixa suspirando cada vez mais.


Eu me peguei num grande impasse durante o livro, Francesca era consciente de sua família, mas a atração inevitável e os sentimentos dela por Robert são tão puros, que é impossível para o leitor não desejar que os dois fiquem juntos, mesmo sabendo que trata-se de uma traição e que o final não vai ser tão bonito quanto o resto da história. O livro trata sobre o descobrimento do amor verdadeiro de uma maneira muito sensível e envolvente, nos mostra a vida de dois adultos sendo transformadas completamente durante quatro dias que viverão para sempre eternizados em seus corações e vidas. O mais bonito de tudo isso é saber que o amor também é consciente, e o caminho recheado de escolhas, cabe a nós decidirmos se os empecilhos vão nos impedir de vivê-lo verdadeiramente.
" O paradoxo é: se não fosse por Robert Kincaid, não sei se teria ficado na fazenda, todos esses anos. Em nossos quatro dias juntos, ele me deu uma vida inteira, um universo, e transformou minhas partes fracionadas em um todo. Nunca deixei de pensar nele, nem por um instante. Até quando ele não estava em minha mente consciente, podia senti-lo, em algum lugar. Ele sempre esteve ali."

CURIOSIDADE





O livro foi adaptado para os cinemas em 1995 e é considerado um clássico.Clint Eastwood além de dirigir o longa metragem, também protagonizou como Robert Kincaid, Meryl Streep fez o papel de Francesca e concorreu ao Oscar de melhor atriz naquele ano. 



21 comentários :

  1. Oii Carla, tudo bom?
    Esse livro vem chamando minha atenção a um boom tempo, assim que foi lançado eu fiquei curiosa com a leitura, então as resenhas começaram a surgir e eu fui ficando ainda mais curiosa.
    Com sua resenha não foi diferente, fiquei ainda mais cativada pela história e espero poder ler esse livro em breve.
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katrine!
      Espero que você goste. É um clássico, então logo de cara sabemos que a atmosfera e os sentimentos que os livros vão nos transmitir serão diferentes. Espero que você goste, eu me emocionei bastante.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu tinha vontade de ler esse livro, ele estava nos meus desejados, já li tanta resenha de leitores decepcionados, mas que bom que você gostou ;) Se for para eu ler algum dia lerei... O desejo surgiu por conta do falatório sobre o filme. Todo mundo concorda que é bom. Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o pessoal se decepcionou porque esse não é o típico romance clichê com um final felizes para sempre. É uma história que nos ensina sobre um amor que transcede as experiências que o ser humano conhece, é mais real do que qualquer livro baseado em fatos reais que já li desse gênero. Me tocou muito, e espero que você também curta :)
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei a resenha!
    Fiquei encantada pela sinopse e me interessei mais ainda pelo livro depois de ler a resenha, eu amo romances, e por saber que tem filme fiquei mais interessada ainda, pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que curtiu. Espero que você goste do livro e do filme tbm!
      Beijos

      Excluir
  4. Já conhecia o filme, então fiquei encantada quando vi o lançamento do livro. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas tenho certeza que adorarei a narrativa. A resenha não deixa dúvidas disso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      é muito emocionante Cecília, daqueles livros que fazem a gente repensar a vida.
      Espero que você goste.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiiii, tudo bom?
    Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, mas pelo visto ele é muito bom, também não sabia do filme, mas fiquei curiosa para ler e ver o filme, despois dessa resenha, ambos tem tudo para me agradar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Espero que você leia e veja o filme e goste tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Carla, assisti o filme há muitos anos atrás e lembro que gostei muito dele, mas não tive oportunidade ainda de ler o livro, mas fico feliz de ver que a emoção que o filme passou está sendo transmitida pelo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, agora que li quero muito ver o filme. Espero gostar tbm! Acho que você vai curtir o livro :)
      Beijos

      Excluir
  7. Oii
    Não conhecia esse livro, mais parece que é uma boa leitura e que bom que gostou pelo que li o amor dos protagonistas parece ser bem puro. Nem sabia que esse filme era baseado em um livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      É bom quando descobrimos essas novidades né?
      É bem lindo o livro, espero que você goste tbm!
      Beijos

      Excluir
  8. Esse é o meu filme favorito, estou louca no livro.
    Um amor tão profundo, tão maduro e ainda assim sofrido, pra vida toda.
    Acho a Francesca a mulher mais incrivel.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extamente Jessica! Um romance incrível e tocante.
      Quero muito ver o filme tbm.
      Beijos

      Excluir
  9. noooooossa nunca tinha ouvido falar desse livro, nem desse filme ... q vergonha hehehehehehe .... mas é um assunto bem pôlemico mesmo hein?! parece ser uma história bem forte, marcante... parabéns pela sua resenha, conseguiu demonstrar os sentimentos pelo livro ...
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Não sabia sobre o livro, mais o filme eu até conhecia, porém nunca me dei ao luxo de assisti. É bem legal quando o livro toca de uma manheira diferente em nós, não? Várias descobertas de amor, de jeitos diferentes.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Eu já amei a capa logo de cara e também gostei de saber que tem um filme sobre o livro. A história parece ser interessante e estou curiosa para saber conhecer essa história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu só fiquei sabendo do filme depois que a editora resolveu lançar ou relançar esse livro,eu não sei.Mesmo se tratando de traição é meio impossível não torcer para os dois que parece apresentar uma conexão tão forte.Essa semana mesmo chegou o meu exemplar e logo que eu terminar minha atual leitura vou começar essa.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla! Sou super fã de um romance, mas com certeza este livro já está entre os mais desejados na minha lista! Por que fiquei bastante curiosa para saber mais e sobre o desenvolvimento dos personagens, e esta historia parece uma trama concreta, sabe? Adorei conferir tua resenha, e espero pode adquirir e ler o mais breve posssível!

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.