Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

terça-feira, 21 de abril de 2015


Título: Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Classificação: 4.3 (Skoob)
Editora: Arqueiro
Páginas: 388
Gênero: Romance Contemporâneo, Drama

Vamos conhecer primeiro a história de Ira, um idoso de 91 anos que acabou de sofrer um acidente. Com as estradas cheias de neve, Ira acabou não vendo a curva se aproximando e seu carro desceu pelo barranco de maneira que quem passa pela estrada não consegue vê-lo. Ele se vê então preso dentro do carro, com um braço fraturado, impossibilitado de se mover sem seu andador e sem conseguir se comunicar e pedir socorro, ele terá que aguardar que alguém que passe pela rodovia o encontre, enquanto isso as lembranças de sua vida e de sua esposa Ruth vão dominar a sua memória, e vamos conhecer uma linda e comovente história de amor.

Enquanto isso, vamos voltar quatro meses no tempo e conhecer a história de Sophia e Luke. Ela é uma jovem universitária que saiu de Nova Jersey após conseguir uma bolsa na faculdade na Carolina do Norte, recentemente terminou com seu namorado otário após descobrir que ele a estava traindo. Apesar de ter ficado muito magoada, Sophia está superando e quer ficar o mais longe de Brian possível, ela é então convidada por sua amiga Márcia para irem a uma festa de rodeio, e lá ela vai conhecer Luke. Uma interferência do destino vai fazer com que os dois se aproximem naquela noite, Luke é um cowboy que participa das competições montando touros, lindo, educado, inteligente, ele vai conquistar Sophia apesar de todas as diferenças existentes entre os dois. Eles vão embarcar num romance lindo, envolvente, mas também cheio de impasses e dificuldades, e o destino vai se encarregar de entrelaçar a vida deles com a de Ira de uma maneira surpreendente.


Eu sempre fui a primeira a recusar e criticar um livro de Nicholas Sparks, mesmo sem ter lido nada dele. Eu nunca gostei muito de "Um Amor Para Recordar", me lembro de ter visto o filme a um tempo atrás e ter acho muito dramático. Mas depois de ler a sinopse e ver o trailer de ''Uma Longa Jornada'' eu fiquei encantada e resolvi dar uma chance, ainda bem que eu o fiz, porque esse livro me ganhou logo nas primeiras páginas e eu me vi chorando extremamente envolvida com os personagens e me sentindo uma coadjuvante ali na história.


Entrelaçar vidas em situações completamente diferentes é uma caracteristica marcante dos livros do autor, e com maestria e de uma maneira inesperada ele vai conectar a vida desses quatro personagens de maneira surpreendente. Ira e Ruth tiveram um começo dificil, principalmente levando em consideração a época na qual viveram. A separação do casal, as cenas impossíveis de se apagar da memória da Segunda Guerra Mundial, o romance, e a vida a dois deles foram muito bem retratadas através das memórias de Ira. Foi bonito ouvi-lo narrar uma história cheia de altos e baixos, mas ainda mais cheia de amor e superação.

Sophia e Luke roubaram meu coração, ela é extremamente realista, calma, uma personagem controlada como poucas protagonistas que costumamos ver nos romances, com uma personalidade forte, disposta a enfrentar o necessário por sua família, ela foi mesmo uma surpresa pra mim. Luke é responsável, ele sabe o que precisa fazer para manter o sonho de seus antepassados e a fazenda de sua mãe, foi bonito ver um personagem masculino reconhecendo suas fraquezas e medos, se envolvendo e se apaixonando aos poucos por Sophia, deixando seu coração ser levado sem maiores empecilhos.

Eu me peguei muito ansiosa por saber o que viria a seguir na história, principalmente pelos capítulos serem revezados entre o ponto de vista de Ira, Luke e Sophia. Você é sempre interrompido em um momento que deixava bem ansioso pelo que vinha a seguir, e o mais interessante, por saber quando os personagens finalmente viriam a se encontrar. Me emocionei muito com o final dado pelo autor, uma situação previsível mas que eu tenho certeza que vai encantar a qualquer leitor.

   

A capa original foi mantida, e eu acho ela incrivelmente linda e transmite toda a atmosfera do livro. Com o lançamento do filme, a editora lançou uma nova edição com a capa pôster, que eu também achei linda e agora quero ter as duas (comofas?). Abaixo vocês podem conferir o trailer do filme que chega as telonas brasileiras no dia 30 de Abril de 2015.


20 comentários :

  1. A história realmente é encantadora. Nos envolve completamente na trama. Os personagens são intensos e cheios de carisma. Gosto muito dos romances do autor por isso. Parecem ser pessoas reais e do nosso convívio. Sou fã de carteirinha dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla, tudo bem? Eu não curto muito os livros do Nicholas Sparks, o único que li foi "Um Amor Para Recordar" e não gostei, preferi o filme. Entretanto, costumo gostar bastante das adaptações e já chorei horrores vendo algum. Então acho que só vou ficar com o filme.

    Mas gostei da premissa, das histórias diferentes, mas que acabam se entrelaçando. Os personagens parecem ser bem construídos, com drama reais. Só acho que ficaria um pouco entediada com o Ira lembrando da história dele enquanto está esperando que venham resgatá-lo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. no começo.por ser genero romance nao lia nada dele . mas quando deu uma chace adorei o jeito dele escrever e sempre que quero romance leio o nicholas rsrs esse livro parece lindo quero ler

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou louca para ler esse livro, gosto muito dos livros do nicholas, acho ele um autor incrivel e foi através dos livros dele que eu voltei a ler, porque depois de harry potter, eu tinha parado totalmente!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  5. Preciso ver esse filme. E agora preciso ler o livro, porque embora nunca tenha lido um desse autor, minha prima que é fã dele, disse que é o melhor. E toda resenha que eu leio me deixa com ainda mais vontade, então já quero. As duas capas estão lindas, mas ainda prefiro a original. Mas esse ator, gente. Jesus. kkkkk Adorei a resenha, Carla! E o último livro que faltava chegar, Labirinto de Espelhos, chegou! Estou muito feliz, obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo o nome do autor eu fico logo torcendo para conseguir colocar minhas mãos no livro! Eu adoro essa capa original mas a do filme também é bonita... adoro a narrativa do autor e como ele faz o leitor ficar preso na leitura. Adorei saber um pouco mais desse livro e pretendo lê-lo em breve... mais um que vai para o cinema, quero ler primeiro para depois ver o filme.

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nicholas é mesmo o máximo né?! Eu amo os livros dele e com esse tenho certeza que não será diferente. E o legal é que nesse caso a capa nacional ta mais linda que a original, adorei.
    E suas resenhas sempre são maravilhosas hein?! Leio outras em que sinto que não li nada além da sinopse.

    ResponderExcluir
  8. Carla, já eu sou uma fã do Nicholas Sparks desde que ele apareceu. Tudo bem que ando evitando ele um pouco porque, no fundo, todos os livros dele são mais do mesmo. Enjoei.
    Mas eu adoro Uma Longa Jornada. Acho liiiiiiindo!
    Você achou o final previsível? Eu não esperava isso, hehe.
    Eu esperava a morte do Luke, sempre tem a morte, haha.
    Estou super ansiosa para ver o filme. Sorte que é nessa semana!
    *.*

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada pelos livros desse cara! Ele é tão perfeito. Nunca li esse mas com certeza irei procurar. E depois verei o filme, espero que siga o livro... tem algumas obras deles ficam diferentes no livros, detesto isso!

    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro lindo, mais sendo do Nicholas Sparks, passo longe, os livros dele é sofrência pura, depois de ler 2 livros dele (Um Amor Para Recordar e A Primeira Vista) e chorar horrores, parei. Ele escreve super bem, por isso nos emocionamos tanto, que sabe num futuro bemmmmm distante volte a ler alguma coisa dele, parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  11. Amiga tenho que confessar que li esse livro ano passado e sinceramente amei toda a história que foi abordada. Achei tudo maravilhoso e sinceramente fiquei feliz quando soube que iria sair o filme, porque o trailer é lindo. Espero que tenha seguido perfeitamente a história do livro, porque é digno mesmo de um filme, ainda mais sendo do Tio Nick que eu sinceramente adoro. Já sou fã! hahahaha...Pra vc ter uma ideia, UMA LONGA JORNADA foi o primeiro livro dele que li e o segundo O MELHOR DE MIM e quem diria que ambos iria virar filme em seguida. Nossa, fiquei super feliz com isso. Espero ainda ter a chance de ler os outros que tenho aqui. Porque me parece que os livros são lindos mesmo.

    Enfim...Adorei a sua resenha. Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-caso-pedrinho.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla, andei meio saturada do Sparks por que acho as histórias dele muito parecidas. Mas estou morrendo de vontade de ler esse livro, por que todas as resenhas que li me chamaram muito a atenção e o trailer do filme parece muito bom também!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii,
    Então, o livro parece ser bom mas já prometi que não vou ler mais nenhum livro dele rs Sempre fico decepcionada nos finais rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Também nunca li nada de Nicholas mais ainda sim continuo admirando suas obras, este me parece um livro muito emocionante, gosto de historias dramáticas, por isto me identifico lendo as sinopses dos livros do Nicholas,

    ResponderExcluir
  15. Carla!
    O Nicholas Sparks é o tipo de escritor que sabe contar um história de tal forma que fiamos emocionadas e seus enredos são tão verossímeis que nos identificamos com as personagens a tal ponto de vivenciarmos o que passam nos livros.
    Não li ainda esse, mas quero.
    “Para cada minuto que você se aborrece você perde sessenta segundos de felicidade.”(Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Adoreiiii sua resenha.
    Eu ainda não li, mas amoooooooooooooo os livros do tio Sparks.
    Estou muito curiosa para assistir o filme.
    Não acredito que você não gostou de um amor para recordar, eu choro toda vez com o filme kkkkkk
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  17. Faz tanto tempo que não leio um livro do Nicholas Sparks... Sou meio traumatizada, ele sempre me faz chorar!
    Uma Longa Jornada é um dos que ainda não li, mas tenho muita vontade. Agora com o lançamento do filme é muito provável que eu o assista antes de ler. Caso eu goste, dou um jeito de arranjar um exemplar.
    Fique bem curiosa sobre como a história do casal vai se cruzar com a do Ira :)

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha,mas eu não consigo gostar de Nicholas Sparks,eu acho tudo muito meloso e não consigo nem ler sequer um livro. Acho que é um autor que eu não lerei nenhum livro .

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha,mas eu não consigo gostar de Nicholas Sparks,eu acho tudo muito meloso e não consigo nem ler sequer um livro. Acho que é um autor que eu não lerei nenhum livro .

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Não Li esse livro ainda, porém já li livros do nicolas, e sem dúvidas esse ai deve ser muito bom, porque a maneira como ele escreve é muito encantador, ele não capricha só na historia mas também na capa deixando ela bem bonita e simpática.
    Eu achei a historia interessante porque tipo... a gente só pensa no que vivemos quando estamos em algum tipo de medo, perigo... E vemos que as vezes deixamos de fazer essas coisas.
    Os personagens são tão fofos, tão meigos, amei essa parte do Nicolas querer colocar esse romance tão lindo.
    Parabéns pela resenha, esta ótima !

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.