Resenha: Rani e o Sino da Divisão- Jim Anotsu

segunda-feira, 6 de abril de 2015


Título: Rani e o Sino da Divisão
Autor(a): Jim Anotsu
Páginas: 320
Classificação: 4.4 (Skoob)
Editora: Gutenberg
Gênero: Young Adult, Fantasia
                                    
"Nunca conseguiria novas soluções se fizesse as coisas do jeito comum, assim como ele nunca conseguiria analizar textos antiquíssimos usando métodos convencionais. Eu não poderia fugir do mundo sobrenatural que me rodeava e das questões que apenas eu poderia resolver. Estava na hora de ser um pouco mais como Fortimbras, pensei, e lutar de verdade, sem reclamar pelos cantos feito Hamlet. Era como aquela regra dos Animais de Festa: Seja inusitado quando tudo for normal."

Rani é uma menina comum, que vive numa pequena cidade do interior chamada Graúna, também conhecida como roça! Ela e sua melhor amiga Marina, passam seu tempo ouvindo bandas de metal, tocando em sua banda de punk death metal, indo ao colégio e nada mais. Tudo muito simples e pacato, mesmo que ela deseje mais. Parece que o destino está prestes a entregar a reviravolta que as garotas sempre desejaram. Quando Rani conhece Pietro, um adolescente novo na cidade com uma mania de usar roupas exuberantemente coloridas e tênis fluorescentes, ela não tinha a mínima ideia que estava prestes a cair de cabeça num mundo sobrenatural louco, cheio de criaturas que ela só conhecia dos livros que ela sempre adorou, mas ao contrário de Alice que conseguiu deixar o país das maravilhas, Rani terá de assumir uma grande responsabilidade se quiser ajudar a salvar o mundo, e abraçar o seu passado e seu futuro, vai fazer com que ela tenha grandes poderes que ela nem sequer podia imaginar.
Conheci o Jim Anotsu na Bienal de Bh, até então não tinha lido nada sobre o trabalho dele, mas desde então nos tornamos amigos e pude compreender porque Rani é uma história tão surreal. Jim não é desse mundo aqui, ele sem sombra de dúvidas veio de algum outro planeta, e foi inserido na nossa pobre sociedade humana. Estou falando sério, comece a conversar com ele, ou melhor, dê uma conferida nos posts dele no blog  Jim Anotsu, e você vai compreender porque ele e suas situações cotidianas vão te fazer rir e pensar tanto. Mas de volta ao trabalho do Jim, recebi o livro em parceria com a Gutenberg e eu já tinha uma expectativa que esse livro além de me divertir muito, seria uma obra com a qual eu iria me identificar.

Rani curte metal (esse já seria um grande motivo pra eu amar a personagem), ela e Marina tem uma banda preferida, que vem a ser apenas THE BEST BAND EVER! Nightwish é meu amor adolescente eterno, a primeira banda de metal que eu ouvi e que eu vou amar pra sempre, assim como as meninas que tem até mesmo uma oração em adoração a Tuomas Holopainen (O melhor escritor desde Shakespeare pra nós!), além disso Rani é straight edge, vegetariana, tem uma banda de rock e sente como se não se encaixasse na sua cidade, você quer mais motivos pra se identificar? Ela é engraçada, divertida, e vai se descobrir muito madura e valente pra sua idade.

Através de Pietro, Rani vai conhecer os Animais de Festa (é isso mesmo!) uma das ''classes sociais'' em que o mundo sobrenatural é dividido. Demônios, Vampiros, Lobisomens, tudo isso existe, e alguns deles passaram a ser seus amigos. Ela descobriu que um poderoso xamã tem matado outros de sua espécie e se alimentado de seus corações para adquirir mais poderes, para derrotá-lo apenas outro xamã tão poderoso poderia enfrentá-lo, e Rani vai descobrir que ela é essa pessoa a quem todo o mundo sobrenatural estava a procura. A garota será treinada, para que possa conhecer melhor seus poderes, e embarcará numa aventura que inclui até mesmo uma passadinha pelo inferno para pedir uma ajudinha a Lúcifer, e assim poder proteger o mundo do caos que deseja se derramar.
Uma jornada de auto conhecimento, trapalhadas, e um romance muito fofo (Pietro <3) são alguns dos detalhes que compõe o enredo de Rani e o Sino da Divisão. A escrita do Jim é muito fluida, muito envolvente, os capítulos são curtinhos e possuem diversas citações de bandas, músicas, seriados e cultura pop em geral, o que deixa o livro muito dinâmico e fácil de mergulhar. Gostei muito dos personagens secundários, todos os Animais de Festa são engraçados e fofos, Pietro é um amor e eu acabei criando uma certa adoração pela irmã dele, a Valentina. Ela tem um lado totalmente dark, diz odiar a tudo e a todos, e tem um comportamento muito ácido, mas ao mesmo tempo sabemos que ela tem um bom coração e por isso ela é uma das minhas preferidas. Essa galerinha vai se meter em várias confusões, a procura de amuletos, chaves, do próprio sino da divisão, que vai te deixar ainda mais ansioso pra descobrir todo esse novo universo criado pelo autor.

A diagramação desse livro é algo que precisa ser comentado! Um trabalho gráfico muito lindo feito pela Gutenberg, e enquanto o livro é contado em primeira pessoa pela Rani, nas laterais você consegue conferir algumas notas deixadas por ela, explicando algumas de suas palavras, citações e menções. Deixou a história ainda mais divertida conferir esses pensamentos da personagem. A capa é super legal e tem tudo a ver com a história, além de um verniz localizado nas partes pretas que dão um ar mais dark ao livro.


Curiosidade:
Apesar de o livro ter sido encerrado de uma maneira satisfatória e conclusiva, tenho notícias de fontes muito confiáveis (certo Jim?), que talvez ainda possamos conferir algumas outras aventuras de Rani e os Animais de Festa. Pra isso vocês precisam adquirir os exemplares e divulgar pra todos os amigos, o quanto também amaram essa história certo?

37 comentários :

  1. Ahhh, fiquei muito curiosa para ler o livro. Já tinha visto ele por aí, mas nunca li uma resenha. A sua me deixou muito afim mesmo de conhecer a trama. Ainda mais com tantos elogios. <3
    E que capa linda! Adoro roxo/lilás ♥
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Espero que você leia e goste bastante!
      Roxo é minha cor favorita <3
      Beijos

      Excluir
  2. Senti uma pegada meio TMI, sabe... A garota normal que em um lindo dia acaba descobrindo o mundo sobrenatural, ai ai já amei <3 Amei tudo mesmo! A personagem fã de metal, vegetariana, divertida... Que livro maravilhoso, olha essa capa, a diagramação, a premissa *--------* Simplesmente preciso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Sim, dá pra fazer comparações, mas esse livro é mais superficial que a série da Cassandra com tantas reviravoltas. Mas não deixa de ser bem bacana tbm!
      Que bom que curtiu, espero que leia!

      Excluir
  3. Olha, já tinha ouvido falar muito desse livro, e fiquei com uma certa curiosidade para conhecer a obra! E pelo modo como você resenhou a obra deu a entender que é um livro DAQUELES, então, preciso ter ele na minha lista, para minhas futuras leitura :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay!
      É sim, cheio de aventura, magia, criaturas sobrenaturais. Muito divertido e envolvente. Espero mesmo que vc leia e curta.
      beijos

      Excluir
  4. Oi Carla,
    Já tinha visto esse livro por aí, mas acho que essa é a primeira resenha que leio!
    Eu realmente me interessei pela história, do jeito que você falou parece ser muito legal! Livros assim são muito bacanas para ler! São cheios de ações e tensões, além de trazer uma personagem principal com personalidade forte haha
    Não sabia que o autor era nacional!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy!
      Que bom que você curtiu tanto a premissa. É mesmo muito envolvente e cativante. Pois é, cheio de autores nacionais e a gente não ta sabendo por aí né?
      Beijos

      Excluir
  5. A resenha ficou linda e as fotos tão tão fooooffffas!! Posso roubar pra por no tumblr? (Com seus créditos, claro) aheuhauehaueh <3 <3 <3

    E sim, o Jim veio de algum universo paralelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mary <3
      Fico feliz demais que ces gostaram.
      Já disse que pode sim usar tudo aqui, é só pra confirmar mesmo!
      Adoro vocês dois.
      beijos

      Excluir
  6. Oii,
    Eu adoro essa capa, ainda mais pq tem roxo.
    Confesso que eu não tinha lido nada sobre o livro antes e por isso não tinha interesse mas gostei da resenha e parece ser bom mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Tbm amooooo roxo <3 essa capa é linda!
      Espero que vc leia e curta.
      Beijos

      Excluir
  7. Oiiiie. Gente sempre tem resenha aquiiiiiii Ó lokoooo.
    Que capa mais fofinha.
    Eu adoroooo Young Adult + fantasia = perfeito.
    Eu nunca tinha ouvido falar no livro, nem mesmo a capa eu tinha visto.
    Ameiii a diagramaçãoooooo.
    Amo livros que tenham vampiros hehehehehe. Estou lendo um livro que a garota ama metal também, ela curti umas bandas loucas.
    Acho que vou amar esse livro.

    Ameii sua resenha como sempre kkkk Está muito bem escrita. E quero muito ler. já está na lista.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Obrigadaaaaa!
      Sempre tem resenha mesmo, colaboradoras demais né? HAHA
      Que bom que vc curtiu! Espero que você leia e se apaixone tb.
      Beijos

      Excluir
  8. Carla!
    Quando nos identificamos com a protagonista, não tem como não gostar do livro, né?
    O melhor que é um livro de fantasia bem criado, com imaginação e criatividade exacerbadas e que nos conquista apenas pela sinopse e agora por sua resenha apaixonada e inflamada.
    Gosto de todas as criaturas fantásticas e quero conhecer a escrita do autos que me parece bem hilária.
    “Passando para desejar a todos uma ótima e abençoada semana,que Deus esteja no controle de nossas vidas guardando e livrando de todos os obstáculos que possam surgir pelo caminho,pois com Deus no controle tudo dará certo.” (Andréia Godoi)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, é verdade! Eu amei a Rani e por isso me envolvi tanto com ela. O livro é mesmo excelente, além de fofo é criativo e envolvente.
      Obrigadapelo carinho de sempre!
      Beijos

      Excluir
  9. Adoro livros com pegada sobrenatural, uns dos meus preferidos, não conhecia esse, mais pela resenha parece ser bem estingante. gente tem tanto livros bons, que antes de chegar metade do ano, terei que declarar falência, hehe, obrigada pela dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm adoro esse gênero!
      Acho que você vai gostar bastante Fran.
      Eu que agradeço pelas visitas.
      beijos

      Excluir
  10. Primeira vez que leio algo a respeito desse livro e fiquei encantada com a capa e a trama. Foi um prazer imenso conhecer esta bela história. Vou ver se consigo achar ele e vou me aventurar com a personagem e sua amiga. É muito bom ter a chance de conhecer trabalhos bons assim. E espero que o outro também o seja.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Que legal, bom é quando chama atenção!
      Dá uma conferida nos links que deixei no final do post, eles estavam em promoção.
      Beijos

      Excluir
  11. Autor brazuca arrasando . Capa linda . uma protagonista com.estilo . E monstros .opa ta ai um Q vou querer conferir . Eu ri com o nome animais de festas . e bem diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara!
      é um livro muito divertido, as terminologias do Jim são sensacionais.Me conta se gostou depois hein?
      Beijos

      Excluir
  12. Autor brazuca arrasando . Capa linda . uma protagonista com.estilo . E monstros .opa ta ai um Q vou querer conferir . Eu ri com o nome animais de festas . e bem diferente

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um livro desse autor mas ainda não o li, se trata do Annabel e Sarah, pretendo ler o mais rápido possível para conhecer o trabalho do Jim Anotsu. Que história mais linda e louca, super amei a personagem principal e pretendo um dia conseguir ser vegetariana também! Também tive minha fase de Nightwish e me lembra muito a adolescência... haha

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que legal, eu conheço esse outro tb, fiquei super afim de ler, e é tão louco quanto a história da Rani, acredite, porque o Jim não é normal!
      HAHAHA que legal, Nightwish é amor!
      Beijos

      Excluir
  14. Que resenha ótima, Carla! Adorei saber que os capítulos tem uma citações logo no começo, adoro isso. E pelas fotos que você mostrou, a edição parece estar maravilhosa mesmo. A protagonista é meio louquinha, não duvido nada que arrance boas risadas do leitor. Com tantos seres assim dá para agradar todos os gostos, né? Anotei a dica.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília!
      Obrigada <3
      Essa diagramação é digna de foto, só isso já me ganhou no livro. As citações no começo são sempre musicas, várias que eu amo! O livro é muito divertido e louco, fora desse mundo mesmo.
      Vai curtir.
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Carla, tudo bem? Essa é a primeira resenha que leio desse livro e já me conquistou. A Rani parece ser uma personagem muito divertida e cheia de personalidade e o Pietro parece ser fofo... adorei o nome "Animais de Festa", adoro criaturas sobrenaturais. Que legal que você conseguiu se identificar tanto com a personagem, é ótimo quando isso acontece.

    Adorei a diagramação do livro, com os comentários e tudo mais, deve tornar a leitura ainda mais prazerosa.

    Não sabia que o autor é brasileiro e isso é ainda melhor. Com certeza vou querer ler. E essa capa é muito bonita.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Super bacana né?
      Adorei tudo nesse livro, foi super divertido e eu embarquei mesmo junto com os Animais de Festa.
      Espero mesmo que você leia e goste.
      beijos

      Excluir
  16. Oiiiiiiiiiiiiiii, tudo bem?
    Bom não conhecia o livro ainda, a capa é bem nocaute né? rsrs. Estou acostumada a não ler esse tipo livro... que dizer estava desde daquela última resenha fiquei muito curiosa para ler aquele livro ai acabei comprando e lendo livros de outros gêneros, que sinceramente estou amando, é bom variar rs. Costumo dizer agora que leio de tudo, que dizer eu lia de tudo nunca tive problema, mas livros de terror não costumava ler agora estou viciada kkk. Bom Eu adorei a historia da personagem pelo simples fato dela ter que ... digamos fazer ' escolhas', ter que salvar o mundo, levar essa carga toda em cima dela, porque tipo ela eram uma pessoa normal.. do nada vira um heroína, eu acho que a personagem bem forte, agitada... eu curtir muito como o autor quis não transparecer isso, mas se você for prestar basicamente atenção é de fato uma característica dela. Bom eu estou absolutamente encantada pelo livro, é uma fantasia bem legal de ler, também quero muito esse, Ei você vai me deixar falida em ? Todo livro que você resenha aqui eu vou la na Casas Bahia ou em outra loja e compro kkkkkkkkkkk.
    Eu amei sua resenha querida, esse sem dúvidas esta na minha lista de desejos para comprar livros, afinal vamos combinar que esse livro é topado né?
    Seria perfeito se vocês do blog toda semana indicasse um livro para nos leitores lerem.
    Pense nisso pode ser? rs
    Falo isso porque a maioria dos livros passados que comprei foi de resenha desse blog kkkkk.

    - Bjinhos, Kátia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Obrigada pela visita :) A capa é mesmo um amor, principalmente porque eu amo roxo.
      A história é bem isso mesmo, a Rani tem uma personalidade muito forte, ela é bem decidida e isso me conquistou muito nela. Espero mesmo que você goste, e me conte quando ler.
      A gente tá sempre indicando livros em cada post que fazemos, a maioria do que postamos aqui que tem estrelas positivas é mais que recomendado por todas nós. Se você quiser pode dar uma conferida na aba de resenhas e ver tudo que já indicamos.
      Beijos

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Adoro esse tipo de livro, sou apaixonada por fantasia!
    Já tinha achado bem diferente a capa e por isso resolvi ler a resenha, o livro é muito bem descrito na sua resenha, parabéns por isso, vou tentar adquirir em breve pois gostei bastante da premissa.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma certa paixão por livros sobrenaturais! Eles me atraem, e achei o livro muito demaiiiss!
    Quero muito ler ele. A capa é algo diferente que com certeza chama a atenção, mais muita gente pode ver de modo diferente.

    ResponderExcluir
  19. Não gosto muito desse tipo de livro, mas confesso que gostei bastante da sua resenha a respeito desse. E a capa também é linda. Vou já comprar e espero gostar bem mais que você kkk

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha,mas não curti muito o livro apesar de ser YA ,que é um dos meus gêneros preferidos .

    ResponderExcluir
  21. Gostei da resenha,mas não curti muito o livro apesar de ser YA ,que é um dos meus gêneros preferidos .

    ResponderExcluir
  22. Se eu já não curtisse os livros do autor, o enredo de Rani me faria fã com certeza. Fiquei mega curiosa para conhecer os Animais de Festam, e quero conferir essa passadinha no inferno.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.