Resenha: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

sexta-feira, 10 de abril de 2015



Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Classificação: 4.4 [Skoob]
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Gênero: Sick Lit, Drama
 
Oie gente!! Tudo bem? Hoje eu venho falar de um dos livros que chegou da Novo Conceito para a gente, já devia ter lido a muito tempo, mas enrolei um pouco. Quando ele chegou eu tinha acabado de ler um drama, que me deixou meio na depressão [que foi Mentirosos], então apenas agora que consegui terminar e trazer a resenha para vocês.


Amei essa capa
Em "A Mais pura verdade" vamos conhecer a história de Mark, que após uma notícia sobre sua doença, sua vida se transforma. Cansado de tudo o que já passou, ele decide realizar seu sonho, que acreditava ser a última coisa que iria fazer na vida, que era escalar a montanha Monte Reiner.
Com nada mais que uma mochila com alguns suprimentos, pouco dinheiro, uma passagem de trem, uma caderno, uma câmera fotográfica e seu cão Beau, Mark foge para viver sua grande aventura.
Tique. Taque. Tique. Taque. O tempo se esgotando.Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembrar de que suas vidas estão indo embora.
Eu sinceramente achei esse garoto muito louco hueheuehuehe, eu não teria coragem de fazer nada do que ele fez. Simplesmente pegar poucas coisas e sair, sem avisar ninguém, deixando todos preocupados, ainda mais no estado em que ele se encontrava por causa de sua doença.

Para mim o melhor de tudo é Beau, um amigo inseparável, esse cachorrinho passa por cada coisa com Mark, que enquanto lia eu derramava lágrimas imaginando todas as cenas.

O autor criou um personagem bem filosófico, apesar do garoto ser bem novo, mas com citações que nos faz refletir e pensar, gostei muito de ler os haicais*** que Mark escrevia, que era o modo dele contar como estava sendo sua viagem. A escrita de Dan é bem melodramática e sensível. Temos dois tipos de capítulos, uma hora é Mark narrando sua aventura e depois temos um narrador em 3° pessoa, que nos conta o que está acontecendo depois que o garoto foge, ali vamos ver como sua família está, e também sobre como Jesse sua melhor amiga está se sentindo.

"Sozinho,estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora."
Crianças pequenas são tão bobas. Ainda não sabem de nada. Essa é a mais pura verdade.

Eu gostei do livro, apesar de praticamente ficar distantes de dramas, quem mais lê esse gênero aqui é a Paula. Eu chorei MUITO durante a leitura, em partes ficava com raiva também, eram muitas situações e muitos sentimentos para assimilar, porque ao mesmo tempo queria que Mark completasse seu sonho, eu também queria que ele não estivesse sozinho fazendo tudo aquilo. Era triste ver como os pais dele ficaram desesperados com seu sumiço. Eu fiquei um pouco frustrada com o final, porque ficou aquela nuvenzinha com um espaço em branco que eu tive que preencher com meus pensamentos. Recomendo a leitura para todos, a letra é bem grande e a escrita é fácil que acabem um dia (apesar de eu ter demorado mais), e a diagramação é super fofa.
- Sei. Você tira muitas fotos?
- Sim, eu gosto.
- Porque?
Dei de ombros.
- Sei lá. Acho que eu gosto...eu gosto... do sentimento de captar alguma coisa. De guardar alguma coisa.
... - É como se, sei lá, eu levasse um pedaço de vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora. Mas, quando você tira uma foto, quele momento não passa. Você o prende. É seu. Você pode guardá-lo.
XOXO~
Tentei retratar o que o Mark leva para sua viagem hsuahsauhsauhs
***forma de poesia japonesa surgida no sXVI e ainda hoje em voga, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que tem como tema a natureza ou as estações do ano.
***forma poética de métrica e acentuação adaptada a partir desta, criada no Brasil.


20 comentários :

  1. esse livro e muito bom, um livro de cortar o coração.
    beijinhos
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. To afim desse livro desde que começaram a divulga sobre ele . Apesar de drama não ser meu forte . Vou comprar esse mes . Adorei a resenha so deixa a gente maid curiosa rsrs

    ResponderExcluir
  3. Estou ansiosa pra ler este livro. Só leio elogios pra história dele e isso me deixou curiosa e feliz. Pois pela trama me parece ser emocionante. Espero poder ler logo. Cada vez mais encantada com as resenha que leio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Então, eu vejo comentários positivos sobre o livro e realmente parece ser bom mas não tenho interesse em ler rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, acho que todo mundo ja leu esse livros, só eu que não!!!
    Ja li milhares de resenha dele, todas com pontos positivo.
    Maas... Eu não sei o porque, esse livro não me chamou atenção!!! Dever muito bom, pq todo mundo fala muito bem dele, e a sinopse é boa, eu gostei! Mas ñ me interessei, no momento né, quem sabe mais pra frente :D

    ResponderExcluir
  6. Olá Nikole
    Eu fiquei apaixonado quando li a prévia desse livro - que a Novo Conceito enviou - e embarquei junto a Mark e Beau nessa aventura. Adorei a narrativa do Gemeinhart, ele realmente sabe como inserir o leitor na história. Além de ser uma pessoa super simpática.
    Fiz uma entrevista com ele e publiquei lá no blog. Caso tenha interesse em conhecer um pouco das perspectivas dele em relação ao livro dá uma passadinha no Blog Vida e Letras.
    Gostei muito da sua escrita e do blog. Tem um conteúdo muito bom e além disso tem um layout todo ALICE *--* e eu sou loucamente apaixonado por Alice no país das maravilhas.

    Bjão
    Diego França, Blog Vida & Letras

    http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/04/entrevista-com-o-autor-1-dan-gemeinhart.html#comment-form

    P.S.: Te sigo

    ResponderExcluir
  7. Estou apaixonada por esse livro mesmo sem ter lido ele ainda, ando vendo muitos blogs comentarem sobre ele. Estou bem curiosa hahaha, amei sua resenha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bom, mais to passando longe de livros que façam chorar, depois de dois que li (Proibido e Cante Para eu Dormir), então to numa viber de livro "mais alegrinhos, hehehe, mais vou colocar na minha listinha de desejo, vlw

    ResponderExcluir
  9. Li a resenha escutando essa música linda que eu já vou baixar.Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Uma das melhores resenhas desse livro que eu já li. Parabéns.
    Acho que amar esse livro, adoro drama. E se você que não lê muito drama chorou eu vou fazer da minha casa uma piscina kkkkkkkkkkkkk.
    Beijos
    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  10. Amei esse quote sobre as fotos. Realmente é assim que me sinto quanto faço alguma fotografia de algum lugar. A resenha está linda e eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Parece ser fantástico. Vi uma entrevista com o autor e fiquei tão encantada por ele que o livro foi direto para o topo da minha lista, porque não dá para esperar o próximo. Mas sei que vou precisar de uma caixa de lenços durante a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi .
    Então esse livro esta sendo o mas badalado de todos os tempos em alguns lugares do Brasil ( Falo isso porque percebi que virou epidemia mesmo kkkk ). Bom eu Li esse livro pelo PDF ( Internet ) E sem dúvidas eu só tenho a elogiar ele, porque vamos combinar que passar o que o personagem esta passando não é nada fácil para ninguém certo? o que eu vejo nele é um certa vontade de esta livre e sem pessoas com pena perto dele, o personagem quer realizar seu sonho, ele quer caminhar por ele mesmo, sem pessoas que o olhe com pena. E bom é normal que ela sinta essa certa pressão afinal, é completamente triste.
    Eu Li o livro e gamei na verdade, eu amei como o autor descreveu a certa vontade do personagem em realizar o que quer a qualquer custo nem que ele for preciso enfrentar o que ele vai enfrentar.
    Super indico o livro já li e é perfeito .

    - Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Nick eu li o livro ontem e amei, chorei ao longo de quase toda a leitura, principalmente do mei até o fim. Eu gostei do final, não fiquei com nenhuma nuvem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi Nik, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e tenho muita vontade de ler esse livro. Parece ser uma história bem emocionante, mas ao mesmo tempo angustiante de ver o que o Mark está passando, todas as dificuldades em enfrentar a doença e essa jornada maluca, contando apenas com a companhia de Beau, que deve ser um cãozinho incrível.

    Adorei os quotes que você destacou... nossa, super concordo com esse sobre o relógio.

    Gostei bastante da última foto e adorei sua versão do Beau.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou louca para ler esse livro, estou participando de um top comentarista e louca para ganhar né!!
    A história parece muito comovente mesmo, e acho que vou me emocionar, tenho que me preparar psicologicamente!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  15. A Mais Pura Verdade é uma das minhas próximas leituras, e já estou preparando a caixinha de lenços, porque eu já me emociono com a história do Mark mesmo sem lido. Fico com essa mesma agonia, dividida entre torcer para que o menino realize o sonho e torcer para que ele volte para casa, afinal, a situação dele é bem delicada... Mas não tenho dúvida que é uma história bem comovente.

    ResponderExcluir
  16. Nik!
    Gosto de sick lits como esse, que não gira em torna da doença, mas da disposição do paciente.
    Tive oportunidade de ler o livro e fiquei encantada com a lealdade, fidelidade e grande amor de Beau por seu dono. Para mim ele foi o grande herói do livro.
    Bom final de semana!
    “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.” (Alexandre Herculano).
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu recebi os primeiros capítulos desse livro mas ainda não tive coragem de iniciar a leitura por dois motivos: primeiro porque parece ser um livro muito emocionante e não sei se estou no melhor clima para isso; e segundo porque eu ainda não tenho o livro e caso goste muito teria que adquiri-lo e estou sem $...

    Mas adorei a sua resenha e me animou mais um pouco para jogar tudo para o alto e comprar esse livro.. haha

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Será que tem alguém que ainda não leu esse livro?! No começo eu até o achei interessante, mas de tantas resenhas que já li, sinto como se já tivesse lido.

    ResponderExcluir
  19. É tão fofo esta historia, aquele momento na vida da gente que descobrimos, que aquilo que estamos vivendo tem que mudar e isso deve começar por nos. Achei Mark uma gracinha.

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha. Necessito desse livro urgentemente,gosto de livros que fazem chorar,porque assim a gente sente a emoção do livro e sabe que realmente gosta dele .

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.