Resenha: Os Filhos de Odin - Padraic Colum

terça-feira, 31 de março de 2015

Título: Os Filhos de Odin
(A História de Thor, Loki e dos Deuses da Mitologia Nórdica)
Autor(a): Padraic Colum
Classificação: 4.0 (Skoob)
Páginas: 220
Editora: Única
Gênero: Ficção, Literatura Juvenil, Deuses, Magia, Mitologia Nórdica.
Para aqueles amantes das histórias da Marvel, filmes de heróis e quer saber um pouco mais da origem dos Deuses Mitológicos, "Os Filhos de Odin" é uma leitura recomendada!
Antes de o tempo como nós o conhecemos começar, deuses e deusas viveram na cidade de Asgard, que significa Local dos Deuses. Uma era de mágica, quando seres míticos podiam usar seus poderes e definir os caminhos do futuro, e proteger o mundo.
Nessa edição encontraremos uma narração divertida e diferente de Padraic Colum, que aborda um pouco da vida dos deuses habitantes de Asgard. Nela o autor conversa diretamente com o leitor, e está sempre lhe alertando para os fatos que irá relatar em seguida. Você irá conhecer a origem e história de Odin, Pai de Todos, Thor e Loki, como Asgard foi construída, a origem do muro que rodeia o Local do Deuses, o que estava escondido durante o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses, entre outras coisas que com somente as informações dos filmes da Marvel você não saberia.
Uma época em que os ventos terríveis que sopravam nivelaram florestas, morros e moradias. Que veio o fogo e queimou a terra. E que houve uma completa escuridão, porque o Sol e a Lua tinham sido devorados. Os Deuses encontraram condenação. E a época em que tudo isso aconteceu foi chamada de Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses. 
Vamos conhecer Thor que defendeu Asgard, o Local dos Deuses, e a origem do seu martelo Miölnir. E é claro nos aventurar nas peripécias de Loki, o agente do bem e do mal, que constantemente entra em encrencas não só com deuses mas também com outros seres. Loki sem sombra de dúvidas é um dos melhores personagens abordados, e é ótimo ler sobre suas inúmeras aventuras e o caos que ele gera em Asgard, que depois ele mesmo tem que reparar.

Para aqueles que já assistiram aos filmes da Marvel, vamos nos deparar com muitos personagens e seres conhecidos,e conhecer um pouco mais a relação mais próximas dos deuses com Midgard (o reino dos homens), elfos, anões, gigantes, entre outros.

O livro é dividido em quatro partes, e em cada parte temos a abordagem de uma época em Asgard. Os capítulos são curtos e podemos considerar como contos. Podem ser lidos de forma aleatória? Podem sim. Mas cada pequeno conto, mesmo que nos apresente algum acontecimento diferente, possui uma conexão com o capítulo anterior. É um livro que eu recomendo pra quem gosta dos deuses e da mitologia nórdica.

A escrita do Padraic Colum me agradou bastante, e ela varia de terceira e segunda pessoa. Achei super legal o autor dialogar com o leitor, nos deparamos com: "Agora eu vou contar pra você outra parte da história, uma que se passou em uma época diferente... " , não vemos isso em muitos livros, é mais comum em livros de RPG, games e gêneros afins. Nesse ponto, Padraic cresceu bastante no meu conceito, porque ele abusou de um tipo de narrativa não muito comum e fez do livro uma obra super interessante. Recomendo a leitura, tanto para os fãs de mitologias, deuses e afins, como também para aqueles que curtem HQ's e principalmente os filmes e séries da Marvel. Quem já leu? Gostou da leitura?


20 comentários :

  1. Oi, Mih!
    Sou apaixonada pelos filmes da Marvel e leitora viciada de HQs, então estou morreeeeeeendo de vontade de ler esse livro. Achei interessante o modo como o autor escreveu e adoro capítulos curtos, pois dá a sensação de que a leitura é mais rápida. Já está na minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc vai amar esse livro Lary. Assim como vc amooo livros com capítulos curtos, parece que a leitura flui rapidamente. ;)
      Obrigada pela sua visita!

      Excluir
  2. Eu amo tanto a mitologia nórdica quanto os filmes da Marvel, esse livro já virou Must Read pra mim, simplesmente preciso dele. Adorei a capa e também por saber que o autor foca bastante no Loki, tenho muita curiosidade com esse personagem/deus. Ótima resenha!

    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que adore a leitura! ;)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Esse livro não me chamou tanta atenção na época do lançamento, mas agora estou bem interessada na leitura. Adoro super heróis (e os vilões) da Marvel e saber que a escrita do autor é assim tão agradável, além do fato dele dialogar com o leitor, me deixou com muita vontade de ler. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, o livro realmente é uma leitura agradável e diferente. Espero que goste. ;)
      Obrigada pela visita!,

      Excluir
  4. Como eu sou apaixonada por qualquer coisa que se relacione a Marvel, eu já queria esse livro há um bom tempo. Acho muito interessante o fato de ele nos apresentar coisas que ficam meio obscuras nos filmes, sempre ficamos com alguma dúvida, e é bom quando temos a oportunidade de nos aprofundar nesse universo. Também curti a forma como o autor dialoga com os leitores, no meu ponto de vista isso torna a narrativa mais próxima de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrini miga rrsrsrs vc vai adorar a leitura então. ;)
      Obrigada pela visita! Não deixe de ler.

      Excluir
  5. Oi Mih!!
    Já vi outras resenhas por ai falando mega bemm!
    Mas definitivamente n faz meu estilo!
    Mas parece uma leitura agradável e p qm gosta formidável!!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline que pena que não é seu estilo. Pra quem curte realmente é uma ótima leitura. ;)
      Obrigada pela sua visita!

      Excluir
  6. OWNNNNN quero esse livro para ontem.

    Eu amo amo mitologia, e fiquei muito feliz que você gostou do livro, me deixa mais tranquila para lê-lo. É ruim quando você vai com muita expectativa em um livro e ele não é tudo o que você imaginou.

    =)

    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud espero que você goste assim como eu! Não vai se decepcionar! ;)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Pra quem ama Mitologia Nórdica (tipo eu!) essa é uma leitura indispensável. E pra quem não conhece muito também é indispensável, afinal, Mitologia Nórdica não é só Thor, Odin e Lóki... E o que falar dessa capa divina? Eu preciso, sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anelise vc disse tudo, afinal Mitologia Nórdica não é só Thor, Odin e Loki. Vc vai conhecer muitos personagens legais que tbm estão presentes nos filmes. ;)
      Obrigada pela sua visita! Que vc adore!

      Excluir
  8. Oi Miriam tudo bem, essa é uma leitura que vou deixar passar, pois quem vai ler é minha resenhista Flavia, bem eu tenho vontade de ler mais sobre Mitologia, eu assisto aos filmes e isso desperta a curiosidade, mas ainda tenho certa resistência que preciso superar, pela sua resenha foi possível perceber que o autor é bem convincente na história, espero poder ler um dia esse livro. Adorei sua resenha.
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dani, pra quem não curte muito, talvez a leitura não seja tão satisfatória. Mas espero que se tiver a oportunidade de ler, que vc goste. ;)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oie, tudo bom?
    Eu adoro as histórias da Marvel e fiquei curiosa para ler esse livro quando foi lançado. Achei interessante a narrativa usada pelo autor e também achei interessante para saber um pouco mais sobre mitologia. Uma leitura que espero fazer um dia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eie Aline, espero que vc goste quando ler. É livro muito bom! ;)

      Excluir
  10. Olá... tudo bem??
    Adorei a resenha... já é a segunda que leio hoje e fico cada vez mais interessada pela leitura do livro... ele tem os elementos atrativos... que despertaram a minha curiosidade... sempre quis saber um pouco mais dessa mitologia nórdica sem achar algo cansativo para ler... então acredito que esse seja o livro... xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste Diana! :)
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.