Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

domingo, 22 de março de 2015

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor(a): Jojo Moyes
Classificação: 4.6 [Skoob]
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Gênero: Young Adult, Romance, Drama



'' Senti o cheiro das flores de lótus na brisa noturna, ouvi os sons distantes de copos tilintando, de cadeiras sendo aproximadas às pressas, a música de alguma comemoração ao longe, senti a carga da natureza descontrolada. Alcancei a mão de Will e a segurei entre as minhas. Pensei, por um instante, que nunca mais me sentiria tão intensamente conectada ao mundo, a outro ser humano, como naquele momento.''

Louisa Clark é uma jovem inglesa de 27 anos, e ela está oficialmente desempregada!
Isso vai  se tornar um problema grande, porque ela é a única a ajudar o pai com as despesas. A mãe precisa ficar em casa para tomar conta de seu avô que sofreu um derrame, sua irmã ganha muito pouco e gasta a maior parte com seu filho pequeno, então as responsabilidades estão sobre os ombros de Lou. Na busca por um emprego, em uma pequena cidade e na época de recessão, ainda sem nenhuma formação superior, Lou não sabe mais ao que recorrer, até aparecer um emprego de cuidadora para um tetraplégico em uma grande mansão da região. O trabalho não poderia ser assim tão dificil certo? Exceto pelo humor de seu paciente, Will.

Will sofreu um acidente, ele foi atropelado e perdeu quase todos os seus movimentos, mas ele ainda pode se comunicar normalmente. O fato de ter ficado paralisado e preso a uma cadeira pelo resto de seus dias, quando ele na verdade era um homem super ocupado, dedicado ao seu trabalho, e amante da vida, o transformou em um homem amargurado, mal humorado e rude. O fato de permanecer durante tanto tempo na mesma posição, fez com que seu corpo desenvolvesse múltiplas doenças, isso faz com que sua carga de remédios diários, seja enorme, além de ter que receber diversos cuidados especiais e ainda ser internado as vezes pelo desenvolvimento de alguma infecção ou algo que não foi tratado com tanto cuidado. Lou vai ter que aprender tudo isso, e quando a mãe de Will a contrata, ela fica bastante apreensiva quanto ao cargo, mesmo sendo acompanhada diariamente pelo enfermeiro de Will, e tendo todos os recursos necessários para que ele receba os melhores tratamentos, a garota não tem certeza se esse é realmente o tipo de trabalho que ela estava precisando, mesmo com o salário excepionalmente bom para quem não tem nenhuma formação na área. A verdade é que Lou foi contratada para que Will se sentisse renovado, para que ele visse a jovialidade da moça e encontrasse alguma nova razão para viver, já que ele tem um plano muito bem definido e que seus pais não querem concordar.


Esse livro é realmente sobre amor, e sobre como o amor é uma escolha que fazemos diariamente. Eu já tinha sido avisada pra preparar os lencinhos porque ia me emocionar e chorar, mas até então eu não tinha lido nem mesmo a sinopse da história, e eu fiquei profundamento envolvida e me vi desmoronando primeiramente quando eu descobri que se tratava de tetraplegia. Meu noivo sofreu um acidente em 2008, nós ainda não nos conheciamos, e durante a queda ele também fraturou o pescoço e ficou tetraplégico. Quando eu soube da história completa dele, eu não conseguia acreditar, porque ele não tem nenhuma sequela do acidente atualmente, ele se recuperou completamente, e a vida dele é um milagre pra mim. Então eu posso dizer que a realidade da Lou, foi a minha por um momento. Eu consegui enxergar e viver os problemas diários de Will e me vi na situação de Lou ao se aproximar dele cada vez mais.

Os dois tem personalidades encantadoras e únicas, ela com a sua irreverência, o seu modo de enxergar a vida apesar das dificuldades, a sua maneira de externar o que estava sentindo através de suas roupas, o seu coração bom mas ao mesmo tempo magoado e ciumento, tudo isso fez da personagem extremamente humana e identificavel. Will por sua vez, é frívolo, rude e mal humorado, e você tenta se imaginar na pele dele, um homem de 35 anos que tem que depender de alguém até mesmo para colocar um canudo em sua boca! Eu imaginei o quanto aquilo era angustiante e degradante para ele, assim como deve ter sido pro meu noivo, e isso me fez sofrer, partiu meu coração, me colocou face a face com a realidade. Uma realidade cruel, diga-se de passagem, onde pessoas sofrem, onde pessoas que nunca se imaginaram doentes e debilitadas, passam a enxergar o outro lado, o lado de quem depende do próximo.

'' Eu gostaria de sentir pena dele. Eu realmente queria. Quando o pegava olhando para fora através da janela, pensava que ele era a pessoa mais triste que eu já conhecera. E à medida que os dias se passavam e eu notava que sua condição não tinha relação somente com o fato de estar preso naquela cadeira ou com a perda de sua liberdade física, mas por uma série infinita de problemas de saúde, riscos e desconfortos, concluí que, se eu fosse Will, provavelmente também me sentiria infeliz.''

Lou foi uma luz que se acendeu na vida de Will, que trouxe pra ele um novo fôlego, momentos espaçados de felicidade em meio ao sofrimento, e como a autora consegue nos envolver na história deles através de sua escrita, através dos pequenos detalhes da história que aquecem o seu coração e te deixam sempre com aquela expectativa de que tudo vai dar certo no final, o sarcasmo de Will, sua inteligência, sua maneira de avaliar as pessoas, e o jeito de Lou de cuidar, de não esperar ser recompensada por isso, é o mais bonito do relacionamento deles. Entretanto, como eu disse lá em cima, amor é sobre escolhas, sobre escolher o outro, e escolher deixar o outro ser feliz da maneira que ele decidir, porque isso é o que vai te fazer feliz também. O amor de Lou e Will é sem egoísmo, sem esperar nada em troca, mesmo que o outro decida tomar decisões diferentes das que vão te agradar.
'' Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender. Eu não podia dizer isso a ele, é claro- Will e eu nunca fomos bons em conversar- , mas eu queria mostrar. Uma promessa tácita, se preferir, de que existe algo maior, um futuro melhor.''

E foi assim que Jojo Moyes ganhou meu coração, com uma história de ficção que pode ganhar vida, que foi real pra mim, e que é a realidade de milhares de pessoas nesse mundo enorme. Por esses e outros motivos é que o meu coração quase não se aguentou de emoção quando anunciaram a adaptação cinematográfica da obra.



Emilia Clarke (A Dany de GoT *--*)  e Sam Claflin foram os escolhidos para interpretar Lou e Will, e o filme chega as telas ainda em 2015. E a autora também divulgou um segundo livro! ''After You'' será lançado em 29 de setembro, ainda sem data de lançamento no Brasil.
                 

21 comentários :

  1. Amiga eu simplesmente amei a sua resenha
    Estou com vontade de ler esse livro por conta do filme.
    principalmente por conta da atriz Emilia que amo em GOT.
    Mas tipo, eu ainda não tive oportunidade de ler por conta da grande quantidade de leitura que ainda tenho que fazer, mas espero gostar bastante da história, porque depois de tudo que você contou fiquei ainda mais curiosa. Espero ler assim que puder e tirar minhas conclusões sobre o livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/louca-para-ler-3-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Acho que você vai gostar bastante, a história é linda e muito tocante.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  2. Ai, ainda não li esse livro. Nem sei o motivo, na verdade, porque morro de vontade de fazer isso. Fiquei morta de feliz quando vi que o filme vai sair e quando anunciaram os escolhidos para o papel. Amo a Emilia e o Sam. Essa história é linda demais. A sua resenha está maravilhosa! Vou colocar esse livro no topo da minha lista, porque já esperei demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, você vai amar, tenho certeza, mas já fica com o pacote de lencinhos na mão! HAHAHA
      Muito obrigada.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Carla.
    Fiquei tocada com sua resenha. Realmente é uma realidade tão difícil para quem tem que conviver com essa situação e eu tenho certeza que verei muitas pessoas passando por isso, por estar cursando medicina. Eu já preparei meus lencinhos para ler o livro e ver o filme. Só soube do livro quando divulgaram os atores escolhidos -lindos e maravilhosos- e mal posso esperar para conhecer a história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, obrigada!
      Seu curso é um sonho, Deus te abençoe porque tem que ter nervos de aço mesmo, eu não suportaria, mas sei que tem gente que nasceu pra isso. Acho que você vai amar o livro, é muito fofo e tocante mesmo.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!
    Esse livro é tudo de bom mesmo *-* tenho ele e acho a história e o desenvolvimento divinos!

    Jojo Moyes é boa demais!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Carla.
    Adoreiiii a resenha, super mega bem escrita. Ameiii a foto e seu óculos.
    Lindas essas quotes heim... Quero muito ler esse livro.
    :D

    Ah, assista a vinheta do meu vlog.
    VINHETA

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Muito obrigada, fico super feliz quando vocês curtem as resenhas.
      Espero que leia e goste tanto quanto eu, super lindo.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Carla, não tive o prazer de ler alguma coisa da Jojo, mas sei o quanto seus livros são bem cotados. Gosto quando os livros tem enredos que podem ganhar a realidade, trás a história para mais perto do leitor e satisfaz ainda mais.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, é exatamente isso que você disse, trás mesmo o leitor para mais próximo da história. Espero que você goste tanto quanto eu quando ler.
      Beijos

      Excluir
  7. Já estou querendo ler esse livro há um bom tempo. Acho a história linda e tenho absoluta certeza de que vou me emocionar muito com cada página. Gosto muito de tramas que conseguem mexer nos nossos pontos mais profundos, e essa parece ter exatamente essa capacidade. Eu adoro a capa e a sinopse, e fiquei muito contente com a notícia da adaptação cinematográfica. Só espero que consiga ler o livro antes da estreia do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrini!
      A história é mesmo tocante e te deixa com aquela sensação de querer fazer a vida valer a pena. Acho que você vai gostar muito mesmo! Tente ler antes do filme, é sempre legal né?
      Beijos

      Excluir
  8. Oh Meu Deus!! Que história perfeita, simplesmente preciso desse livro! Quero muito conhecer esse casal e me envolver nessa situação tão dramática. Nossa, Graças a Deus que seu noivo se recuperou hein...

    Vai ter adaptação?! o.O surtando
    Vai ser com a Mãe dos Dragões e com o Finnick?! Ahhh que perfeito!!!
    Só quero os livros e o filme pra ontem!!

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho esse livro há um ano e ainda não li, acredita? Tinha comprado porque adorei essa capa e ouvi muitas críticas boas á respeito, comecei á ler as primeiras páginas mais não levei adiante porque na época não estava muito no clica de romance e drama, mas com certeza irei ler ele, já está na minha lista de leituras pendentes.
    http://lecry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Q lindo, sua resenha é perfeita.
    Eu amo esse livro, quero muito saber como esta Lou, nesse novo livro, embora sei q vou sofrer por Wil ...
    Depois q li esse livro de Jojo, li tds os dela, estou aguardando essa continuação ansiosamente.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha lido pelo celular e amei ,e o segundo livro é melhor ainda,espero que os atores do filme saibam interpretar tão incrivelmente como o livro,pois quem assisti não se arrependerá, o humor de Clarke e a maneira que o Will enfrenta e questionador e julgador ,não sei porque mais esse livro me lembrou do filme Intocáveis

    ResponderExcluir
  12. Cada vez mais apaixonado por esse livro, eu preciso ler! haha
    Torcendo pra ganhar a promoção do blog!!

    ResponderExcluir
  13. Gentii1 Esse livro é a minha life! Gosto tanto dele que quando soube que ia virar filme, eu quase pirei. Amei os atores e ahh gente amo muito. Adorei sua resenha. Esse história é muito tocante né! ahhh (suspiro)

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.