Filme [Cinquenta Tons de Cinza] : Crítica

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hello people!
Em todas as redes sociais nos últimos dias só temos visto mais e mais notícias e divulgações sobre um dos filmes mais esperados do ano, é claro que estou falando do polêmico Cinquenta Tons de Cinza. O filme vendeu mais de 3 MILHÕES de ingressos na pré-venda mundial, vocês já viram algo assim? Porque eu não estou me lembrando de nada do tipo. Ontem, dia 12 de Fevereiro (Dia dos Namorados nos EUA), foi a grande estréia mundial e eu e a Paula aqui do Paradise fomos conferir o resultado da adaptação.
Primeiro quero dizer que estava realmente ansiosa para ver o resultado depois de tanta divulgação, tantas cenas que ''vazaram'', e tanto comentário a respeito das atuações. Vou fazer comentários sobre cada um dos tópicos que considero necessários e vou classificar cada um separadamente, assim acho que a minha opinião ficará mais clara. Vem conferir!





Título: Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Grey)
Lançamento: 12 de Fevereiro de 2015
Direção: Sam Taylor-Johnson
Gênero: Erótico, Romance, Drama
País: EUA
Distribuidor: Universal Pictures



ROTEIRO:
 

Levando em consideração que eles precisaram trabalhar a partir de um livro com uma escrita muito pobre e repetitiva, acredito que fizeram um bom trabalho com o material que eles tinham. Os ''mimimis'' de Anastasia e as cansativas cenas de sexo por exemplo, foram excluídas, ( não vi nenhuma referência a deusa interior, graças!) e nos diálogos observamos grande semelhança com o livro, a verdade é que o conteúdo do livro foi mantido, só melhor elaborado e eles investiram em um certo grau de humor. Um exemplo disso é a cena onde eles discutem o suposto contrato de submissão, vimos um leve tom de provocação, o que tornou a cena interessante. As cenas de sexo foram muito bem trabalhadas, os cortes e jogos feitos com a câmera, a iluminação e a perfeição da estrutura dos cenários deixaram as cenas bonitas e muito sensuais. Na minha opinião, sexy na quantidade necessária, e até mesmo romântico em alguns detalhes, mas se você está esperando um grande investimento no quesito BDSM pode tirar o cavalinho da chuva, o que você vai ver é no máximo chicotes, correntes, e algumas palmadas.

ATUAÇÃO:
Jamie Dornan : / Dakota Johnson: 

Confesso que estava apreensiva quanto a atuação de Jamie Dornan, ele não é o Christian que eu imaginei quando li, e sei que a grande maioria dos fãs também não ficou satisfeita com a escolha, mas eu sempre deixei em aberto a minha opinião e resolvi dar uma oportunidade com a mente aberta, e vou dizer que ele me surpreendeu. Ele trabalhou bem, a frieza, a possessividade, e o jeito intimidador de Christian estavam lá, mas o que realmente me impressionou nele foram as expressões durante as cenas no quarto vermelho, ele conseguiu me transmitir a sensação de prazer que o sadismo pode causar, eu consegui ver essa dureza na expressão dele, e isso foi o suficiente para me ganhar. Dakota Johnson entretanto roubou a cena, e eu não esperava menos levando em consideração que o livro é narrado por Ana, então o foco era dela. A atriz desempenhou muito bem o que lhe foi proposto, insegura, apaixonada, receosa, e principalmente emocionalmente abalada pela personalidade conflitante de Christian. Li comentários dizendo que Jamie estava muito travado e que havia desconforto entre o casal durante as cenas juntos, mas vou discordar e justificar dizendo que a personalidade de Christian causa esse tipo de sensação ao longo da história (e quem leu vai se lembrar que Anastasia menciona isso o tempo todo.) e os atores souberam trabalhar isso bem, e ainda sim desenvolveram uma química interessante, nos olhares, brincadeiras, expressões e nas cenas intimas também. A única coisa que realmente me incomodou foram os beijos, achei que investiram em cenas quentes, mas os beijos deles não foram avassaladores como eu esperava, fiquei me questionando se isso também foi providencial devido a frieza e a falta de abertura que Christian dava a Ana, alguém mais notou isso? 

CENÁRIO, FOTOGRAFIA E FIGURINO: 

Eu acompanhei todos os vídeos que foram divulgados com comentários da equipe e do elenco, e já estava satisfeita com o que tinha visto. Os locais onde as principais cenas ocorreram eram muito bonitos e estruturados, a atmosfera de limpeza e organização do apartamento e empresa de Christian foram muito bem captados, obras de arte, tecnologia, tudo bem ambientado. O apartamento de Ana e Kate demonstrou ser muito confortavel e trazia mesmo aquele ar de '' garotas da faculdade'' que eu esperava. As cenas no ar, sobrevoando Seattle e a Georgia foram de tirar o fôlego de lindas, assim como a vista noturna das janelas do apartamento. A maneira como a luz natural foi utilizada foi interessante pra dar um ar mais leve nas cenas, e os planos focados em partes do corpo deixava o efeito visual muito sensual, por exemplo em cenas onde o foco era na pele da Dakota e ela estava muito arrepiada. Agora sobre o figurino, roupas pra que né gente? E Dakota está nua uma boa parcela do filme!HAHAHAHAHA. Mas nos momentos em que estava vestida eu gostei do que vi, conseguiram transforma-la numa jovem que está na faculdade, com vestidinhos, jeans e camisetas. Já Jamie mostrou como sempre consegue ficar lindo tanto de terno quanto sem, e como pode ser controlador também.

TRILHA SONORA:



Sem sombra de dúvidas a melhor parte do filme *----*, você pode conferir todas as músicas num post que eu fiz sobre a trilha Clicando Aqui. Na grande maioria dos filmes quando escolhem as músicas para compor a trilha, é utilizado apenas uma versão instrumental nas cenas, mas em Cinquenta Tons eles utilizaram todas as músicas divulgadas de uma maneira linda. A voz de Beyoncé foi essencial pra tornar as cenas ainda mais sensuais, e Ellie Goulding deixou a cena do voô no helicoptero ainda mais romântica e de tirar o fôlego. O encaixe que a trilha proporcionou foi essencial pra compor a tensão e o erotismo do filme, e eu adorei!


Bom, eu que li posso dizer que gostei bem mais do filme. Já disse que o livro não me prendeu, achei mal escrito e exagerado, e o filme conseguiu filtrar bem o conteúdo. Acho que desenvolveram bem e colocaram o que era realmente relevante da história, atuações poderiam ter sido melhores mas foram o suficiente e o ar cômico que deram deixou tudo mais leve. Quem não leu, mas gosta do gênero vai ficar satisfeito com o filme, e o melhor é não ter expectativas, vá com a cabeça aberta e se divirta.

25 comentários :

  1. Acabei de ver o filme e ainda estou desmaiada. KKKKKKK Brincadeiras à parte, gostei do que vi. Os beijos realmente não foram lá aquela coisa de tirar o fôlego, mas as cenas foram muito bem trabalhadas. Amei a visão de Seattle através das janelas do apartamento dele. Gostei particularmente da última cena no quarto vermelho por conta da expressão do Jamie. E a Dakota tava arrepiada mesmo, reparei também. Mas, né, quem não ficaria? KKKKKKK
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília! HAHAHAHAHAH
      Que bom que você gostou, tivemos opiniões parecidas então né?
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Carla.

    Eu ainda não vi o filme e nem pretendo ver no cinema (falta de dinheiro e tempo). Eu li apenas o primeiro livro e, vou te dizer, ODIEI! A escrita é tão... Argh... Já li fanfics ruins melhores que esse livro, rs. Por isso não estava nem um pouco ansiosa pelo filme, apesar de ser fã do Jamie Dornan (já viu The Fall?! É genial e ele está EXCELENTE na série). Acho que a única coisa me agradou em tudo isso e em toda essa divulgação foi a trilha sonora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary!
      A trilha sonora é realmente o ponto alto do filme, que bom que pelo menos esse você também curtiu.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Carla, tudo bem?

    Tá ai um filme que eu não faço questão de ver. Nem terminei de ler o primeiro livro, para você ter uma ideia. Então esse é aquele filme que todo mundo fica falando e eu fico na minha =P. Porém, a trilha sonora dele está impecável

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel!
      Eu sou sempre a que quer ver antes de poder comentar qualquer coisa, mesmo que seja relacionada a algo que eu não tenha gostado antes, como é o seu caso com o livro, então acho que nenhuma experiência é desperdiçada. Beijos

      Excluir
  4. Eu confesso que a estreia não me atraiu nem um pouco (me julguem). E não é nem pelo conteúdo erótico e sadomasoquista (ok, talvez um pouco), mas eu tentei ler o livro, e ele não me desceu, então eu fiquei meio desestimulada pelo longa. Depois de ver tua crítica, que eu achei muito bem organizada, talvez eu dê uma olhada nos trailers hahaha A história não me atrai, e não adiante, a primeira impressão sempre prevalece pra mim! Mas parabéns ´pela clareza e qualidade das tuas opiniões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, tem que ter uma cabeça aberta tanto pra ler, quanto pra ver o filme. Além de eu achar super importante deixar os nossos preconceitos e tabus de lado, mas claro que não está a salvo da crítica, principalmente das negativas, por isso eu sempre acho que vale a pena ver, ou ler.
      Obrigada, que bom que você gostou do texto mesmo assim.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiee

    Li a trilogia e vi o filme mas não morri de amores por nenhum dos dois é realmente o Gray foi bem fraco achei a Ana bem melhor.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa,
      ainda mantenho minha opinião que é melhor filme do que livro. Achei o Dornan satisfatório, não esperava muito mais.
      Obrigada por comentar!
      Beijos

      Excluir
  6. Ainda não assisti o filme, as críticas sobre ele estão bem variadas e eu não sei o que esperar, mas parece que ele vai me agradar. A trilha sonora realmente é a melhor parte do filme *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as críticas estão muito variadas, por isso sempre acho que vale a pena a gente ver e tirar nossa conclusão. Espero que você goste, pra mim foi satisfatório.
      Trilha sonora que eu não paro de ouvir. HAHAH
      Beijos

      Excluir
  7. Concordo com tudo que você falou! A trilha sonora ficou incrível <3 E a Anastasia do filme é bem melhor do que a do livro justamente por causa da ausência daqueles "mimimis" dela, né? Também notei esse ar cômico no filme que não vi no livro. Enfim, também gostei mais do filme, apesar de ser só mais um romance, só que com algumas cenas mais quentes hahah
    Beijos

    Devaneios Insignificantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!
      Que bom que tivemos a mesma opinião né? hehe
      Eu também acho isso, a cabeça das pessoas é tão cheia de preconceitos e tabus que não enxergam que não passa de um romance com umas ceninhas mais quentes.
      Beijos

      Excluir
  8. PELO MENOS A TRILHA JÁ VI DOIS BLOGS APLAUDINDO.
    NÃO VEJO A HORA DE ASSISTIR DE PERTINHO :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lissandro,
      a trilha sonora é perfeita, isso é inquestionavel pra mim.
      Espero que você curta :)

      Excluir
  9. Adorei o filme ,mas não li o livro ainda e não sei bem se vou comprá-lo ou não. Estou com uma grande dúvida em relação a isso. Gostei bastante do filme e estou ansiosa para assistir a sequência,pois o filme termina de uma forma na qual te deixa com vontade de saber a continuação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Que bom que você curtiu! O essencial do conteúdo do livro foi colocado no filme sim, então se você não for como eu, uma pessoa muito curiosa e que ama saber tudo quanto é detalhe, acho que não vai valer tão a pena ler. Se você estiver muito ansiosa quanto a continuação, pode pular pro segundo livro também porque vai conseguir perfeitamente bem.
      Beijos

      Excluir
  10. Adorei o filme ,mas não li o livro ainda e não sei bem se vou comprá-lo ou não. Estou com uma grande dúvida em relação a isso. Gostei bastante do filme e estou ansiosa para assistir a sequência,pois o filme termina de uma forma na qual te deixa com vontade de saber a continuação .

    ResponderExcluir
  11. Não posso achar nada do filme, não gosto de criticar ou reclamar de nada sem almenos ter visto, tenho que tirr minhas proprias coclusoes, mais achei suas classificaçoes bem boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian!
      Eu tb sou assim, só gosto de falar sobre o assunto quando sinto que tenho alguma propriedade. Espero que você curta mesmo assim, obrigada por comentar!
      Beijos

      Excluir
  12. Esse e um filme que esta dando muito o que falar ainda não assistir ao filme mas já ouvi muitos comentários relacionados aos protagonista fiquei bem curiosa sobre o filme ter um pouco de humor, mas escutei a trilha sonora do filme e ficou perfeita a Beyoncé arrasando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!
      Pois é, esse filme gerou uma polêmica enorme, espero que você curta.
      A trilha sonora é realmente maravilhosa.
      Beijos

      Excluir
  13. Oiee!
    Concordo em grande parte com você, a Dakora com certeza deu um show, eu não estava dando nada por ela afinal nunca tinha assistido nenhum filme com ela então não sabia o que esperar, e tive uma grande surpresa, ela foi incrível.
    Já o Jamie, eu esperava mais dele, sei lá, pra mim faltou alguma coisa.
    Quando os atores foram divulgado eu não gostei, mas no final eles se sairam bem juntos. No geral eu gostei, as senas de sexo não ficaram tipo filme pornô, e a trilha sonora foi show.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda!
      Legal termos as opiniões parecidas, a gente parece gostar das mesmas coisas :)
      Como eu nãoestava esperando muito dos dois, acho que foi por isso que achei o Jamie satisfatório no papel, mas Dakota roubou mesmo a cena.
      Beijos

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.