Resenha: Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Titulo: Para Onde Ela Foi [Se Eu Ficar #2]
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Classificação: 4,2 [Skoob]
Páginas: 219
Gênero: Young Adult,Romance, Drama
Eu demorei um pouco para ler este livro, mas quando comecei ele aí eu garrei mesmo na leitura. O livro foi ruim? Não! Mas eu passei muita raiva? SIM! Como informado na contra capa do livro, "Para Onde Ela Foi" se passa três anos depois que Mia acordou do coma, e vamos entender que rumo a vida dela tomou e a de Adam também.

PODE CONTER SPOILERS DO 1° LIVRO [SEU EU 
FICAR RESENHA AQUI]


Aqui vamos ter um livro inteiro narrado pelo Adam, e como disse antes a leitura se passará 3 anos depois que Mia acordou do coma........... e o abandonou.
Gayle Forman nos apresenta neste livro uma personalidade totalmente diferente de Adam, que agora é um rock star e sua banda está no auge. E de Mia, que agora é uma violoncelista renomada. Mas eles estão separados a três anos e nenhum participou dessa evolução do outro.

Depois de Mia o ter abandonado sem um simples "Adeus", ou "está tudo acabado", Adam nunca mais foi o mesmo. Agora ele é praticamente um zumbi, que faz os shows e segue tudo o que seu empresário diz sobre sua agenda, o fato de ser famoso, não traz sua felicidade, ele perdeu o amor pela música do mesmo modo que perdeu Mia.
"Mia... Você não entende? A música é o vazio. E você é o motivo."
Só que em uma noite, a vida de Adam muda totalmente. Por devidos acontecimentos (que não irei citar) ele reencontra Mia, mas era um momento pelo qual ele não estava preparado, eram tantas perguntas que ele queria fazer, e principalmente queria saber o "porque ela o tinha deixado?", "porque nunca mais entrou em contato?", mas essas palavras não saíram. Depois de tantos anos sem vê-la, quando olham um para o outro é com se fossem completos estranhos.

"Eu pago e entro no teatro frio e pouco iluminado. Deslizo para meu assento e fecho os olhos, lembrando-me da última vez que fui a um concerto para violoncelo em algum lugar tão chique. Cinco anos atrás, no nosso primeiro encontro. Assim como aconteceu naquela noite, sinto uma grande excitação, mesmo sabendo que, diferentemente daquele dia, hoje eu não vou beijá-la. Ou tocá-la. Ou mesmo vê-la de perto. Essa noite eu vou ouvir. E isso será o suficiente."

"Quando Mia tocava, sua concentração era sempre marcada sobre seu corpo: um vinco entre a testa. Seus lábios se fechavam tão firme que as vezes perdiam toda cor, como se todo o seu sangue fosse para as mãos."
A partir desse reencontro, a autora vai nos guiar  por uma linha onde vamos ter Adam lembrando momentos do passado com Mia, e depois voltamos para o presente, onde eles estão em Nova York. Mas nenhum consegue falar sobre 3 anos atrás, e é aí que o livros nos apresenta diálogos com assuntos aleatórios, porque sentimos o desconforto de ambos, pois não sabem o que dizer ou muito menos como se comportar um com o outro. E a única coisa que ficamos esperando com muita ansiedade é : "quando ela finalmente vai se esclarecer?", "será que tudo vai voltar ao normal entre eles?".

 A carga dramática colocada pela autora é muito grande, nós realmente acompanhamos, o quanto Adam sofreu, e simplesmente sofremos junto. A cada início de capítulo quando está narrando o presente, tem um trecho de alguma música do álbum Collateral Damage (clique aqui para ver), composto por Adam quando Mia foi embora. Todas as letras são lindas, e você entende ali cada sentimento dele.
Por que eu disse que passei raiva lá no início da resenha? Porque para mim o motivo da Mia foi meio sem noção, e isso não justifica tudo o que Adam teve que passar, mas como não posso mudar nada...me conformei shuahsuahsuahsua, e recomendo pra quem gosta de um bom drama com um pouco de romance, apesar de que não temos tantos momentos fofos quanto tivemos em "Se Eu Ficar".

Alguns Quotes que eu gostei:
"Eu a culpei por tudo isso, por partir, por me arruinar. E talvez isso tenha sido a semente, mas dessa sementinha cresceu esse tumor. E sou eu quem a alimenta. Eu a rego. Cuido dela. Mordisco suas amoras venenosas. Eu a deixo se enrolar no meu pescoço, sufocando o ar em mim Fiz isso. Tudo sozinho. Tudo para mim mesmo"
"-Você deveria largar o cigarro.- ela diz.
-Não é tão fácil.
-Bobagem - Mia diz com uma confiança que me faz lembrar sua mãe, Kat, que se vestia de certeza como uma velha jaqueta de couro e que tinha uma boca que podia fazer um roadie corar - Largar não é difícil. DECIDIR largar é difícil. Quando você decide, o resto é fácil.
-Sério? FOI ASSIM QUE VOCÊ ME LARGOU?"
~xoxo 

20 comentários :

  1. Heey!!
    Olha, eu já li Se Eu Ficar e não tenho nenhuma pretensão de ler Para Onde Ela Foi (embora eu tenha o livro na estante). Sua resenha é muito boa, mas ainda assim prefiro não ler rsrs
    Abraços!!
    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuhauaha se você já tem na estante ... não pode deixar ele lá sem ler, quando não tiver ideia do que ler, pega ele, em um dia você lê rapidinho!!
      Obrigada pela visita!
      xoxo ♥♥

      Excluir
  2. Ainda não li Se Eu Ficar e nem Para Onde Ela Foi, mas estou com muita vontade. Já vi opiniões de todos os tipos acerca dos dois livros e mesmo assim quero lê-los para tirar minhas próprias conclusões. A resenha está ótima.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecília, e já adianto que vale a pena tirar sua própria conclusão!!
      Aí vai saber se realmente é bom ou não!

      Obrigada pela visita!
      xoxo ♥♥

      Excluir
  3. Oi Nik!
    Para ser sincera, romance não é meu gênero de leitura. Ainda assim dei uma chance a "Se eu ficar" e não gostei, tanto que nem quis ler a continuação.
    A maioria das reações que eu vi dizia que "Para onde ela foi" era muito melhor que "Se eu ficar". O que eu ainda não tinha visto era uma reação raivosa, rsrs.
    O que eu achei bacana é que a autora criou uma nova história e não se limitou a simplesmente narrar os mesmos eventos pelo ponto de vista do Adam.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nick.
    Ainda não li Para onde ela foi, por achar que será um livro que assim como para você irar me despertar um pouco de raiva da protagonista. Ao saber do que se tratava o segundo livro fiquei um bom tempo pensando o que levou Mia a fazer isso, ela ao meu ver só se mostrou infantil e a autora na minha humilde opinião só arrumou tal motivo para ganhar mais dinheiro com a continuação.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda tenho que ler o volume um! RSRRrs O negócio é tempo, nem o filme assisti ainda.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nik, confesso que passei raiva com o livro. Além de não ter curtido muito Se eu ficar... eu consegui não curtí-lo ainda mais quando propõem uma trama nada realista... sei lá, se manteve no óbvio... embora as ambientações sejam excelentes... o rumo é tão fraco. O livro que mais curti da autora foi Apenas um dia. Quero muito ler o próximo que será publicado dela... :D

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Também gostei deste livro e achei o motivo da separação dos dois muito nada haver mas enfim a escrita da autora foi melhor neste livro do que no primeiro pelo menos eu achei.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nik.
    Confesso que li Se eu ficar e não gostei.
    Não sou adepta a romances assim. Achei mimimi demais na história e não dei continuidade. Mas confesso que fiquei curiosa para ver esse lado "raivosa" na obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  9. Li a resenha por cima, pois ainda não li o primeiro livro. :/
    Quero ler para poder assistir o filme! Olhei o trailer e me apaixonei, espero que o livro seja tão bom quanto!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Depois de ter me decepcionado com Se eu ficar, li Para onde ela foi sem muitas expectativas e tenho que dizer que amei. O livro me ganhou de uma forma inexplicável, a dor do Adam passou a ser minha. Assim como você, achei o motivo da Mia nada a ver, mas enfim né, não podemos mudar isso.
    Beijos
    Devaneios Insignificantes

    ResponderExcluir
  11. Eu não li o primeiro livro, só vi o filme. Acho que vou esperar o filme deste livro também, simplesmente porque está quase impossível acrescentar mais livros a minha listinha... mas sua resenha me deixou com aguá no boca.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  12. Não faço ideia de qual possa ter sido o motivo dela ter abandonado ele. E qualquer que fosse o motivo, provavelmente te daria raiva do mesmo jeito, porque gente Oo não tinha necessidade disso haha nem li o primeiro livro, só assisti o filme e devo dizer que adorei. Esse segundo volume me deixou extremamente curiosa desde que vi algumas resenhas, e a sua não foi exceção, afinal esse livro parece até mesmo melhor que o outro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O presente do meu grande amor", vem ver!

    ResponderExcluir
  13. Oie, Nik!
    Não li o primeiro livro, não vi o filme, não tive nem um contato com a autora a não ser por resenhas. E não é que estou gostando? Vocês vão acabar me fazendo ler, mesmo que eu não goste desse estilo! Hahaha
    Preciso assistir o filme, especialmente por ser com a Chloe, que eu considero uma boa atriz.

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Como assim ela abandonou ele? Vou dar na cara dessa menina! Depois de tudo o que ele passou por ela '-',agora vou ler so pra saber o motivo ( que você disse que não justificou ><)!
    Tenho certeza que vou sofrer lendo esse livro ç.ç
    Amei a resenha,me deixou curiosa para ler !
    Beijos da Brubs.
    Cantinho da Bruna
    @cantinhodabruna



    ResponderExcluir
  15. Oiee.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas o que li de comentários e resenhas favoráveis me deixou impressionada.
    Então tenho que correr atrás dessa leitura para poder me aventurar nessa sequência, que bom que a história continua fluindo bem.
    Espero ansiosa para ler os dois *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li/assisti Se eu ficar então ainda não li também este livro. Espero ler os dois em breve já que ganhei o primeiro livro e comprei o segundo em uma promoção maravilhosa onde ele estava só 12,00 rs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Prefiro ler Se eu ficar primeiro antes deste, mais achei esse um livro bem legal mesmo por Mia ter abandonado Adam, gosto de um draminha.

    ResponderExcluir
  18. Oie Nik!!
    Sua resenha foi a primeira de muitas que deu apenas 4 estrelas para a leitura, eu poxa a garota perdeu a família, não sei se o motivo dela foi tão bobo assim, e querendo ou não o relacionamento deles não estava muito bem no primeiro livro, outra coisa se ela errou ele também errou porque pelo que vi nas outras resenhas ele também não foi atrás dela, mas vou ler o livro para ver se o que eu escrevi aqui ta certo kkkkkkkkkkkkkk

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.