Resenha + Playlist #30: Faça Amor, Não Faça Jogo- Ique Carvalho

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014



Título: Faça Amor, Não Faça Jogo
Autor: Ique Carvalo
Classificação: 4.8 Skoob
Páginas: 224
Editora: Gutenberg
 


" Quando você sonha, a razão dorme e o coração acorda. Então, deixe o seu coração guiar você. Ele é o único que pode, um dia, levá-lo até o maior sonho da sua vida."

Tantas pessoas me perguntaram o que eu achava a respeito desse livro, se eu indicava a compra, qual era a minha opinião, e eu ainda não tinha lido o bendito. Que inocência a minha! Pelo próprio título eu já havia me identificado, já tinha amado o lindo trabalho de criação e diagramação feito pela Gutemberg, e ainda sim eu resisti! Os textos retratados são um tema recorrente nas minhas rodas de conversas e grupos do whatsapp com as minhas amigas, e ainda sim eu não dei tanta atenção. Ah se eu soubesse... Se eu soubesse que eu ia me encantar, que eu ia rir, chorar e me emocionar a cada mínimo detalhe, desde um pequeno acento, passando pelas folhas vermelhas, os títulos dos textos e chegando as indicações de músicas. Se eu soubesse que esse ia ser um dos melhores livros do meu ano e que me faria refletir tanto, eu já teria lido a muito tempo.

Minha amiga Priscila me disse que eu deveria ler Faça amor, não faça jogo. Ela fez estágio na agência do Ique e acompanhou o processo de desenvolvimento do livro, ela me disse que valia muito a pena, e eu ouvi, mas apenas o coloquei na minha imensa lista de leitura e não como uma das minhas prioridades. Acabei ganhando de aniversário de um outro amigo, o Chris trabalhou durante a bienal aqui em BH e comprou de presente pra mim, com direito a marcador e autógrafo!


Ique escreve sobre a vida, sobre sua família, sobre a doença de seu pai, sobre seu passado, mas principalmente, sobre amor. Tudo começou com o seu blog, o The Love Code, onde ele publica seus textos e reflexões. Para esse livro, foram selecionados apenas alguns e com um toque de poesia, mais uma porção de verdades, ele nos faz enxergar a vida, e os relacionamentos de uma maneira completamente diferente.



"As vezes , as pessoas fazem jogo duro porque precisam saber se os sentimentos do outro são reais. Quantas vezes quis dizer "gosto de você", e não disse?
A pessoa diz sentir sua falta, mas não demonstra.
Ela espera que você adivinhe, com seus superpoderes mentais, que ela precisa de você.
Sabe, esqueça essa teoria de não dar moral.
Se quer ligar, liga.
Vai lá, tenta, quebra a cara, acredita.
Então, viva. Sai dessa. Não viva desse jeito,
de modo que você precise ainda esconder o que sente, só porque alguns "sábios" cuspiram que esse é o seu valor.
Só porque algumas pessoas dizem que não se envolver é a melhor forma de viver."

Eu me emocionei com a sinceridade e a honestidade do livro. As vezes nós realmente precisamos levar esses choques de realidade para conseguir entender a dimensão da vida, e que as vezes temos que parar de levar tudo tão a sério e apenas viver. Nós não sabemos quando vai ser o nosso último dia, e nunca paramos a nossa correria, para nos questionarmos se realmente estamos felizes, em nossos empregos, em nossos relacionamentos, ou se estamos apenas acomodados e seguindo um padrão.




Pelos post its aí nas fotos, vocês já percebem o quanto eu amei né? Se eu fosse marcar tudo que eu gostei, meus post its iam acabar, então selecionei apenas algumas das frases que mais me marcaram ( e fizeram chorar HAHAH) e os meus textos preferidos, entre eles Faça amor, não faça jogo( pág.19), Não é você (pág. 47), e Não só hoje (pág 142).

No ínicio de cada texto (nas páginas vermelhas), vocês conseguem ver um quadradinho aí embaixo no lado direito certo? É chamado de QR CODE, e o Ique indica uma música para acompanhar cada um dos textos. Você baixa o aplicativo QR CODE no seu celular, posiciona sobre o quadradinho e logo que ele identificar, vai abrir o link da música no youtube para você seguir sua leitura inspirado, legal né? Sei que muita gente já conhece esse recurso (a Novo Conceito sempre disponibiliza conteúdo extra de seus livros, e deixa o QR CODE na capa), mas para muitos pode ser uma novidade e achei interessante explicar como funciona.
Montei a playlist com a maioria das músicas que são citadas no livro para vocês se apaixonarem ainda mais e correrem para comprar seu exemplar, no blog dele você ainda consegue adquirir autografado com uma dedicatória personalizada. CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR

Quero agradecer a Pri por ter indicado, ao Chris por ter comprado, e ao Ique por ter escrito esse livro. Ele me fez repensar em várias das minhas atitudes, e espero sempre ler os textos e refletir nas mudanças que quero ver no mundo, começando por mim.
Beijos, até a próxima.

Livro: Faça Amor Não faça jogo - ique carvalho by Paradise Books on Grooveshark

16 comentários :

  1. Sinceramente o livro faz nos refletir-mo muito. E as vezes temos mesmo que correr atras e fazer o que bem der na cabeça, mesmo que isso faça a gente levar um baita castigo da vida, o que temos que fazer é viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, é exatamente isso! Você também já leu?
      Espero que tenha curtido o post.
      Beijos :)

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Ah que amor! Essa capa, as frases <3 Com certeza quero muito ler em 2015 haha *-* Ameei as fotos flor, a resenha também claro!!
    Fique com Deus! Aguardo sua visita!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, super amor né?
      Obrigada!
      Acho que você vai gostar muito da leitura.
      Beijos :)

      Excluir
  3. Olha eu tenho que confessar que achei toda diagramação do livro MARAVILHOSA, mas ainda não iniciei a minha leitura. Recebi por esses dias da Saraiva pela Black Friday e adorei. Agora eu preciso mesmo é arrumar uns marcadores lindos desse para quem sabe fazer um sorteio em meu blog, porque amei. Espero gostar bastante do livro, porque pelo que vi são vários textos diferentes um do outro né? Enfim...espero amar como vc. E adorei suas fotos. Ficaram maravilhosas amiga. PARABÉNS

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Só pra avisar tá? A minha colunista nova fez sua postagem de estreia hoje. Venha dar uma olhadinha pra dar uma força pra ela =] Ficaria feliz com sua presença viu? Eu nunca peço porque eu acho chato ficar pedindo, mas dessa vez por motivo especial mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Que bom que você curtiu tanto. Espero que consiga os marcadores, e pode me avisar tiver sorteio bacana. São vários textos com reflexões sim, todos eles tratam sobre esses temas que eu citei na resenha, deixa a gente com o coração na mão viu.
      Vou dar uma passadinha por lá tá?
      Beijos

      Excluir
  4. Que coisa mais linda!
    Esse trecho que você postou ali ♥
    Realmente, isso de ficar "se fazendo" é tão coisa de criança. Se quer, vai atrás oras! As coisas são dão certo quando tentamos e ninguém é "adivinha".
    E isso de ter uma música por QR CODE? Que coisa mais linda! Nunca tinha visto o QR ser usado dessa forma. Adorei!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy, Não é verdade? A gente precisa parar de impor regras para os relacionamentos, isso só atrasa a nossa felicidade e a nossa liberdade de se entregar de coração.
      Também achei super massa a ideia do QR code, além de ser prático durante a leitura.
      Beijos

      Excluir
  5. Oie, tudo bom?
    É a segunda resenha que leio do livro e fico cada vez mais interessada em adquirir um exemplar pra mim. Me parece o tipo de livro que faz o leitor pensar e refletir sobre suas próprias ações. Além disso o trabalho gráfico e a playlist estão excelentes.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Acho que você vai gostar bastante, ele é apaixonante do começo ao fim, além de ser uma leitura rápida, realmente daz a gente refletir.
      Que bom que você também curtiu.

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu não sabia desse QR Code Carla, muito obrigada por ter falado *-* rs O livro ta com uma diagramação tão bonita, os textos com certeza devem ser inspiradores. E ah, adorei sua unha rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Tá vendo? Que bom que eu expliquei direitinho então.
      Muito lindo mesmo, dá gosto de ter na estante!
      Muiiiito obrigada, que fofa. HAHA
      Beijos

      Excluir
  7. Que bonito o livro por dentro, gostaria de dar uma olhada nele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem fofinho né?
      Vale a pena só ter na estante!
      Beijos

      Excluir
  8. Quero muito esse livro. Só de olhar pra ele já apaixonei,tudo nele me chama atenção e na playlist tem músicas que adoro . Necessito desse livro urgentemente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi!!!!
      Cê vai amar, tenho certeza :)
      Beijos

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.