Rede Sociais para leitores, já conhece?

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Olá bookaholics!

Hoje trago um post mais informativo. Venho apresentar algumas plataformas digitais, (redes sociais) que eu utilizo e que podem ajudar os amantes de livros a se organizarem. Mas como assim? Organizar como? Se não entendeu direito, eu vou explicar detalhadamente essas redes sociais pra quem não conhece. Nesse post vou falar especificamente, das redes literárias, em breve falarei das redes sobre séries e filmes, que eu utilizo.

Para os que gostam bastante de ler. Como vocês se organizam? Quando querem anotar quotes?  E marcar suas partes preferidas enquanto está lendo?  Anotar a quantidade de livros lidos no ano?  Montar uma meta de leitura?  E anotar quais livros você mais deseja e que estão na sua lista de prioridades? 

Tem inúmeras maneiras de um leitor se organizar, ele pode comprar uma agenda e listar os livros que deseja. Comprar post-its e marcar suas partes preferidas do livro, entre muitas alternativas. Mas isso pode ser de certa forma cansativo. Imagina se você perde sua listinha de livros desejados que fez com tanto carinho? Ou quando está naquela leitura maravilhosa e seus post-its acabaram e não tem como marcar o quote que tanto gostou? Você pode fazer isso tudo virtualmente, e seus dados nunca serão perdidos. 

Para muitos que não conhecem, eu venho apresentar duas plataformas digitais interessantes (que eu utilizo) onde os leitores podem se organizar. O Skoob e o Goodreads. São inúmeras redes disponíveis, mas vou falar somente dessas duas, que são mais comuns. 

O Skoob é uma plataforma em português, bastante usada, que recentemente foi atualizada, com um novo layout que me agradou muito e que instigou muita gente a voltar a utiliza-lo. O Goodreads é semelhante ao Skoob, mas com algumas pequenas diferenças, uma delas, é porque a plataforma é em inglês, mas isso não a torna mais difícil de utilizar, pelo contrário, de certo modo o Goodreads é muito prático. Nesse post vou dar mais foco no Skoob, que é a rede dos leitores brasileiros. 

No Skoob você encontra todo e qualquer livro cadastrado. Obras físicas e digitais, lançamentos que serão publicados por alguma editora, livros também em inglês, mangás, quadrinhos, revistas, Se caso você procure um livro que não esteja cadastrado, você pode cadastra-lo como os dados certinhos. É uma rede extensa. E a partir daí você monta sua Estante Virtual

O que eu posso fazer no Skoob para me organizar e montar minha estante virtual? 
Exemplo: No Skoob você pode procurar um livro que você tenha na sua casa, a partir daí você pode marcar que tem o livro, se você já leu, qual a classificação  que você daria, colocar um comentário da sua leitura. E se estiver lendo?  você pode marcar em que página está, e escrever um comentário do que já leu até agora. Se você não tem o livro e deseja tê-lo, você pode marca-lo como "desejado" , e ele vai aparecer na sua estante como um livro desejado. Não é legal? 

Abaixo, um dos livros da minha estante, que eu já li,  classifiquei, marquei como favorito, e marquei que tenho. Na página do livro, você encontra as informações dele, resenhas já publicadas, quantos já leram, edição e editora, todas as capas, sinopse, entre outras (que você pode ver pela imagem).

Uma das coisas que eu mais gosto no Skoob, é que também é possível você saber o preço do livro, e ele ainda te indica quais todas as ofertas encontradas, ao clicar nos valores indicados (Como mostra a imagem.)


Abaixo, meu perfil do Skoob e como é a plataforma pra quem não conhece. No perfil, você encontra 
quanto livros você já leu, quantos está lendo, quantos quer ler, relendo, quantas resenhas você já fez (sim, você também pode resenhar seus livros lá, e elas ficam disponíveis para todos os usuários da rede), você também pode montar sua meta de leitura do ano, ter amigos, seguidores, marcar quais são seus autores preferidos, participar de grupos de discussão de sagas e séries ou de um livro específico. E com a nova atualização, agora os usuários podem interagir com os amigos por um feed, comentar e curtir as noticias recentes dos amigos e também das editoras.  












O Skoob é uma rede social que eu recomendo muito, você pode se organizar bastante. Confesso que às vezes fico horas organizando minha estante, arrumando por sagas e livros preferidos, assim como faço com meus livros físicos na minha estante real. E o que é ainda melhor, é que agora ele estará disponível em versões mobiles. Por enquanto o aplicativo só está disponível para quem tem IOS (iPhone, iPad), mas em breve está disponível para android.

Eu gosto bastante do Goodreads (perfil ao lado, clique para ampliar), principalmente por que ele possui um aplicativo gratuito e que é super prático e fácil. Pontos interessantes do Goodreads: Você pode interagir com os autores internacionais dos livros, eles estão sempre respondendo perguntas dos fãs, postando novidades; a rede possui o Goodreads Choice Awards, em que você vota nos melhores livros do ano e são inúmeras indicações por gênero, eu acho isso super legal, e o "Best Of" Lists que possui uma lista com os maiores sites de livros da web, e cada um conta os melhores livros do ano. Vale a pena conferir. Quem tiver oportunidade, criem uma conta no Goodreads, e deem uma explorada.


Abaixo, primeira página da minha estante (Clique para ampliar), e como fica a organização pra quem não conhece. Quem quiser, pode ficar a vontade e me adicionar. :) E pra quem não tem uma conta, estão esperando o que para criar?

Em breve eu comento sobre redes que utilizo para organizar filmes e seriados. Quem já usa o Skoob? Quem ai nunca ouviu falar? Pra quem quiser mais dicas sobre o Skoob e Goodreads, podem me perguntar, por aqui ou pelo twitter do Paradise Books (@ParadiseBooksbr) ou até mesmo pelo meu twitter pessoal (@Mih_Francielle). Até a próxima!
Criem suas contas:  Skoob || Goodreads.
 ~XOXO



30 comentários :

  1. Nossa, skoob e goodreads <3 gosto tambem do wattpad, conhece? bom demais pra ler e postar seus textos :)
    adorei o bazinga no comentário HAHAH
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, wattpad é incrível tbm, ótimo pra quem quer arriscar escrever um livro e ter um feedback da galera. Obrigada pela visita! Bazinga.

      Excluir
  2. Eu sou totalmente adepta do skoob, não tenho muita vontade de criar uma conta no goodreads porque acho que o skoob já tem tudo de que necessito.
    Adorei o post e a sua ideia de fazê-lo, parabéns!
    Adorei o blog e já estou seguindo.
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Willma, que bom q já conhece o skoob e gosta. É uma ótima rede. Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Oi!
    Eu adoro o Skoob e já separei um dia para poder organizar minha estante. Sempre vou deixando para depois e quando vejo tá uma bagunça. Mesmo virtualmente isso me incomoda. KKK Alias, acho que minha estante no Skoob é mais organizada que minha estante real :(
    Não me adaptei muito com o Goodreads, mas acho que foi mais pela preguiça de usar.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Silviane, realmente arrumar a estante do skoob é ótimo. Fico horas fazendo isso, enquanto a minha estante fisica é uma bagunça. XD
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Só conhecia o Skoob e tenho conta lá.
    Demorei a começar a mexer, não entendia bem, haha. Mas agora amo de paixão!
    Deixou minha vida literária muito mais organizada.
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca, o skoob é de grande ajuda pra organização não é mesmo!? Eu adoro.
      Obrigada pela visita! ;)

      Excluir
  5. Gosto das qualidades do skoob, ele realmente nos faz um maravilhoso favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Mirian. Que bom q também gosta do skoob. ;) Ele é de grande ajuda. Obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Oi flor, tudo bem?

    Eu suo o Goodreaders, mas só mesmo para controlar minhas leituras e ver alguns foruns, não consigo conciliar tantas redes sociais, é muito pra mim huahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel, o goodreads é muito prático em alguns aspectos né!? Até mais q o skoob. Mas eu adoro os dois. ;)
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Eu uso o skoob e ainda não conheço o goodreads. Estou satisfeita com o skoob e recomendo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, o goodreads é ótimo tbm. Tem ótimas qualidades e é bem prático também. Depois dá uma conferida.

      Obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Uso tanto o skoob quanto o goodreads mas no goodreads gosto de deixar apenas os livros em inglês pq muitas vezes não tem a versão em Português então tem que ficar cadastrando..
    Para ser sincera gosto muito mais do goodreads ainda mais agora q o visuka do skoob mudou...
    Já te adicionei nos dois! Bjs
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camylla, eu acho q não tenho um preferido. Os dois tem ótimas qualidades e eu adoro.
      Te adicionei. ;)
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    As redes sociais de livros são ótimas mesmo. Uso o Skoob pra tudo! Organizar os livros que tenho, separar meta anual, organizar por leituras do mês, e por aí vai. O meu está sempre atualizado, rs, acabei de comprar, ganhar ou doar um livro, já atualizo lá.
    Adoro o Goodreads também, mas uso menos, embora já tenha uns dois anos que eu vote nos melhores do ano, rs.
    Eu tenho o app dos dois, e realmente facilita o uso. Por isso, é muito chato isso do Skoob ainda não ter para Android, porque prejudica muitas pessoas

    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, que bom que também curti essas redes. Elas são excelentes para os leitores. ;)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Amo o Skoob, salvou muito minha vida já. Uma pena eu não lembrar todos os livros que já li pra colocar lá rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha é triste quando não lembramos de todas as leituras neh?!
      Eu mesmo até hoje vou lembrando aos poucos de todas as minhas leituras antigas.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  11. Uso a um bom tempo o Skoob e gosto muito dele, o outro eu não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O goodreads também é ótimo Milena, depois dá uma conferida. ;)
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  12. Oie, Mih! Eu gosto muito do Skoob e sempre tento mantê-lo atualizado, mas nunca me adaptei bem o Goodreads. Acabo só mexendo nele de tempos em tempos.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, o Skoob é ótimo mesmo, o Goodreads tbm é super simples. Que bom que vc tbm acha útil. ;)
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  13. não consigo me adaptar a essas redes sociais ,já tentei mas não consigo de jeito nenhum .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Gabriela, elas são super uteis. Principalmente pra quem gosta muito de ler e se organizar. Espero que depois dê mais uma chance e consiga se adaptar. ;)
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Oi Mih!
    Eu adoro essas redes sociais! Tenho conta no skoob e ainda não me adaptei ao gooreads, haha. Quem sabe um dia? rs

    Beijos,
    Fernanda (http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fernanda, que bom que utiliza pelo menos o Skoob, é ótimo!

      Excluir
  15. Olha eu sinceramente gostei bastante da sua postagem, até porque eu uso muito as redes sociais e uma delas é o Skoob que tem me ajudado bastante em relação aos livros lidos e não lidos e também sempre quando preciso procurar um livro ele é de grande ajuda. Quanto aquele que vc fala de conversar com os autores, eu acho bastante bacana, mas tem que saber um pouco do inglês e ter sorte que eles respondam, porque nem sempre é assim né? =/ São muitos fans. Enfim...Mas eu vou dar uma olhada nele depois.
    Quem sabe?! =x

    E olha meus parabéns. Amei a sua postagem. Muito bacana vc passar isso para seus leitores.
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Silvana, fico feliz que gostou da postagem. Essas redes são sempre essenciais e é sempre bom apresentar elas para quem ainda não conhece. :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.