[TOP 10] - Clássicos Favoritos

sexta-feira, 24 de outubro de 2014



Oi pessoal! Como vocês já sabem, eu sou fã das listas, eu faço lista de tudo que você imaginar, até mesmo faço uma lista com todas as listas que preciso fazer hahhaha. Essa semana conversando com um amigo que entende tudo de cinema, resolvemos propor um desafio um para o outro. Ele vai fazer uma lista pra mim de filmes clássicos que eu vou ter que assistir, em contrapartida, eu teria que fazer uma lista de clássicos obrigatórios para que ele lesse. Daí surgiu esse post! Da lista que separei pra ele, selecionei dez dos meus clássicos favoritos, e as edições de cada um que eu mais gosto pra mostrar pra vocês, queria colocar minhas próprias fotos, mas não tenho todas, na verdade algumas dessas edições estão na minha lista de desejados ainda. Fiquem a vontade pra fazerem a própria lista e postarem nos blogs, e não esqueçam de me mandar!






1-Romeu e Julieta- William Shakespeare
Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço. No entanto, o destino desse amor seria trágico.
Essa edição é da editora Objetiva e foi lançada em 1996, acho essa uma das capas mais bonitas desse clássico, que eu não poderia ter deixado de lado sendo uma grande fã do romance e da poesia.



2- Ilíada- Homero
Homero conta como a cidade de Tróia foi sitiada pelos aqueus, que desejavam recuperar Helena, esposa do rei espartano, Menelau, e raptada por Páris. No poema, Homero fornece várias pistas sobre a posição da planície de Tróia e no século I, o escritor grego Estrabão ampliou a descrição desta planície, que na época se chamava Nova Ilium. Esta obra é considerada a Bíblia da antiga Grécia, uma obra-prima. Os combates travados diante de Tróia, provocados pela ira de Aquiles por Agamenon, e as relações familiares atingidas pela guerra compõem um cenário vivo em cores e real nos sentimentos. O autor é representado pelos artistas gregos como um velho cego, que anda de cidade em cidade recitando seus versos.

Editora: Ateliê Editorial/ Unicamp
Ano: 2008
Meu amor pela mitologia surgiu lendo os clássicos. Ilíada, Odisséia, Os Lusíadas, todas essas obras me marcaram muito durante a adolescência. Mesmo tendo uma linguagem complicada e de díficil compreensão por serem escritas em poemas, essas são obras que valem a pena pelo menos dar uma foleada. Foi aqui que meu coração se abriu pra fantasia, e o que melhor que a história da famosa guerra de Tróia pra começar?




3- A Divina Comédia- Dante Alighieri 
Dante, o personagem da história, narra, em forma de poema, uma odisséia pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Nessa viagem é guiado, no Inferno e no Purgatório, pelo poeta Virgílio, e no Céu por Beatriz, musa do autor em várias de suas obras.

Edição: Barnes & Noble
Ano: 2010
Vocês vão ver várias edições da Barnes & Noble por aqui, porque afinal são as mais bonitas. No entanto são em inglês. Essa é uma estória intensa e cansativa, mas muito empolgante e tem lado bem sinistro e bizarro que eu amo. (Ainda acho que Tim Burton deveria fazer uma adaptação)


4- O Conde de Montecristo- Alexandre Dumas
O futuro do jovem marinheiro Edmond Dantés parecia promissor. No entanto, a conspiração de três inimigos invejosos ocasionou sua prisão por catorze anos. O que ninguém esperava era que ele conseguiria sair da prisão, com uma sede de vingança que não pouparia nenhum dos responsáveis pela sua tragédia.

Históricos com reviralvoltas, traição e romance são o meu ponto fraco! Eu me apaixonei primeiro pelo filme e só depois fui ler essa estória maravilhosa. Mais uma edição da Barnes & Nobles, que eu mais do que quero ter na estante! Edição de 2011.




5- Ana Karenina- Liev Tolstói
O romance Ana Karênina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal..
Editora: Penguin Books
Ano: 2001
(Mas também quero a versão com a linda capa do filme)
Ai gente, esse livro acabou comigo, me deixou totalmente em pedaços e eu prometo fazer uma resenha bem completa dele aqui pro blog. Quem curte romance histórico, com muiiiiiitos detalhes, porque afinal de contas é Tolstói, (e até a gota de chuva ele descreve) vai sem dúvidas amar. Além de nos fazer enxergar a mulher de um outro jeito, nos coloca em posição de julgamento, mas nos faz refletir se devemos fazê-lo. E a versão do filme mais recente com a Keira Knightley como protagonista me deixou ainda mais apaixonada.




6- Orgulho e Preconceito- Jane Austen
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Na TAG sobre Livros & Moda eu disse que esse é um livro que leria mil vezes, porque Jane Austen é simplesmente íncrivel. Eu ainda não tenho essa edição da Barnes & Nobles de 2011, a minha é a hardcover, bílingue da Landmark com a capa do filme, que eu também acho linda e fiquei super satisfeita de ter comprado.


7- Senhora- José de Alencar
Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
Edição: Martin Claret
Ano: 2012
Uma obra super audaciosa para a época com uma protagonista forte, orgulhosa e feminista, como não amar? Eu não sou muito fã de literatura brasileira, mas muita obras do período Romantismo me encantam, principalmente as de José de Alencar e Machado de Assis, escolhi Senhora pra representar esse amor aqui.
 

8- O Morro dos Ventos Uivantes- Emily Bronte
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa.
Eu era muito nova quando li esse livro, e ainda assim ele conquistou meu coração (principalmente por ser o livro preferido do Johnny Depp ahahaha)
Editora: Abril
Ano:1979




9- Alice no País das Maravilhas- Lewis Carrol

Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice, caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e que lhe apresentam diversos enigmas, o desafio dela é entender como esse universo funciona, e ainda descobrir como voltar pra casa

Alice vai ser hoje e sempre a minha aventura favorita, a minha tatuagem favorita, a minha personagem favorita. Eu tenho duas edições da história comentadas, mas essa MARAVILHOSA da Barnes & Nobles eu ainda não adquiri, sempre vai valer a pena pra mim ter um novo livro de Alice na minha estante. É sem dúvidas uma estória que incentivarei os meus filhos a ler e espero que amem tanto quanto eu.


10- O Senhor dos Anéis e o Hobbit- J.R.R Tolkien


Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. ------ "A Sociedade do Anel" é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, "quanto à 'amplitude' imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página". Tolkien criou em "O Senhor dos Anéis" uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.
Acredito que Senhor dos Anéis pode ser o que chamamos de clássico contemporâneo. A obra de Tolkien me deixa cada vez mais instigada a cada vez que eu leio, eu sempre vou querer saber muito mais sobre o universo maravilhoso da Terra-Média do que o conteúdo que ele deixou pra nós. Minhas capas preferidas são essa da edição de 75 anos, lançada pela Martins Fontes em 2002. Também coloquei aqui o box com os dvds em versão extendida, fiquei tão feliz quando adquiri! Além de lindo, são 12 dvds com mais de 4 horas de cenas excluídas, bônus e material extra, realmente um investimento para quem é fã da saga.


Espero que vocês tenham gostado dessa minha lista. Se tiverem opiniões diferentes, não deixem de me contar aqui nos comentários, me diz também se você já leu algum desses clássicos.
Beijos, até a próxima!

19 comentários :

  1. Olá Carlinha!
    Mesmo sem ter lido (ainda) a história de O Conde de Montecristo é a minha favorita, mas desse aí ainda quero ler Alice, O Senhor dos Anéis e O Morro dos Ventos Uivantes. E do seu top só li Senhora, que gosto muuuito!

    Até mais!

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Otávio,
      São livros que valem muito a pena conhecer, eu recomendo pra quem curte leituras extensas também.
      Senhora é um dos melhores de literatura brasileira pra mim.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  2. Uma senhora lista, deste não li apenas O Senhor dos Anéis, Senhora,Orgulho e Preconceito, Ana Karenina. Os outros já tem tanto tempo que nem lembro direito o enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, que bom que você curtiu.
      Obrigada por comentar!
      Beijos

      Excluir
  3. Com certeza os melhores pra mim são : " Romeu e Julieta" e é claro "Alice no pais das maravilhas" que sou completamente apaixonada. Até hoje ainda dou um jeitinho de assistir o filme da Disney rsrs, acho incrível e sou louca para ter esse livro super lindo. Realmente é um clássico e tanto.

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Que bom que temos isso em comum! Sempre assisto o filme também, ainda mais depois de ter comprado a versão em blu-ray remasterizada, vale a pena ter também viu.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  4. Desses eu já li O Morro dos Ventos Uivantes e gostei bastante, um livro maravilhoso e super tocante. Estou louca para ler Orgulho e Preconceito. Adorei seu top 10.
    Beijos,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bo que você gostou, o morro dos ventos uivantes é um livro super emocional né?
      VocÊ vai curtir bastante, porque a escrita da Jane Austen te deixa muito ansiosa pra ler logo.
      Beijos

      Excluir
  5. Tb amo listas! E amei a sua!
    Adoro Ana Karenina, é um livro lindo que merece mta atençao! Nunca tinha visto essa capa, não gostei mto não, não tem mto a ver com a história. Só acho que faltou Madame Bovary na sua listinha! Se der tempo add, pq esse tb O clássico.
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora, que bom que amou, hahah.
      Também tem a edição da Barnes and Nobles que é bem clásica e linda, além da edição com capa do filme que eu ainda quero ter.
      Nunca li Madame Bovary, já vou incluir na minha lista pra conhecer depois.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    Clássicos são sempre especiais. Morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito, pois nunca li nada da Jane Austen. Da literatura nacional, eu gosto muito de Senhora do José de Alencar. Uma história de superação e muito bem escrita.
    Beijos,
    http://www.livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Leiaaaaaaaa, todo mundo deveria ler pelo menos um livrod e Jane Austen na vida! Sem dúvidas você vai curtir.
      Eu também amo, é um dos meus preferidos ever,
      Beijos

      Excluir
  7. Coração batendo para todos esses!!
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla!
    Ótimas escolhas. O Morro dos Ventos Uivantes é um dos meus livros favoritos. O Conde de Monte Cristo e Anna Karenina são dois livros que tenho muita vontade de ler. Essas capas de Orgulho e Preconceito e Alice são lindas.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Que bom que você gostou!
      Acho que vocÊ devia colocar esses dois na sua lista, porque são muito bons!
      Também amo essas capas *--* beijos

      Excluir
  9. Oi Carla!
    Eu estava lendo um livro semana passada que no começo de cada capítulo tinha um trecho dessa obra do Dante Alighieri e eu gostei bastante, principalmente entrelaçada na história criada pela Meg Cabot. <3
    Alice, não preciso nem dizer, né? <333
    E achei essa capa de "Orgulho e preconceito" muito parecida com a de "Bela maldade". Haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi V.!
      Me conta qual livro é esse menina, ainda mai sendo da Meg, fiquei curiosa!
      Realmente, parece super com a de Bela Maldade, quem copiou quem né?
      ahahhaha
      Beijos

      Excluir
    2. O nome do livro é Abandono, Carla!
      É uma releitura da história de Perséfone e Hades feito em uma trilogia. Terminei de ler o segundo no final do mês passado, e achei bem melhor do que o primeiro, mas ainda assim, é um tipo leve de leitura que vale a pena. Quando tiver uma oportunidade, leia! :D
      Agora vou ficar aqui me contorcendo na espera do terceiro. HUAHAUHAUHAU
      Beijos!

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.