Resenha: Correr ou Morrer [Maze Runner #01] - James Dashner

terça-feira, 16 de setembro de 2014


Titulo: Correr ou Morrer - Maze Runner #01
Autora: James Dashner
Editora: V&R (Vergara & Riba)
Classificação: 4.5 (Skoob)
Páginas: 426
Gênero: Distopia

Olá!Sempre que fico sabendo que determinado livro vai virar um filme, quero ler primeiro o livro e depois assistir o filme. 
Esse mês li dois livros que viraram filmes.
Tinha tempo que estava ouvindo falar a respeito de Maze Runner e que era uma excelente distopia, e quem sou eu pra falar ao contrario. 
Me peguei correndo pelo Labirinto da Clareira junto com Thomas e Minho.
                                     

“Sua vida anterior já não existe mais. Uma nova se inicia. Lembre. Corra. Sobreviva.”



Bem, me sinto um pouco insegura para falar de um livro tão intrigante quanto Correr ou Morrer, o primeiro da série Maze Runner. O livro conquistou tantos fãs que virou um filme e está entre os  mais aguardados do ano. A estória se passa na Clareira onde mora um grupo de garotos, e Thomas é o mais novo membro desse grupo chamado de Clareanos. Thomas está em um elevador escuro e subindo, não se lembra nada do que aconteceu em sua vida. Quando esse elevador se abre ele é recebido pelos Clareanos, o novato, ou fedelho como a maioria lhe chama.

Nenhum desses garotos tem lembranças de seu passado assim como Thomas, ninguém sabe porque foi parar na Clareira. Eles apenas sabem que todo mês chega um novo membro pelo elevador, esse mesmo elevador as vezes sobe com comida e alguns utensílios, que quem quer que seja a pessoa que manda acha preciso. Thomas, tem várias perguntas e ninguém quer lhe responder, ele logo faz um amigo, Chuck. O garoto tem uns 12 anos e não consegue ficar com a boca fechada.

Os clareanos se dividem em grupos, cada qual de acordo com as habilidades de cada garoto.  Existe uma hierarquia bem desenhada dentro da Clareira e regras a seguir. Ela é cercada por altos muros impossíveis de se escalar e existe algumas entradas que se abrem toda a manhã e se fecham toda noite, essas entradas levam ao Labirinto.

"Estrupício, essa é a Regra Número Um, a única que se alguém transgredir jamais terá perdão. A ninguém... a ninguém além dos Corredores é permitido entrar no Labirinto. Desrespeite essa regra e, se não for morto pelos Verdugos, nós mesmo acabaremos com sua raça, deu pra entender?"

Os  Verdugos são criaturas super, hiper, mega estranhas que habitam o Labirinto a noite, depois que seus portões se fecham. Dentro dos grupos que os clareanos são divididos o que mais chama a atenção de Thomas é o grupo dos Corredores, Minho é o chefe deles. O garoto fica sabendo que há garotos que vivem na Clareira a dois anos, e que os corredores exploram todos os dias o Labirinto em busca de uma saída e nada encontram. Eles desenham mapas e os relacionam, mas nunca conseguem chegar a uma resposta para desvendar o Labirinto.

Em seu segundo dia na Clareira os alarmes começam a tocar e ele logo fica sabendo que está chegando outra pessoa, isso choca a todos, pois como citado chega um novato a cada mês. O mais estranho e que além de chegar duas pessoas seguidas, a segunda que chega é uma garota! Assim que o elevador se abre ela reconhece Thomas e avisa que ela é a última pessoa a subir naquele elevador e que agora eles devem encontrar um modo de sair daquele lugar.

Uma coisa que me chamou muito a atenção no livro foi as palavras criadas por James que não tem uma explicação do seu real significado, elas são: "Trolho", "Mértila" e "Plong". Conforme eu ia passando as páginas quando algum personagem fazia alguma coisa que não me agradava eu já ia chamando ele de "Trolho". Dashner criou personagens tão cativantes em seu livro que eu ficava a todo momento torcendo por eles, que logo descobrissem a saída do Labirinto. Mas as coisas nem sempre saiam como o planejado.

"Thomas odiou as pessoas que haviam tirado aquele pobre garoto inocente da família. Odiou-as com um ardor que não sabia que um ser humano podia sentir. Quis que morressem, até mesmo fossem torturadas. Queria que Chuck fosse feliz."
Um livro maravilhoso, que te faz ler cada página rapidamente apenas pra saber qual será o desfecho. Só não comecei o segundo livro logo depois porque tinha ido viajar e não o levei. Eu tenho dado sorte com minhas leituras esse mês, os finais sempre me deixam chocada e esse não ficou pra trás. Uma trama eletrizante que James criou. Dei cinco estrelas e só não coloquei como favorito pois estou esperando para ler os próximos livros e decidir qual o melhor da saga. Confesso que com estou um pouco de medo, eu e Carlinha estamos nos decepcionando com algumas sequências que temos lidos ultimamente. Não irei criar grandes expectativas.

Já temos os quatro livros da saga lançados no Brasil, eles são: 
1 - Correr ou Morrer #01
2 - Prova de Fogo #02
3 - A Cura Mortal #03
4 - Ordem de Extermínio #0.5
5 - Maze Runner: Arquivos

Comprei o Box com todos os livros, mas confesso que não fiquei satisfeita, pois os livros vieram sem orelhas, as páginas são amarelas, mas livros sem orelhas é complicado. Acho que deveria ser avisado que no box os livros são versão econômica.

Vou terminando por aqui e deixo pra vocês o trailer do filme que estréia dia 17/09/2014.


14 comentários :

  1. Oi, adoro esses livros e é bem difícil saber qual é o meu favorito porque o segundo também é muito bom e o terceiro... É o terceiro! Rsrsrs
    Esse livro é fantástico, e fico muito triste quando sei que acabou :(

    Até mais!!!!

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Também curti muito a leitura de Correr ou Morrer, mas com tantos livros na lista de espera decidi não ler eles em seguida. Mas muito ansiosa para a fase 2.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Paula!
    Eu já tinha visto o trailers desse filme aqui no blog, e quando fui assistir "Se eu ficar", passou de novo e eu fiquei tipo "OMG!!" HUAHAUHAUHAU
    Gostei da sua resenha, e acredito que a leitura deve ser bem legal, mas pela quantidade de livros pendentes, eles devem entrar para a lista do ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, V.

      Nem me fale de quantidade de livros pendentes, acho que estou assim: Leio 1 e compro 2. kkkkk' Não sei o que anda acontecendo comigo. Eu fui assistir o filme e na verdade não curti muito. Mudaram bastante coisas, acho que o livro mostra uma coisa e o filme outra. Mas depois me conta o que achou.

      Beijos.

      Excluir
  3. Me programando para ler e curtir o filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose.

      Espero que curta muito a leitura e o filme.

      Até mais.

      Excluir
  4. eu pretendo assistir ao filme e depois me decidir se irei ler ...
    adorei a resenha... me deixou curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia.

      Achei o filme muito diferente do livro, apenas a mesma atmosfera e tal, eu na realidade não curti tanto o filme como curti o livro. Depois me conta ao que achou.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Paula!!!!!
    Tô louca pra ler a serie antes do filme estreiar!!!
    Tenho os três primeiros, mas tô esperando uma promoção para comprar o ultimo e poder ler a serie inteira seguida antes do filme!!!
    Cheguei até a ler umas 10 paginas desse livro só que fiquei confusa com esse termos criados pelo autor e acabei desistindo e deixando pra outra hora... Mas minha próxima leitura com certeza será ele!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Vivian.

      Até que os termos usados pelo James não me deixou muito confusa, eu até gostei. Te falar pode ler os 3 primeiros, pois o quarto livro conta a história de antes de começar os testes no Labirinto.

      Beijos.

      Excluir
  6. Estou looouca p ler essa série!!
    Pretendo lê-la antes de ir no cinema ver o o filme! hehe
    Acho a capa linda demais!
    A sinopse é super instigante!!
    A sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda de lê-lo!! E agoraaa?? hahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca.

      Vai ler logo o livro menina. Te contar, curti muito mais o livro que o filme, mudaram muita coisa.
      Mas espero que tu goste.

      Beijos.

      Excluir
  7. Cara,preciso urgentemente desse livro e de ver esse filme,necessito . Estou muito impressionada,e com esse trailer a minha vontade de ler o livro e assistir ao filme aumenta,mas estou achando que irei assistir ao livro primeiro .

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gabriela.

    Assistir ao livro primeiro? >.< Sorry, mas não consegui ficar sem rir. Sabe que eu assisti o filme e achei muito diferente do livro, curti muito mais o livro que o filme. Espero que em breve possa ler.

    Até.

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.