Resenha + Playlist #29: Se Eu Ficar - Gayle Forman

terça-feira, 26 de agosto de 2014


Título: Se Eu Ficar
Autor(a): Gayle Forman
Classificação: 4.2 [Skoob]
Páginas:192
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama, Young Adult

O que você faria se pudesse escolher entre partir ou ficar? Vocês pediram, e o Victor (@victorzao) voltou com mais uma resenha pra gente, do livro “Se Eu Ficar” que foi adaptado para o cinema e tem estreia prevista para o dia 4 de setembro.
Pra você que só conhece pelo trailer, pra você que não leu, pra você que já leu, deem play em “Say Something” e venham conhecer mais da história de Mia (e chorar juntos, claro).

Tudo se inicia em uma manhã de neve quando Mia e sua família decidem dar um passeio de carro. Estava tudo bem até acontecer o acidente que colocaria Mia em uma situação agonizante. Temos então, Mia Hall em coma completamente perdida e desorientada em busca de respostas para a situação em que se encontra. Afinal, acordar fora de seu próprio corpo e ver os acontecimentos ao seu redor sem o poder de interferir, não é nada fácil. Neste momento, não só a protagonista precisa de respostas, mas também o leitor. Como era a vida dessa garota? Como começou a paixão pelo violoncelo? Como começou o relacionamento com seu namorado Adam? Então, somos introduzidos ao mundo de Mia por meio de flashbacks ao longo da trama, passando por momentos importantes de sua vida como o nascimento do irmão e inseguranças em relação à faculdade. Tudo acontece em pouco mais de um dia, mas é o suficiente para nos prender a esse enredo fascinante onde Mia está entre a vida e a morte e precisa decidir se irá abandonar tudo pra sempre ou se irá ficar e aceitar todas as consequências.

“Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil.”

Se Eu Ficar é um dos livros mais tocantes que já li. Não só pelo que acontece com Mia Hall, mas principalmente por nos fazer refletir sobre nosso futuro e como cada minuto pode ser decisivo em nossas vidas. Gayle Forman é uma daquelas autoras que a gente tem vontade de abraçar e agradecer por ter escrito algo tão emocionante e envolvente. A fragilidade da vida é bem representada nesse livro, o que só nos faz querer dar mais valor a cada momento vivido e às pessoas que nos cercam.

Eu gostaria de ressaltar um aspecto muito importante no livro: a música. O amor de Mia e Adam é um amor completamente musical. Ele, rock. Ela, música clássica. É evidente que um quer agradar o outro, então temos flashbacks divertidos de Mia tentando se adaptar ao universo punk de Adam. O que importa mesmo, é que a música os une. Os diálogos também merecem destaque, alguns são bem profundos e eu gostei bastante da maneira que a autora escreve. Um ritmo intenso que faz você querer ler "só mais um capítulo" e quando percebe, já leu vários. Talvez a princípio você demore um pouco pra se conectar com Mia, mas quando você começa entender a personagem, tudo vai fazendo sentido.

Não sei se vocês são como eu, mas tenho o costume de anotar algumas musicas citadas no livro pra ouvir depois. Bem, pra facilitar isso, a autora nos disponibilizou a lista de músicas e eu realmente gostaria que vocês ouvissem, pois como a própria autora disse: “Há uma tonelada de canções no livro, um pouco de indie rock, algumas clássicas, e algumas que não se encaixam em nenhuma dessas opções. Algumas bandas que você já deve conhecer, e outros artistas que talvez você nunca tenha ouvido. Aqui está sua chance de mudar isso” (eu aproveitei essa chance e confesso que ver Yo-Yo Ma tocando me deixou arrepiado). Então, amigos, vamos todos fazer a lição de casa e clicar no play e curtir essa lista de músicas. É muito bom ouvir as canções e lembrar como você imaginou a cena no livro.

Bom, só nos resta aguardar pelo filme agora. Estão todos com seus lenços preparados? Não se esqueça de deixar seu comentário aqui na postagem. Se você ainda não leu, espero que dê prioridade para esse livro que tem muito a acrescentar na vida de todos nós.


P.S. (@victorzao) Pra você que já leu "Se Eu Ficar", gostaria de te abraçar e dizer que sei como você se sentiu quando acabou. Eu já li o segundo livro. Ele se passa alguns anos após os acontecimentos do primeiro e é narrado por Adam. E cá entre nós, eu achei ainda melhor que o primeiro.

45 comentários :

  1. Adorei a resenha! Fiquei com mais vontade de ler o livro agr

    ResponderExcluir
  2. Olá.. Se eu ficar esta ha meses na minha wishlist.. Acabei aproveitando uma promoção no Book depository e comprei pra mim. Vi o trailer e me emocionei demais.. O livro precisa chegar logo pra eu ler..
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sauhhsauhsa com certeza!! O livro deve ser maravilhoso!!
      O trailer é lindo neh?
      Créditos ao Victor pela resenha!!
      bjos

      Excluir
  3. Eu comprei o livro, mas ainda não tive tempo de ler. Depois dessa resenha vou procurar ler ele o mais rápido possível.
    Bjs

    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!!!

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      bjos

      Excluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, parece ser maravilhoso, ganhei ele na promoção da editora com vários blog, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa para que meu exemplar chegue logo!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha! É amável, assim como a viajem, que é ler Se Eu Ficar. Ao lado de Mia conhecemos sua historia, para compreendermos sua escolha de ir ou não.
    Amei o livro, recomendo muito. E espero que o filme me surpreenda como Gayle Forman me surpreendeu com as paginas desse romance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* não é, a historia é maravilhosa e vale a pena ler!!

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  6. Eu ainda não li, mas vendo o Trailer do filme, já deu para sentir como vai ser.
    Como o filme vai estrear semana que vem, dificilmente eu vou conseguir ler antes de assistir, mas com certeza vou ler ainda esse ano.
    Parabéns pela resenha. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahusa é muito ruim quando se descobre sobre o livro quando já esta estreando o filme neh?
      mas vale a pena ler :>

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  7. Vc já ficou enrolando para ler um livro pq sabe que é bom e depois vai ficar com gostinho de quero mais? Então assim que eu estou com Se eu Ficar. Esses dias eu postei no blog sobre a trilha sonora do filme tb. Tudo parece estar se encaixando, o trailer é legal, a trilha sonora tb.. agora só falta eu tomar coragem e ler o livro mesmo! hbahahaha
    Adorei a resenha! O post ta lindo!
    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsuahsua eu estou lendo ele, até agora estou amando, e as meninas do blog já viram o filme e leram o livro e adoraram *OO*


      LEIAAA!!!

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  8. Que bom que gostaram da resenha!! E obrigado Paradise Books pela oportunidade. Com certeza não irão se arrepender dessa leitura ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Victor DIVO!!! Obrigada por fazer a resenha pra mim u.u

      Bjoo

      Excluir
  9. O livro trouxe uma proposta bastante interessante, isso de uma projeção astral fora do corpo não é muito utilizada, e quando inclusa em histórias é pouco explorada. Como foi você que me recomendou o livro eu lerei ele assim que possível ^_^
    Eu não tinha visto o trailer do filme ainda, mas gostei muito do que pude ver nesses quase 3 minutos, parece bem interessante.. Quando lançar eu com certeza vou conferir :)
    Pra finalizar.. Cara, que show de arranjo musical! Somenthing in the way é uma das músicas que mais amo do Nirvana! Mozart e Beethoven então? Meus ouvidos agradecem!!! *---* Porém não posso desmerecer Alice Cooper, The Smiths, Bob Marley e as outras bandas/cantores que me deram nostalgia total. Eu não conhecia Yo-Yo Ma, mas depois de ouvir esses lindos instrumentais irei dar uma olhada nos seus outros trabalhos.

    Ótima resenha, Victor! Como sempre citando as melhores partes sem dar muito spoiler, muito bem escrita, continue assim!
    À espera de mais resenhas, Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, esqueci de uma coisa.. Como sempre >.<
      Tô adorando o blog Nikolle! Gosto muito das suas Indicações de Animes, sempre fico esperando ansiosa você postar outra :3 Os Lançamentos e Filmes Mais Aguardados também ajudam bastante pra saber o que ler ou ver depois :)
      Muito sucesso pro blog, sempre! ^.^

      Excluir
    2. oieeeeeeeee Larissa!! Que bom te ver comentando aqui no Blog, fico super feliz que tenha gostado da resenha e da playlist também AMEI!!!Tenho que ler o livro antes do filme D;!!!!
      Enfim, agradeço por estar gostando do blog, irei continuar com as indicações de animes..

      Obrigadaaa!!

      XOXO

      Excluir
  10. Este livro está no top dos desejados, quero muito lê-lo, adorei a resenha, e como eu sou uma manteiga derretida, creio que irei chorar, esse é daqueles livros que após a leitura a gente fica refletindo sobre a vida, adoro!
    Espero ler "Se eu Ficar" o quanto antes, Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shauhsausha Manteiga derretida, também choro por qualquer coisa shuahsuahsau

      Mas creio que irá gostar muito!!

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  11. Li a uns 2 anos atrás e lembro de ter ficado muito emocionada ao longo da leitura. Eu não tenho o costume de anotar músicas durante a leitura, mas sua lista cai bem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal, fico feliz que tenha gostado.

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  12. Gostei da resenha. Agora deu vontade mesmo de ler o livro rs. Espero ganhar o Top Comentarista desse mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Boa Sorte!

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  13. Esse livro é perfeito, emocionante ... Li a algum tempo e me emocionei mt... está na minha lista de desejados... simplesmente perfeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente parece ser perfeito..
      Obrigada pela visita..

      Bjos

      Excluir
  14. É realmente incrível a quantidade de livros que estão transformando em filmes. A história parece tocante, pretendo ler antes de assistir ao filme. Mas tenho que terminar Ele está de volta.

    ResponderExcluir
  15. Eu tomei conhecimento do livro por causa do filme,tinha lido a sinopse mas vejo que entendi ela completamente errado,já que segundo a sua resenha ela vê momentos da sua vida enquanto está em coma pra mim ela revivia esses momentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente conheceu pelo filme, espero que tenha compreendido o que se passa na historia pela resenha :)

      Thanks pela visita

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  16. Oie...
    Também tomei conhecimento do livro devido ao lançamento do filme!!!
    Mas gostei bastante da premissa e estou preparada já com os lenços para ler e assistir ao filme!!
    Espero gostar, pois li algumas resenhas não muito positivas sobre ele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsua muita gente acaba conhecendo pelo filme, eu acho isso bom porque mais gente procura saber do livro.


      Te garanto que é muito bom!

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  17. Já li o livro em epub e ele é realmente tocante *-*
    Eu um pouco diferente você escuto a música na hora que o livro a menciona rsrsrs me ajuda a compreender melhor o livro e as emoções transmitidas por este :)
    O amor musical deles realmente é lindo! O livro é lindo na verdade, estou louca pra ver o filme!!! E ler o segundo livro pq o primeiro capitulo do primeiro me deixou mais curiosa ainda!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser maravilhoso mesmo, estou lendo agora, e a musica é algo que realmente te toca quando se esta lendo o livro u.u

      Também quero muito ver o filme :>

      Créditos ao Victor pela resenha!!
      xoxo

      Excluir
  18. Desde que eu vi o trailer no cinema eu fiquei super interessado nesse livro, mas apesar de lá ter "do bestseller", não possui nenhuma menção ao autor e isso foi chato.
    Enfim, agora já sei o nome do autor e tudo e acho que ele deve ser bem tocante e emocionante (tocante e emocionante podem ser sinônimos?).

    Então tá! Tchau!

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil eles colocarem o nome do autor, no máximo falam da editora e que é um best seller, mas enfim, o legal é conhecer a historia e reconhecer que se foi levado para as telonas o livro tem que ter algo de especial.

      Então o que achou da resenha?

      Vlws Flws.. :)

      Excluir
  19. O livro e realmente comovente ele e simplesmente lindo!
    A historia e bastante tocante que faz senti no lugar da protagonista de verdade
    Acheii a escolha do autores foi muiiito boa ! A garota fez Carie a estranha
    apensar que aquele filme e merda mais atriz e muiito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUHAUHAU eu tb amei os atores!!

      O livro é maravilhoso!!

      xoxo

      Excluir
  20. Amei essa playlist!!
    Estou louca p ler e assistir Se eu ficar!
    Todos estão falando mto bem tanto do livro quanto do filme!
    Pretendo ver o filme em casa...pq costumo chorar mto com este tipo de filme e n pretendo ficar desfilando pelo shopping com os olhos todos inchados..kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauhua chorei horrores com o filmes...!!!
      É lindo

      Excluir
  21. Victor arrasando nas resenhas u.u Adorei a resenha e vou dar uma chance de ler esse livro que todo mundo está gostando por aí .

    ResponderExcluir
  22. Ai minha nossa,a cada resenha que leio fico com mais vontade de ler esse livro..pelo visto voi adorar a história...sem contar que ainda nem vi o filme...Adorei sua resenha, me fez sentir qu etava dentro da trama..parabéns..bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corre e le!! e logico depois ve o filme!!
      ><

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.