Resenha : O Teste - Joelle Charbonneau

terça-feira, 17 de junho de 2014


Título: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Editora Única
Classificação: 4.4 [Skoob ]
Páginas: 320
Gênero: Distopia, Ação, Aventura, Romance

 

Oi galera!!! Como estão?? Hoje decidi fazer resenha do livro "O Teste", que é cortesia da nossa editora parceira Única, tinha um tempo já que estava querendo ler uma distopia, então....Vamos ver o que acontece ...

O livro nos traz um cenário do mundo acabado por sete estágios de uma guerra química. Onde bombas atômicas destruíram as cidades, os solos estão arrasados e não férteis para plantações, a água é algo precioso que não pode ser desperdiçado.
A sociedade está se reerguendo com um novo governo, e as pessoas que restaram no mundo foram divididas em colônias. Cada colônia tem uma área dedicada para que as pessoas possam viver normalmente depois de tudo o que ocorreu.

Quando se tem 16 anos já é hora de mostrar que você pode fazer diferença na sociedade. Cia, nossa personagem principal, está se formando e se preparando para saber se vai ser ou não escolhida para fazer o Teste. O Teste acontece na capital - Tosu City - e foi criado para poder selecionar pessoas com habilidades que seriam úteis para ajudar as colônias no futuro. O pai de Cia foi um dos selecionados que foi para O Teste e conseguiu passar, agora que voltou ele ajuda várias colônias, criando soluções para utilizar os solos afetados pela química.

Para as pessoas, ser escolhido pelo Teste é uma honra, traz orgulho para sua colônia e mostra que você é capaz de ajudar a sociedade. No entanto, nem todos obtém sucesso no Teste e nada se sabe deles após o Teste ser finalizado.

"-Todo ano a comunidade das nações analisa as conquistas de todos os formandos em todas as dezoito colônias. Os melhores alunos desse grupo de formandos são levados a Tosu City para um teste da Universidade. Ser escolhido é uma honra. Os formandos são nossa grande esperança... Vocês quatro foram selecionados para para participar do Teste."

Cia é escolhida para o Teste e logo alertada por seu pai  - que simplesmente não se lembra de nada após ter obtido sucesso em seu teste - , que ela deve esperar muito mais do que se dizem ao chegar na capital e principalmente não confiar em ninguém.
A garota já sai de sua colônia sabendo de que o teste não é realmente o que todos pensam. Não é apenas uma prova feita no papel, também inclui provas que testam suas habilidades mentais e físicas e que te levam ao limite. Para este novo governo não pode ter erros, você tem que ser bom em tudo para poder provar que vale a pena se tornar algo importante para as colônias.

"[...] O Teste foi criado há anos pelo pai do doutor Barnes, que acreditava que os Sete Estágios da Guerra ocorreram porque os líderes mundiais não tinham a combinação correta de inteligência, habilidade de agir sob pressão e força de liderança para nos tirar dos confrontos. [...] Contudo, há aqueles que se sentem não apenas levados a reconstruir a Nação, mas também  a questionar suas leis e suas escolhas.Qualquer um que verbalize opiniões negativas sobre o Teste ou é transferido para um posto avançado ou desaparece"

***
O livro é narrado em 1° pessoa por Cia. A personagem principal se destaca por já entrar para fazer o Teste sabendo que não seria apenas uma prova no papel. Cia é cautelosa em cada fase que se passa no livro e deixa o leitor super apreensivo. O livro não tem muitos diálogos, nós vemos mais o que se passa através de Cia, temos sim  a participação de outros personagens,no entanto com o aviso do pai dela, eu acabei lendo o livro e a cada personagem que aparecia eu não confiava nem um pouco, imaginava mil coisas que poderiam acontecer. Um ponto negativo que levo em conta, foi um romance meio forçado que a autora cria entre Cia e um personagem do livro (como desconfio de todos eu fiquei pensando a todo momento quando ele iria se rebelar e fazer algo .o.), mas não atrapalha a história e te deixa apreensiva até o fim.


35 comentários :

  1. Esse é um livro que estou querendo muito ler; curti a sinopse e as resenhas que li até o momento. Só desanimei um pouco com essa história de "romance forçado". Não sei por que sempre fazem isso, digo, enfiar uma historinha de amor que quase sempre é dispensável, só para dizer que tem. Mas enfim, ainda quero ler o livro.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá, tipo quando tem uma história que é boa, sem precisar de complementos não precisa de ter O ROMANCE, entende? porque as vezes não é necessário. Amizades até que vai... e tipo de acordo vai passando cria o romance... Já no primeiro livro a gnt conhece mais quem esta narrando, e não sabe muito começou a história dos personagens..

      XOXO

      Excluir
  2. Nem preciso começar dizendo que essa capa é sensacional né? hahahuejajs Tava ansioso pra ler alguma resenha desse livro (ótima resenha, por sinal) e saber mais da história. Distopias sempre chamam minha atenção, o difícil é achar alguma que seja bem original. Tirando o romance forçado, acho que todos os outros aspectos do livro que vc citou correspondem as minhas expectativas. Só aumentou minha vontade de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAH THANKS Victoooooooooooor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      É uma óootima distopia, recomendo pra caramba, sem falar que é lógico que tem algo original, e o final O FINAL..
      só digo : LEIA

      XOXO

      Excluir
  3. Primeiro: adorei a capa desse livro! E ta td mundo falando desse livro.. Estou bem curiosa...

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo,a capa super criativa e o melhor adorei ofato da editora deixar um marcador destacável do livro no fim u.u
      P-E-R-F-E-I-T-O

      Excluir
  4. Eu ouvi falar muuuuuuuuuuuuito desse livro, mas nunca tinha lido a sinopse. Achei super incrível, agora fiquei doida pra ler!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :3
      Fico feliz que tenha gostado Isa!!

      xoxo

      Excluir
  5. Oi!
    To doido pra ler O Teste ele parece ser uma distopia bem legal e pela sinopse parece ser bem legal.
    Espero ler em breve e gostar um pouco mais do livro.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. >< Não vaise arrepender guilherme o livro é muito boom!

      xoxo

      Excluir
  6. Olá Niki,

    Apesar dos detalhes negativos mencionados, tenho vontade de ler esse livro e fiquei até curioso.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas apenas falei um detalhe negativo Marco, que nem é taaanto assim.
      Mas o livro em si é MARAVILHOSO.
      Não perca a chance e leia!

      xoxo

      Excluir
  7. Uma pena que nao tenha muitos dialogos, pq confesso que livros do estilo me deixam cansada mais cedo. Mas mesmo assim estou super ansiosa para conhecer essa distopia e eu ganhei ela de sorteio :3 e sera minha proxima leitura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente cansa, e as vezes fico ino lá na frente pra saber quando a bagaça vai falar.

      Mas ao ler você entende porque não há tantos diálogos, tem uma explicação para isso :3

      xoxo

      Excluir
  8. Eu amo distopias e estou doida pra ler essa! Parece ser uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente. Também não gostei do romance forçado que você citou, mas acredito que não atrapalhe a leitura. Espero poder ler logo!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, apesar de ter os toques originais da autora :3
      não atrapalha mesmo, apenas quis relevar na resenha o assunto.

      xoxo

      Excluir
  9. O teste foi a primeira distopia que me chamou atenção, mas ainda não tive oportunidade de ler. Acho a capa linda e sua resenha me deixou muito mais ansiosa e motivada a ler distopias .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeey Gabs!! O livro é maravilhoso você vai adorar!!

      Excluir
  10. Olá NIk!!!
    Com muita de vontade de ler este livro depois de conferir esta tua resenha =)Sou uma super fã de distopias e este livro com certeza esta na minha lista de desejados! E sua resenha somente me animou ainda mais!!E achei bacana conferir oque você não gostou, pois sempre lemos com mais calma quando alguém diz que tem algo na historia que não curtiu tanto, para não lermos com toda aquela expectativa!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OHH!!! Que bom que gostou mi!! Realmente algumas coisas não me agradaram mas não tirou o lado bom do livro.
      Leia!!!

      Excluir
  11. Eu quero esse livro!!!!!!!!
    adorei a capa, a ri quando vi o nome Melancia... hahahahaha
    mas parece ser uma distopia que promete muito, pelo que tenho lido das resenhas, nao vejo a hora de ter os livros em maos pra começar a ler *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O liro é ótimo, e não é Melancia hsuhaushauhs é malencia!! hsuahsaushuash realmente confundi kkkkk

      bjooos

      Excluir
  12. Esta é a primeira resenha que leio sobre o livro, mas sei que ele está bem comentado no momento. Confesso que não me fisgou ainda, quem sabe algum outro dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsua O livro é muito bom, as distopias estão no auge, e este você realmente deveria da uma chance!

      Excluir
  13. Não conhecia esse livro, nem o autor... Mas pela sua resenha ele parece ser bem legal... vou até procurar aqui online... haha. Gostei! ♥

    http://rosaachiiclete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, leia o livro é ótimo!!!

      Excluir
  14. Adorei a resenha. Apesar de ser mais uma distopia, eu fiquei bem interessada nessa trilogia, a premissa de você passar por um teste pra ajudar o governo (que eu tenho a impressão que não é o melhor governo que temos por aí) é bem legal. A Cia parece ser uma menina forte. Realmente, um romance num contexto desse eu acho desnecessário até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nathalia!! Fico feliz que tenha gostado, e realmente é mais uma distopia que vamos adicionar na nossa listinha, mas recomendo sim!!1

      xoxo

      Excluir
  15. Sou louca para poder ter esse livro. Já ouvi falar muito bem dele. Parece ser maravilho.

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro esse livro,Cia é uma das personagens de distopia que mais amo.E eu também não consigo confiar no Thomas,fiquei o livro todo esperando algo vindo dele,na verdade não confiei em ninguém além de Cia e Michal,queria tanto que ele tivesse mais destaque.Estou ansiosa para ler o segundo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *OO* O Michal !!!! também fiquei esperando ele aparecer mais :(

      O tempo todo esperei o Tomas fazer algo errado hsuahsuahsauhs


      Cia é muito forte e inteligente , adorei a personalidade que a autora criou para ela!

      Excluir
  17. Essa capa é sensacional, já queria ler o livro, e todo esse lance de suspense e mistério, "não confiar em ninguém", só me deixou ainda mais interessada no livro. Gosto de literatura distópica com personagens principais femininas. Não curti esse lance de "romance forçado", mas mesmo assim minha vontade de lê-lo não foi saciada, haha.
    Beijo,
    Shinoda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distopia é muito bem criada e a capa também já deixa com muita vontade de ler mesmo!!

      Quando tiver a oportunidade leia!! *-*

      Obrigada pela visita!
      ~~xoxo ♥♥

      Excluir
  18. Estou com esse livro faz tempo na estante, acho q finalmente vou pegar ele pra ler, to com saudade de distopia

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.