Clássicos e Contos de Fada #06
Oi galera! Continuando com nossas playlists com tema Clássicos e Contos de Fadas, essa semana vamos falar sobre Aladdin, uma história que se passa no Oriente Médio, e que nos dá uma visão completamente diferente sobre a cultura, hábitos e costumes de lugares que ficam do outro lado do mundo.
Não existem manuscritos árabes com a história de Aladim anteriores ao século XVIII. Segundo Antoine Galland, primeiro tradutor ocidental das Mil e Uma Noites, foi um contador de histórias chamado Hanna Diab, um maronita de Alepo, que narrou-lhe o conto de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa em sua casa, em 1709. Só no século XVIII a narrativa passou a constar nos manuscritos árabes das Mil e Uma Noites.O conto de Aladim é um dos mais famosos da coletânea árabe. Sabe-se, porém, que a história foi acrescentada pelo orientalista francês Antoine Galland, responsável pela tradução que popularizou a obra no Ocidente. Uma das grandes diferenças entre o conto original e o filme da Disney, é o fato de Aladdin não ser árabe, é isso mesmo! Na verdade ele é chinês, vamos conferir um pouco sobre o conto.
O protagonista Aladim é descrito como um jovem adolescente que se recusa a aprender o ofício do pai, que é alfaiate, sendo descrito por sua mãe como imaturo, "esquecido que não é mais criança". Mesmo depois da morte do pai, quando tinha quinze anos, ele não se modifica – é travesso e prefere brincar a trabalhar. Por este motivo, é também descrito como mau e desobediente.
Aladim mantém-se despreocupado com uma definição para sua vida até ter um encontro com um feiticeiro ou mágico, que o procurava. Este encontro foi determinante para modificar sua trajetória. O mago, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos, procura Aladim como um auxiliar eficaz para concretização de uma meta específica – obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio" (em árabe djin) que a habitava e que era capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido. A lamparina com o gênio era para o mago um recurso mágico que lhe daria mais poderes e que lhe permitiria realizar os desejos irrestritamente; mas ela estava guardada no interior de um jardim encantado, em uma espécie de gruta ou caverna, que continha muitas jóias e moedas de ouro.
O mago pede a Aladim que entre na caverna misteriosa para retirar de lá a lâmpada e, em troca, lhe oferece uma fortuna. Entrega-lhe um anel mágico para sua proteção. Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o mago tenta ludibriá-lo na saída da gruta, e ele acaba preso na caverna com a lâmpada. O gênio que habitava a lâmpada se manifesta após um gesto acidental de esfregá-la, e concede a Aladim a realização de seus pedidos, que são todos consumados. Um dos desejos de Aladim foi o de se tornar um príncipe e desposar a princesa, filha do sultão. Ao transformar radicalmente sua realidade pessoal tornando-se príncipe, transforma-se em adulto, casa-se e passa a ser o governador de seu reino. Mas antes ainda enfrenta duas provações.
A primeira é quando o feiticeiro, tempos depois, retorna e, fazendo-se passar por um mercador excêntrico que "troca lâmpadas velhas por novas", consegue obter a lâmpada mágica da mulher de Aladim e ordena ao gênio que transfira o palácio de Aladim para sua terra, o Magreb africano. Felizmente, Aladim conserva o anel mágico, invoca seu gênio, ao qual pede que o transporte ao Magreb, onde mata o feiticeiro, recupera a lâmpada e traz de volta seu palácio.
Tempos depois, o irmão do feiticeiro resolve vingar aquela morte, assassinando uma velha asceta e curandeira e, "usando os trajes dela e imitando-lhe os modos", engana a mulher de Aladim e se introduz no palácio. Aladim, alertado pelo gênio da lâmpada, mata o impostor. Doravante, "levou com a esposa [...] uma vida plena de felicidade, alegria e regozijo, até que lhe adveio o destruidor dos prazeres e separador das gentes".
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre mais essa história, a baixo a trilha sonora, que é sem dúvidas uma das que eu mais amo, coloquei a versão nacional, porque a desse filme é realmente muito boa. Até a próxima pessoal!
Amei o post! Lindo!!
ResponderExcluirQue saudades desse filme!!!
Tive que pular para O mundo Ideal! Linda essa música!
hahahahahahahah
Já abri outra aba para ir ouvindo as outras trilhas sonoras! ;)
Beijos
Isadora
http://novoromance.com.br
Oi Isadora, que bom que vc curtiu as playlists!
ExcluirUm mundo Ideal também é minha preferida, tanto na versão em português quanto a em ingles :)
Beeeijos
adorei o post!! amei as musicas, nada como filmes de contos de fadas :3 sempre com historias lindas !! amo muito
ResponderExcluirOi Jack, que bom que você curtiu.
ExcluirTambém adoro contos de fadas, deu pra perceber né?
HAHAHAHA
Beijos
Aladdin, momento de pura nostalgia! Amo os clássicos da Disney e a trilha sonora é muito show <3333
ResponderExcluirbeijos
Oi Isabelly, super nostalgia né?
ExcluirDá uma saudade da infancia fazer esses posts sobre contos de fadas.
Eu tbm amo, Disney forever! ahha
Beijos
Alladin *-* DEu até vontade de rever o filme da Disney. É um dos meus preferidos
ResponderExcluir"Um mundo ideal" é das minhas musicas preferidas da Disney.
Obrigada por este momento nostalgico.
Catarina, de tempos em tempos eu faço super sessão pipoca e revejo todos os filmes, é tão bom relembrar e cantar junto né?
ExcluirObrigada você por acompanhar o blog!
Beijos
Saudades Aladdin! Me lembrou a época que minha avó contava essa história pra mim e pros meus primos hahah é uma das minhas favoritas depois de Tarzan e Peter Pan! Playlist sensacional, me deu vontade de ver o filme de novo (assim como todas as outras playlists de clássicos do blog). Muito nostalgico esse post ;-)
ResponderExcluirOi Victor, que legal!
ExcluirEu tbm adoro os filmes porque lembro da minha infancia, quando eu e meu pai assistiamos todos juntos, decoravamos as falas, e cantavamos as musicas. Que bom que você curte nossas playlists.
Beijos
Olá Carla,
ResponderExcluirGostei demais do post e de saber um pouco mais sobre Aladdin.....demais mesmo...parabéns...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Marco, que bom que você curtiu. É sempre bom descobrir novidades sobre os clássicos.
ExcluirBeijos
Eu amo esse desenho! E a trilha sonora é perfeita!
ResponderExcluirBeijos
Blog Devolva Meu Clichê!
Oi Carol, também adoro. Uma das minhas preferidas!
ExcluirObrigada pela visita.
Beijos
Amei a playlist!! Um Mundo Ideal também é minha preferida. Ainda ontem assisti esse filme com a minha filha, adoro contos de fada e ela está indo pelo mesmo caminho.
ResponderExcluirBeijos!!
Oi Érika!
ExcluirQue gracinha! Continue incentivando ela a gostar dos clássicos :)
Obrigada pela visita.
Beijos
Oi Carla...Demais esta tua postagem me fez voltar um pouquinho a minha infancia e adora demais este desejo e o filme...Achei show esta seleção e me deu até vontade de ver de novo! Post maravilhoso!!
ResponderExcluirBeijo♥
Oi Michelli!
ExcluirFico tão feliz com comentários como o seu *---* Muito obrigada!
Beijos
Adorei saber mais sobre Alladin e tudo isso me lembra a minha infância, quando tudo que mais gostava de fazer era assistir filmes da Disney.
ResponderExcluirOi Gabi!
ExcluirSomos duas então, nada melhor que Disney pra relembrar a infância.
Beijos
Adoro o filme!!
ResponderExcluira música Um mundo ideal é linda demais nao canso de escutar, gostei do post, bom pra matar a saudade... hahahaha
Oi Douglas!
ExcluirFico feliz que curtiu. Bateu uma nostalgia ai né?
hahha
Beijos
Muito amor pra um post sobre músicas e ainda por cima de contos de fadas e mais ainda por ser relacionado a Disney! Tudo o que amo!
ResponderExcluirOi Georgia!
ExcluirFico super feliz que todo mundo ta curtindo essa série de posts *---*
Obrigada pela visita!
Beijos