Playlist da Semana #23- A Bela e a Fera

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Clássicos e Contos de Fadas #04


Oi gente! Sentiram falta da nossa coluna de playlists? 
Como já havia explicado em um post anterior, houveram mudanças nas datas das postagens de cada colaboradora, mas estamos de volta pra continuar falando sobre os clássicos e contos de fadas. Algumas pessoas já haviam pedido, então vamos falar sobre A Bela e a Fera.


Existe muita especulação a respeito dessa história, e acredita-se que seja um dos contos mais antigos de que se tem informação. Existia uma antiga história na mitologia grega que falava sobre Eros e Psique e eu li em alguns lugares que talvez A Bela e a Fera tenha surgido a partir daí. Os registros da história mais conhecida datam do ínicio da era cristã, no começo do século XVI, versões diferentes foram encontradas em vários países como Itália, Escandinavia, França e Alemanha, o que só reforça a idéia de que esses contos da cultura oral européia se disseminaram e foram modificados ao longo do tempo. Em cada nova versão encontrada temos uma fera diferente, em muitas ela não é descrita, em outras se falam sobre cabeças de javalis, leões, elefantes, e assim como na história grega, até mesmo uma serpente.

Um olhar sobre o conto original

Um mercador muito bondoso que possuia três filhas estava indo viajar e perguntou a suas filhas o que gostariam de ganhar de presente. Enquanto as irmãs pedem riquezas, Bela pede apenas uma rosa.
Na volta pra casa, muito cansado, o mercador se depara com um castelo muito grande, com boa comida e camas quentes, ele se hospeda ali naquela noite sem notar que havia um anfitrião. Ao deixar o castelo pela manhã, ele se lembra do pedido de sua filha e encontra uma bela rosa no jardim e ao tentar retirá-la ele se encontra com a fera furiosa.A história se torna confusa nesse ponto, pois algumas versões dizem que a fera deseja que ele pague um preço pela rosa, outras dizem que ele faz o mercador de prisioneiro e sua filha Bela vem em seu socorro. Mas fato é que Bela passa a ser a prisioneira, tomando o lugar de seu pai. Ela esperava ser maltrada e morta, entretando é tratada como uma princesa, e ao se aproximar da Fera, ela percebe que ele não é mal como todos pensavam.
O tema e a moral são basicamente os mesmos em todas as quase 200 versões desta narrativa popular, o olhar para o interior e não o exterior. Na verdade, sua aparência é o resultado de uma maldição que será quebrada graças ao amor da Bela. Quando isso acontece, a Fera volta a ser um príncipe. E é nessa condição que ele faz um das mais polêmicas confissões em um conto de fadas: a de que ele ganhou a aparência de fera como uma maldição por ter seduzido uma órfã. Pedófilo confesso, ele foi perdoado e aceito pela pura e virginal Bela.


Esse foi o trigésimo filme de animação produzido pela Walt Disney Pictures e foi lançado nos cinemas dos EUA em 22 de novembro de 1991, Beauty and the Beast foi um sucesso de público e crítica, e se tornou o primeiro filme animado a concorrer ao Oscar de Melhor Filme.

Como vocês sabem eu adoro as adaptações da disney (mesmo sabendo que muita gente critica), e essa não poderia ficar de fora, é claro! Eu adorei os personagens criados para o filme (Lumiere, Horloge e Madame Samovar não existem na versão original), eu adoro as músicas ( e dúvido que você não saiba cantar pelo menos uma delas), mas ainda sinto que não conheço muito bem a Bela, obviamente ela é bondosa e não se importa com a aparência, mas ainda acho que de todas as princesas ela foi a única que não teve a personalidade muito desenvolvida ao longo do filme, e por isso eu queria um segundo filme contando como foi a vida dela de princesa e como o príncipe ficou depois de voltar ao normal, será que ele aprendeu a lição? ( saber a verdade sobre esses contos de fadas está me deixando bem realista)


Eu amo essa trilha sonora! Não é a toa que ela ganhou um Oscar, um Globo de Ouro e um Grammy!
Vem curtir!

A Bela e a Fera by Paradise Books on Grooveshark







Para quem é super fã de A Bela e a Fera, super recomendo o filme A Fera (Beastly) lançado em 2011 uma versão mais moderna e adolescente do conto apesar de eu não curtir muito a Vanessa Hudgens, que faz a Bela nesse filme.

15 comentários :

  1. AHHHH, FINALMENTE! *-*
    NOSSA, eu ia morrer sem saber que o príncipe havia sido um pedófilo. O.o
    Essa é a minha história preferida desses contos mais antigos. No filme da Disney, eu me apaixonei pela teimosia da Bela. HUAHAUHAUAHUA
    Ela é uma pessoa doce, mas bem orgulhosa, assim como o príncipe. Morro de rir com as tentativas frustradas dele de fazer com que ela jante com ele. HUAHAUHAUHAUAHUAHAUHA
    Mas bem, ele fez por merecer conquistar ela, e ainda deu aquela biblioteca e tudo mais... *-*
    Amo, amo e amo. <33333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sabia que você ia curtir esse post, ahahhahaha
      Esse lance da pedofilia tbm foi uma surpresa pra mim, fiquei chocada. Mas foi o que encontrei em algumas versões.
      Também acho super legal os dois interagindo durante o filme!
      Beeeijos

      Excluir
  2. Acredita que ainda não assisti ao filme? É o único conto de fada que não vi haha ~chocante eu sei~. E gente, não fazia ideia que o príncipe era pedófilo =O Apesar de não ter assistido, gosto muito desse conto por motivos de: livros rs. A biblioteca é de dar inveja. *_*

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa! Como assim? Você tem que assistir, é super fofinho.
      A parte da biblioteca é invejável mesmo kkkkkk
      Beeeijos

      Excluir
  3. Gente :o eu não sabia que o principe era pedófilo OMG .
    amei a playlist *-*

    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocante né Thay?
      Também fiquei assustada quando li sobre esse original.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. Ah já assisti o filme e amei, já o desenho animado nunca assisti na íntegra rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, assista! é super fofo o desenho HAHAHA

      Beijos

      Excluir
  5. Esse filme, "A Fera", muito bom, eu amei!
    A Bela e a Fera sempre foi o desenho de princesas que eu mais gostei. Na verdade, se pensar em outras histórias, sempre tem algumas com uma bela e uma fera.

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito Ana, já assisti várias vezes, mesmo odiando a Vanessa Hudgens. E não é que você está certa? Sempre temos uma mocinha e um cara turrão né?
      HAHAHA
      Beeeijos

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu já assisti o filme A fera e adoro ver uma das gêmeas Olsen sendo a pessoa que amaldiçoa ele. Nunca assisti o desenho animado, mas muito interessante saber como no conto ele se tornou a Fera, uma surpresa saber que foi por pedofilia. Assim que puder quero conferir o desenho. Parabéns pelo post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giorgi!
      é legal mesmo essa parte! E eu adoro os looks que ela usa HAHAHAHA
      Assista o desenho! é fofinho né, não sei se vai curtir, mas vale a pena./
      Beijoos

      Excluir
  8. é sempre bom saber a história original por trás dos contos de fadas. Eu recentemente conferi o livro é o filme A Fera e gostei, apesar de ter toda uma modificação na história.
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!
      Também curti demais esse filme, e saber a história por trás é bem bacana né?
      beijos

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.