Resenha: Terras Metálicas - Renato C. Nonato (Book Tour)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014


Esta resenha é referente, ao Book Tour organizado pelo Livros Com Bolinhos, que o Paradise Books em conjunto com outros blogs se responsabilizou de ler e resenhar. 
Título : Terras Metálicas
Autor : Renato C. Nonato
Editora : Novo Século
Classificação : 4.6 (Skoob)
Páginas : 615
Gênero: Ficção, Distopia, Aventura
Houve uma guerra na superfície da Terra, conhecida como A Última Guerra, que lavou a atmosfera, tornado-a incapaz de sustentar a vida.
A humanidade então se adaptou, isolando-se em uma atmosfera artificial, um complexo autossustentável, batizado como a A Esfera, localizada nas entranhas da Terra, foi feita com intuito de levar seus habitantes de volta para a superfície.
                                 
A história gira em torno de Raquel e seus amigos,estudantes de uma Acadêmia. Chegado o momento de se formarem,os estudantes passam por uma Cerimônia de Implante. Tal qual, me lembrou bastante Divergente (quando cada um vai para uma facção, pra quem não conhece confira a >Resenha<). Na cerimônia, cada estudante recebe um chip que lhe darão certas habilidades , tais quais, sobre-humanas (estilo x-men), que definirão o futuro de cada um dentro da Esfera. Há cinco tipos de respostas para os implantes.
"-Exilados, Bios, Sibérios, Antenas e Túneis - disse a menina sem pestanejar.-Túneis movem objetos a distância - começou a recitar Raquel - , Antenas controlam a mente, Bios controlam o corpo, Sibérios fazem as coisas esquentarem ou esfriarem, e os Exilados ... Bem, eles não fazem nada. " 
Os  chips agem diretamente na medula, sendo ativados pelos impulsos elétricos que passam por ela. Cada pessoa produz determinada quantidade de impulsos, e é isso que lhes confere as diferentes habilidades. Porém, há uma delicada faixa incapaz de ativar o chip e é o que acaba tornando a pessoa um Exilado.

Após Raquel e seus amigos, passarem pela cerimônia de implante e cada um receber sua habilidade. Eles vão para um novo estágio da Acadêmia. Cada um deles agora, estudará a fundo o dom recebido e como dominá-lo. 

A Esfera  também passou por uma Grande Crise, devido a um atraso no tempo de resposta no mainframe, que causou um desligamento total, prejudicando algumas gerações passadas. No entanto, Raquel irá descobrir que o IA, responsável pela sistemas de sobrevivência da Esfera, não está totalmente estável. E agora que ela sabe que o tempo de vida da Esfera está com seus dias contados, ela não pode simplesmente ficar de braços cruzados com a descoberta dessa informação. Então ela e seus amigos, vão ariscar a própria vida para não deixar que a Esfera entre em colapso. 

***
O livro é narrado em terceira pessoa. O autor foi bastante detalhista, eu geralmente gosto quando o autor descreve bem os sentimentos e o que os personagens estão passando. Mas confesso que nas primeiras 100 páginas, eu achei que a leitura estava um pouco maçante e lenta, e que me com um pouquinho de preguiça (confesso). Por isso minhas 3 estrelas. Mas eu curti bastante o ambiente criado, porque ele caracterizou com bastante tecnologia, é tudo muito avançado na Esfera. E a linguagem que o autor usa em certos momentos, e bastante "científica", o universo é bem futurístico. Isso tudo foi muito bem desenvolvido. As personalidades e características de Raquel e seus amigos, me agradam bastante. Eles são divertidos, corajosos e até mesmo maduros em alguns pontos. 

O autor soube inserir bastante suspense no livro. A cada página lida, você sente uma curiosidade pelo que estar por vir. E o leitor consegue participar da história, devido as minuciosas descrições. 
Pra quem gosta de ficção científica, um pouco distópica, este é um livro recomendado.

Bjs bjs bjs! 
Quem já leu? Compartilha com a gente o que achou! 

18 comentários :

  1. Oi, Mih.

    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas espero ler e gostar.


    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, tomara que goste. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Eu já li e como adoro ficção então para mim foi ótimo, a linguagem do livro e os diálogos entre os personagens é bem desenvolvida. A relação de amizade, superação, desafios, puberdade são pontos interessantes desta história.
    Não vejo a hora que ele publique o segundo livro, o autor já terminou e agora está em processo de registro e correções, acho que até meados de agosto já termos o livro publicado! :-)

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Diego! :)
      Realmente a história é legal. Ñ minha preferida, mas legal.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. oi Mihm, ainda não li esse livro não, mas me interessei pelo tema, adoro distopias.
    bjo
    Aline
    www.letrasdesonho.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mih! Bom, gostei muito da sua resenha, mas não sou muito chegada a livros de ficção científica. Prefiro romances, sabe? Todavia, a história parece ser interessante mesmo.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jeni, também prefiro os romances, mas até que achei um pouco legal a história.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Flor, eu gostei bastante da proposta do livro... curto tramas com ideias do gênero. Uma pena que de início a leitura tenha sido maçante... quando começa assim a tendência é ficarmos desanimados. Mas parece que tantos outros elementos compensaram essa falha. Parece ser mesmo muito bom.
    Adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle, realmente me desânimei no inicio, mas a proposta do livro é boa. :)

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. *ooo* mal posso esperar para chegar aqui u-u
    muito legal ver opiniões diferentes sobre o livro, espero que tenha gostado de participar
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei sim Thay, e o livro já foi enviado para o próximo blog. :)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Oi Mih.

    Poxa me desculpa estava atrasada em minhas visitas, meu esposo estava de férias, e ai enfim, ficou tudo meio corrido, a sorte é que eu deixo postagens já programadas, senão o Blog tb teria ficado em atraso.
    Ai hoje quando voltei, você havia feito uma visita, rs. Obrigada pelo carinho.
    Amei a resenha, mais um livro para entrar na minha lista, adoro livros e filmes, com o fim da terra rsrs.
    Agora fiquei com muita vontade de ler, pela resenha.

    Beijos
    Fer
    http://matoporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Fer, eu que agradeço sua visita e o carinho. :)
      Que bom que curti esse gênero, estou começando a gostar mais. :)

      Mais uma vez obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Ha esqueci de dizer que achei muito legal a idéia do book tour, muito interessante.
    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) Foi novidade o book tour pra mim , achei legal participar.

      Excluir
  9. Tenho vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.