Resenha: A Seleção - Kiera Cass

segunda-feira, 4 de novembro de 2013


Titulo : A Seleção (Trilogia - A Seleção )
Autora : Kiera Cass
Classificação : 4.5 ( Skoob)
Páginas : 368
Editora: Seguinte (Selo da Companhia das Letras)

Não queria ser da realeza.
Não queria ser Um.
Não queria nem tentar. 

A seleção, se passa em um ambiente distópico, em um futuro em que o Estados Unidos se tornou o Estado Americano da China e mais recentemente Illéa, um pais jovem com uma sociedade distribuída em castas, de Um a Oito, sendo elas caracterizadas  por sua situação financeira, profissional e social.
America, nossa protagonista,  é uma artista da casta Cinco, que assim como sua família vive da arte e  da música. Levam uma vida tranquila e muito simples onde todo o dinheiro - fruto do trabalho - é para ajudar em casa. No entanto sua vida muda, ao ver que seu nome foi divulgado na lista das selecionadas ...
Chega então A Seleção,  a oportunidade da família de America melhorar de vida. Ela consiste em uma competição, que reúne 35 garotas de Illéa de dezesseis a vinte e cinco anos, para decidir quem se casará com o príncipe. É a oportunidade que as garotas tem de escapar de uma realidade imposta, ainda no berço, a chance de morar em um palácio, se tornar uma Um e um dia se tornar rainha.

Mas para America Singer estar entre as selecionadas é um pesadelo, uma coisa fútil e desnecessária. Significa deixar Aspen pra trás, um rapaz que ela realmente ama, que fez planos para um dia se casarem e construírem uma vida juntos. Significa abandonar sua família e seu lar e entrar numa disputa por uma coroa que ela não quer. Ela não queria se inscrever na Seleção, mas só de já estar participando sua família seria beneficiada, e receberia uma quantia em dinheiro que os ajudaria nas despesas, no entanto esse auxilio só seria entregue enquanto ela estivesse no palácio, se caso ela fosse selecionada.

E o que é de se esperar, America é uma das selecionadas da província de Carolina. Ela conhece pessoalmente o príncipe Maxon, bondoso, educado, engraçado e muito charmoso. Maxon, não é nada do que ela esperava, ou assistia pela televisão. A imagem dele para America, era de um rapaz mimado, metido, etc... Aos poucos eles vão se conhecendo, e formam então uma aliança de "amizade", e em vários momentos America se esquece um pouco de Aspen, e volta seu mundo para Maxon. Ela começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

“Voltei os olhos para a TV, no susto. Lá estava minha foto, tirada logo depois de ter descoberto que Aspen estava juntando dinheiro para se casar comigo. Eu parecia radiante, esperançosa, linda. Dava para notar que eu estava apaixonada. E algum imbecil achou que era pelo príncipe Maxon.”
“Comecei contemplar o jardim e percebi pelo canto do olho que Maxon tinha o olhar fixo em mim. Seu rosto estava pertíssimo do meu. Quando me virei para perguntar o que ele estava olhando, a surpresa: ele estava perto o suficiente para me beijar.”
“Sabia que não me apaixonaria por Maxon da noite para o dia. Meu coração não ia deixar. Mas de repente me vi em uma situação que talvez eu quisesse me apaixonar por ele. Então pensei na possibilidade em silêncio, sozinha, embora tenha sentido mais de uma vez a tentação de revelar meu segredo.”
...


O livro é narrado em primeira pessoa, pela América. A história é bem levinha e a leitura é super rápida. Esse livro não chega a ser um clichê de conto de fadas, a Kiera fez uma história legal e até elaborada num ambiente distópico. Li muitos comentários e comparações dessa trilogia, com Jogos Vorazes, preciso dizer que não tem absolutamente nada a ver, não tem nada significativo que faça as trilogias se parecem, tirando o fato de serem distopias.

A Kiera também soube dar espaço para os personagens secundários, mostrando suas personalidades e importância na vida de America, ninguém é esquecido. Eu recomendo a leitura pra quem gosta de livros com linguagens rápidas que fluem bem, e que com uma história simples. A autora te surpreende em vários momentos do livro. O desfecho de A Seleção é inesperado e interessante, que me fez correr pra ler  a sequência - A elite.

A seleção é o livro um , da trilogia que é seguida por A elite , O Príncipe (spin-off 1.5 em ebook - Disponível na página da editora pra download ), The Guard ( Spin-off 2.5 ) e The One ( Lançamento previsto pra 6 de maio de 2014, nos EUA - a editora anunciou que fará o possível para lançar na mesma data aqui no Brasil - ansiosa!)
Pra finalizar, confesso que sou TEAM MAXON, adorei muito ele, que é um fofo e encantador ♥

34 comentários :

  1. Oii meninas, então, ainda não li esse livro, mas vejo muitaaa gente falando sobre ele..
    Sempre fico curiosa, mas sempre acabo passando outros na frente.. :P
    Adorei a resenha, parabéns!!
    Beijão
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo e leia este livro, na metade do dia você já acabou. XD
      É uma gracinha, tomara que goste. Bjs!

      Excluir
  2. Oi Mih,
    tudo bem?
    Sou do seu grupo no face Amantes da Literatura e vim conhecer seu blog. Já estou te seguindo, poderia seguir o meu também?
    Quanto a resenha: eu nunca li esse livro, já tinha chamado minha atenção. Inclusive, a autora esteve aqui no Brasil recentemente.
    Fiquei com pena dela e de seu amado, não gostaria de estar em seu lugar. Boa dica. Já está anotada!!
    Gostaria de lhe convidar para participar da promoção do meu blog:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/promocao-hallowbooks-2-kits-e-2.html
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, obrigada pela visita!
      Vou seguir seu blog sim. :)
      Tomara que goste do livro, é um dos meus preferidos, quando se trata de romance e distopia. *---*
      Bjs

      Excluir
  3. Ainda estou sem acreditar que não li A Seleção.
    Pelo visto, estou perdendo muito, não é?
    Vai ser minha próxima compra ;)

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuh, não perde tempo. O livro é uma gracinha! :)
      Bjs bjs!

      Excluir
  4. Faz um tempinho já que li o livro, mas realmente adorei-o. A leitura é boa, e no segundo fica ainda melhor. O que resta fazer é esperar mais para ter um pouco mais do adoravel Maxon. Além de ser um bom livro, também tem aquela capa mais linda, né? A do terceiro, também, mesmo sem lançar o livro, tirou o folego já.
    Vi que passou lá no meu blog e vim aqui, curiosa. O seu é realmente uma graça, muito lindo, bem feito e tudo mais. Está de parabéns!

    Beijos,

    Vitória - Adeus Realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi, obrigada pela visita!
      Que bom que gostou do blog. *---*
      E eu também não vejo a hora de sair o ultimo livro da trilogia. As capas são demais mesmo, amo todas. :)
      Bjs

      Excluir
  5. Faz um tempinho que quero o livro, e desde que vi estou "in love" com a capa haha
    espero ler em breve
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ficar 'in love' com a história também Thay. *-----*
      Assim que ler, me conta! ;)

      Excluir
  6. Eu amoooooooo a Seleção Também!
    Max é o meu preferido!
    Tenho resenha dele lá no blog tmbm!
    beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/07/resenha-cidade-das-almas-perdidas-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maxon também é meu preferido! Ele tem que ficar com a América no finaaal. <3
      #TeamMaxon

      Pode deixar,vou passar lá no seu blog.
      bjs

      Excluir
  7. Quero muito ler essa série! Assim que terminar de ler meus 838472384 livros que comprei na BF irei ler! hahaha a história parece fantástica!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Patricia, esse livro é muito bom, está entre os meus preferidos, se fosse você até passaria ele na frente de alguns outros. uahuahuah

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Maxon meu divo. Quero participar da seleção também, sou ruiva. AUSHUAHSUAHSUAUSUASH' #taparei Ando emprestando vários livros NA pra minha cunhada e ela amando, mas com certeza irei fazer ela lê A seleção pois é tão fofo. >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Seleção tem que tá no topo da lista logooo! uhauhau
      Olhaaa olha, pode ficar com o Aspen, que o Maxon é meu! ><

      Excluir
    2. NECESSITO DO LIVRO 3. Mi manda ela lançar logo? Porque eu fico com Aspen de boa, todo lindinho de farda ele. :3

      Excluir
    3. uahuahuahuahuhau pode ficar com ele, tranquilo! Sou mais o Maxon gateeenho príncipe!

      Excluir
  9. Eu não gostei taanto de A Seleção da primeira vez que eu li, achei a America chata e não odiei tanto o Aspen como a maioria rs mas depois meu amor pela série foi aumentando e agora estou louca pelo livro 3 *.*

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Andressa, a America é sim uma chatona em muitaas vezes, mas mesmo assim eu adorei a série. O Maxon, me motiva a gostar mais. rrsrsr
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  10. AH, essas capas são tudo, né? *-*
    Estou na file pra pegar emprestado da minha amiga. Mais um na lista. HUAHAUHAUAHU
    Definitivamente eu precisava de duas de mim, uma para trabalhar e estudar e a outra para ler. :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsr Ei V. A gente sempre quer poder ter tempo pra tudo não é msmo? Espero que tenha a oportunidade de ler em breve e arrume um tempinho! E eu também amo essas capas! :)
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Já li este livro e sou apaixonada. Maxon é lindo demais. Aguardando ansiosa o final da trilogia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom também gostaa! ♥
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Apesar de ter gostado desse livro eu não achei a obra essas coisas todas, no máximo bacana. A autora foca mais no romance e eu sempre achei a America bem chata, entretanto estou curiosa pela finalização da trilogia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gabi, a obra é sim bacana. Acho que por ser uma leitura agradável e super rápida eu gostei bastante! Quem não acha a America chata neh? Todos queremos bater nela. rsrs
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  13. comprei esse livro, pelo jeito é otimo!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O ultimo livro que li é fiquei APAIXONADAAA maxon e america shippo muiiito ahaha ♥
    to super ansiosa p ler A Elite *-*

    ResponderExcluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.