Livros & Seriados #3 : Once Upon a Time

domingo, 27 de outubro de 2013


Hello pessoal! 
Essa semana, a série que irei comentar será Once Upon a Time (ou Era uma Vez ). Uma série de televisão norte-americana baseada em contos de fadas criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz, os criadores da séries Lost e Tron: Legacy.
Eu adoro a série, e o modo como são adaptados todos os contos de fadas. 
Vem conferir! 





Sinopse:
A série se passa na cidade fictícia litorânea de Storybrooke, Maine, em que os moradores são, na verdade, personagens de contos de fadas que foram transportados para o "mundo real" através de uma maldição poderosa. A única esperança reside em Emma Swan (Jennifer Morrison), que foi transportada do mundo de conto de fadas antes que ela pudesse ser amaldiçoada. Como tal, ela é a única pessoa que pode quebrar a maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos, auxiliada por seu filho, Henry, que tem um livro de contos de fadas que detém a chave para acabar com a maldição.

Cada episódio centra-se em uma história por trás de um personagem. Um segmento de detalhes da sua vida no mundo de conto de fadas que, quando revelados, acrescenta uma peça ao quebra-cabeça sobre os personagens e sua conexão com os eventos que precederam a maldição e suas consequências. O outro (segmento), no dia de hoje, segue um padrão semelhante, com um resultado diferente, mas também oferece uma visão semelhante.


Você sabe de onde surgiu o famosos contos de fadas? Não foi a Disney que os criou, só porque talvez o primeiro contato que teve com eles foi assistindo aos filmes. :P

Os principais contos de fadas são originalmente uma variação do conto popular ou fábula, escrita em sua maioria pelos Irmãos Grimm. Tais contos, partilham o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.

Os contos começam geralmente por "Era uma vez", para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.
Se você quiser saber um pouquinho mais dos Irmãos Grimm e sua coletânea de contos, que na maioria são conhecidos por vocês, você pode conferir o post [Livros & Seriados : Grimm] , que é uma série baseada especificamente nos Contos dos Irmãos Grimm, mas com uma abordagem diferente de Once Upon a Time, com um tema policial.



Sobre a Série:

Na primeira e segunda temporada da série em cada episódio é abordado a vida de alguns personagens dos contos de fadas ( A chapeuzinho vermelho, bela adormecida, o grilo falante, o três porquinhos, a bela e a fera entre outros, alguns personagens não tão explícitos.) tanto no "mundo real" - cidade de Storybrooke , quanto na Floresta Encantada. No entanto o foco sempre é a história de Snow White (Branca de Neve) , Prince Charming (Príncipe Encantado) e em como a The Evil Queen (A bruxa Má), faz de tudo para separa-los, além de lançar uma maldição que assombra todos esses personagens. Rumplestiltskin é um dos personagens que tem grande importância na série, sendo o famoso "Senhor dos Acordos". Na terceira temporada alguns personagens, tomam lugar entre os principais, foco em Peter Pan  e Capitão Gancho (Hook).

A série tem um livro publicado, mas que abordam somente o ponto de vista das personagens Emma Swan (The Hope -A salvadora, no mundo encantado) e Snow White (Branca de Neve), o livro não proporciona conhecimento suficiente ao que é abordado na série,porque tudo o que é construído não depende somente de Emma e Snow.


Once Upon a Time - Despertar 
Classificação : 3.9 Skoob 
Autora: Odette Beane
Editora: Planeta 
Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.


Bjs bjs bjs e até o próxima! 
Tomara que gostem do seriado! 

7 comentários :

  1. Eu já comecei a assistir essa série e gosto muito, a questão é o tempo que não tenho para assistir, mas sempre que dá tô assistindo. Beijos,

    Uma Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima né Ari! Eu adoro. A terceira temporada está super legaal. Tomara que arrume um tempinho e consiga se atualizar.
      Bjs bjs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que você também gosta Raquel! o/
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi, de novo. HAUHAUAHUA
    Estava lendo ali em cima, e você citou que na série fala sobre os três porquinhos? D:
    Faltam dois episódios para eu penar juntos com as outras pessoas que acompanham pela continuação da 3ª temporada, mas não lembro dos três porquinhos... A menos que foi uma brincadeira e a lerda aqui não entendeu. huahauhauahua
    De qualquer forma, que venham os outros episódios e que a Emma case com o Gancho e nos chame para o casamento. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, uhauahuh os três porquinhos não é "citado" entre os personagens, quando você assiste os episódios você meio que " identifica " certos personagens em Storybrooke, quando eles ainda não tem ideia que são parte do mundo de contos de fadas. Não que tenha um episódio exclusivamente deles, eles não são personagens explícitos na série. =D
      Mas não foi brincadeira não, foi só uma citação/exemplos de alguns contos que a série aborda, e que você pode ir identificando no decorrer das temporadas.

      Que bom que você também assiste! Amo Gancho e Emma juntos! Morra Neal! Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Caramba, nunca reparei! :O
      Agora que fiquei de rever tuuudo de novo com a minha irmã, vou ver se reparo . HUAHAUHAUHA
      E SIM! Que o Neal vá andar na prancha!

      E de nada, hoje eu tirei para ver postagens de épocas em que eu não estava por aqui. HUAHUAHAUHUA
      Enfim, até mais!

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.