Resenha: Crônicas do Mundo Emerso - Licia Troisi

segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Título: Crônicas do Mundo Emerso
Livro 1 [ A Garota da Terra do Vento ]
Autora: Licia Troisi
Classificação: 4.2 [ Skoob ]
Páginas: 320
Editora: Rocco
O mundo Emerso está prestes a ser conquistado. Um após outro,todos os reinos estão sendo devastados pelo Tirano e seu exército de monstros.Apenas uma jovem parece ter o poder de mudar esse destino tão ameaçador: Nihal, a garota da Terra do Vento.

Nihal é uma garota com cabelos azuis e olhos violeta, que cresceu na cidade-torre de Salazar ,que é o posto mais avançado da Terra do Vento. Fora criada por Livon - o melhor armeiro do Mundo Emerso. Já acostumada com espadas e todos os tipos de armas, desde pequena aprendera a lutar e seu sonho era ser uma guerreira.


Entre seus dez amigos, ela era a única menina. Nihal adorava batalhar, manejar a espada e fingir estar indo a guerra e lutar contra os fâmins - guerreiros do cruel Tirano, que estava tentando dominar todas as terras do Mundo Emerso. Ela nunca perdera uma luta e sempre liderava o grupo no "campo de batalha".

Até o dia em que Nihal é desafiada a luta por um garoto que não era da redondeza. Senar, Da Margem da Floresta. Ele queria o mais precioso pertence dela, o punhal que ganhara de presente de seu pai Livon. Nihal sabia que não perderia para um garoto magricela como  Senar, mas foi surpreendia pela habilidade do garoto ainda desconhecida por ela. Ele dominava magia, que não foi páreo para as habilidades de luta dela. Desde esse dia, Nihal decide que para ser um guerreiro, precisa-se dominar todos os tipos de habilidades, incluindo a magia. A aventura dela então começa, no momento em que ela decide partir para a casa de sua tia Soana, uma grande Maga, e pedi-la que a aceite como aluna. Chegando lá, ela se depara com Senar que também era aprendiz de Soana. 

Nihal e Senar então  passam a conviver juntos, e acabam se tornando grandes amigos. Com o decorrer do tempo, os ensinamentos de Soana só mostravam a Nihal, que o seu lugar é mesmo no campo de batalha, manejando espadas e não fazendo magia. 

Já adolescentes Nihal e Senar então decidem partir em busca dos seus sonhos: ela quer se tornar um Guerreiro Dragão e Senar um grande mago reconhecido pelo Conselho dos Magos.

Nihal passa por muito momentos tristes, e muitas descobertas sobre seu passado e sobre sua mãe (que ela nunca conheceu) a motivam cada vez mais a se tornar uma guerreira. As vezes sua personalidade forte e destemida, se transforma em algo totalmente o oposto, em alguns momentos ela é uma garota triste e que chora descontroladamente. Um amor não respondido vai surgir. Muitos obstáculos e desafios também irão aparecer na jornada de Nihal, principalmente por ela ser uma garota e querer se tornar um Guerreiro Dragão e  ela não é bem aceita e é tratada com inferioridade. Mas ela alimenta um grande ódio e um desejo de vingança contra o governo do Tirano, que a fazem superar tudo isso e ela prova que é superior no campo de batalha, principalmente para muitos dos quais a descriminam.

A narração é em terceira pessoa. A autora deixa bem claro os sentimentos, a descrição, a personalidade e a evolução de cada personagem. A trama é recheada de momentos críticos que vão fazer Nihal amadurecer e saber fazer suas próprias decisões sem depender de ninguém. A Licia Troisi também faz uma descrição dos reinos e do ambiente que me agradou muito, ela dá a oportunidade do leitor poder imaginar com as devidas características, exatamente o lugar em que a trama está decorrendo. O livro não chega a ser clichê. Mas é um universo com seres não muito inovadores e sim bastante comuns nas histórias de fantasia como: dragões, cavaleiros, gnomos, monstros, magos entre outros. Mas que eu gosto muito,e estava com saudade desse universo. Não posso esquecer de mencionar que o livro tem uma mapa. Eu amo livros que de fantasia que tem mapas *---* me deixa mais familiarizada com o ambiente.
 ...

Gostei muito do livro. Realmente foi um desafio pra mim lê-lo, ele foi escolhido pelas outras colaboradoras daqui do Paradise Books para o Desafio de leitura #1, e que bom que consegui cumpri- lo. Recomendo lerem, pra quem gosta do estilo aventura/fantasia, é um livro muito bom, que passa pro leitor alguns ensinamentos sobre a tomada de decisões, as consequências, o arrependimento, a superação, orgulho, entre outros.

Crônicas do Mundo Emerso é a primeira trilogia, de três. Seguida pela trilogia da Guerras do Mundo Emerso e depois pela trilogia  Lendas do Mundo Emerso. Isso mesmo,trilogias de trilogias!

Crônicas do Mundo Emerso é composto:
1 - A garota da Terra do Vento
2 - A missão de Senar
3- O Talismã do Poder

2 comentários :

  1. Infelizmente ainda não li nenhum livro dessa série pois tenho muita curiosidade com ela, rs. Parece ser bem interessante e o nome me chama a atenção, haha. Beijos,

    http://arimaciel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Ari, se você curte fantasia com aventura, vai gostar da história da Guerreira Nihal, eu gostei muitoo!
      :)

      Excluir

Hey, gostou da postagem?
Então deixe sua opinião/crítica/elogio aqui!
O Paradise Books agradece seu comentário, obrigado pela visita!
obs.: Não respondemos comentários em anônimo; Não é permitido o uso palavras ofensivas; Não compartilhamos livros, isso vai contra a política de direitos autorais.